Como germinar uma semente de abacate usando quatro palitos

· 26 de junho de 2016
Para germinar nossa semente de abacate é importante mantê-la em um lugar que receba luz e calor. Se a temperatura for inferior a 7°C, devemos manter a planta dentro de casa.

Atualmente, o abacate é valorizado como um dos alimentos mais deliciosos e completos do ponto de vista nutricional. O que muitos não sabem é que, a partir da semente do abacate, podemos germiná-lo em casa com alguns truques simples.

Embora durante muitos anos foi excluído da dieta porque acreditava-se que engordava, agora, a maioria o consome porque foi demonstrado que faz exatamente o contrário.

Seu alto teor de proteínas, ácidos graxos essenciais e compostos antioxidantes sustentam todos os planos de alimentação e contribuem para perder peso de forma saudável.

Além disso, é benéfico para cuidar da saúde cardíaca, melhorar a beleza da pele e prevenir vários tipos de doenças.

Seu cultivo ocorre principalmente na América Central e na América do Sul, mas se espalhou para muitos outros cantos do mundo para atender à demanda existente no mercado.

A seguir, vamos compartilhar um método muito interessante que você certamente vai querer experimentar. Não perca!

Como germinar um pé de abacate a partir da semente

A semente ou o caroço do abacate é a parte que comumente jogamos fora quando comemos sua polpa.

No entanto, foi demonstrado que na semente estão concentradas importantes propriedades, já que é ela que contém 70% do total de aminoácidos da fruta, além de conter flavonoides, antioxidantes e fibras.

Devido a isso, não é estranho que muitos já a estejam usando para elaborar vários tipos de remédios naturais, e também para germinar seu próprio pé de abacate.

Como muitos estão interessados em ter o seu próprio abacateiro, queremos compartilhar os passos para tornar isso muito fácil em casa.

Leia também: 7 ideias para aproveitar todos os benefícios do abacate

Você vai precisar

  • Uma semente de abacate
  • 1 copo de água (250 ml).
  • 4 palitos
  • Uma panela

Passo 1

Passos para germinar uma semente de abacate

Para começar, você deve remover a semente do abacate e, sem cortá-la, lavar bem todo o resíduo da polpa que fica nela.

Uma boa opção é mergulhá-lo por alguns minutos, embora você deva tomar cuidado, porque não se deve remover a casca da semente.

Passo 2

O que fazer para germinar uma semente de abacate?

O que faremos a seguir será localizar a parte superior e inferior da semente, pois as raízes sairão pela parte de baixo e os brotos pela parte da cima. Tenha em mente que a parte superior é um pouco pontuda.

Passo 3

Orientação para germinar uma semente de abacate

Pegue os quatro palitos e insira-os na semente de tal modo que permita segurá-lo sobre um copo de água e que sua parte inferior fique submersa.

Passo 4

copo de água deve ser transparente para monitorar o crescimento das raízes e assim saber quando é hora de trocar a água. O ideal é fazer isso a cada 5 ou 7 dias, ou um pouco mais cedo, se você perceber que está muito suja.

Passo 5

Semente de abacate germinada

Mais ou menos entre 2 e 4 semanas depois, será possível notar as primeiras mudanças na semente. Em 8 semanas, aparecerão os primeiros brotos. A parte superior secará completamente e aparecerá uma rachadura.

Na parte inferior, ficarão evidentes as raízes, que devem sempre ser mantidas em água fresca.

Passo 6

Para que a planta seja incentivada a crescer de forma saudávelcorte o talo quando ele tiver crescido entre 17 e 20 centímetros.

Reduzi-lo cerca de 9 centímetros será suficiente para obter esse efeito.

Veja também: 4 árvores frutíferas para cultivar em casa

Passo 7

Semente de abacate germinada em casa

Quando o talo atingir novamente 20 centímetros de comprimento, deve ser transferido para um vaso para que continue seu processo de crescimento.

Lembre-se de deixar metade da semente descoberta para que o talo não seja afetado.

Passo 8

Por precisar de sol, o mais conveniente é colocar o pé de abacate em um espaço onde receba luz e calor. Além disso, você deve regar com frequência, pois a terra precisa ficar um pouco úmida. Se você perceber que as folhas estão começando a ficar amareladas, pare de regar por alguns dias.

No verão, você pode manter esta planta no jardim para se beneficiar do clima. Se no inverno a temperatura estiver inferior a 7°C, coloque-a dentro de casa.

Recomendamos que você germine várias sementes; para que deem frutos, são necessárias pelo menos duas para sua polinização.

É essencial ser muito paciente, porque esse processo requer muito tempo, dedicação e cuidado.