Mejor con Salud
 

5 dicas para levar uma vida mais saudável

Levar uma vida mais saudável é essencial para aprender a encontrar o equilíbrio entre o tempo que dedicamos aos outros e o tempo que dedicamos a nós mesmos, em todos os aspectos.
5 dicas para levar uma vida mais saudável

Última atualização: 19 Janeiro, 2021

Levar uma vida mais saudável é um dos objetivos mais comuns das pessoas atualmente. Isso ocorre porque muitos já comprovaram o quão prejudicial pode ser manter hábitos que não são bons para a saúde a curto ou longo prazo.

O ritmo de vida atual é acelerado e também contraproducente para a saúde. Quem não se dá ao trabalho de preparar a comida em casa e se alimentar bem todos os dias, se exercitar e descansar bem, logo notará as consequências. E não apenas em sua figura ou estado físico em geral, mas em seu estado de espírito.

Para neutralizar os efeitos nocivos da pressa, dos maus hábitos e do estresse, é essencial aprender a manter bons hábitos de vida. Aqueles que agregam bem-estar a curto e longo prazo.

A saúde física e mental são essenciais para levar uma vida mais saudável, agradável e tranquila. Portanto, se você está decidido a melhorar a sua qualidade de vida, siga as nossas dicas.

Dicas para levar uma vida mais saudável

Lembre-se de que só você pode assumir o controle de sua vida. Portanto, tome as decisões certas e comece a trabalhar. Com essas dicas voltadas para o seu bem-estar, você poderá levar uma vida mais saudável por meio de práticas consistentes e, acima de tudo, coerentes.

1. Adotar uma nova dieta

levar uma vida mais saudável

 

A alimentação é o ponto mais importante que deve ser levado em conta. Uma dieta adequada estabelece as bases de uma boa saúde física e mental.

Se você for uma daquelas pessoas que leva uma grande lista para o mercado e acaba comprando junk food e alimentos processados, este conselho é completamente voltado para você: esqueça esses produtos e procure por alimentos frescos.

Uma das coisas mais importantes para levar uma vida saudável é adotar uma dieta equilibrada. Ela deve incluir todos os tipos de alimentos em pequenas porções. Por exemplo:

  • Você deve adicionar vegetais em suas refeições todos os dias.
  • Você deve consumir pelo menos cinco porções de vegetais por dia, assim como as frutas, que nunca devem faltar.
  • Não se esqueça de combiná-los com uma quantidade suficiente de carnes magras e com peixe sempre fresco. Desta forma, você estará garantindo um suprimento adequado de vitaminas, minerais e proteínas, que são de grande importância para o organismo.
  • Não se esqueça da proteína de origem vegetal, presente em cereais, leguminosas e oleaginosas.
  • Tente evitar gorduras e doces em excesso; seu corpo vai agradecer.

2. Não se esqueça de tomar café da manhã

Você deve tentar fazer todas as suas refeições sempre nos mesmos horários e nunca se esquecer de tomar café da manhã, mesmo que você tenha pouco tempo para isso. Depois de todas aquelas longas horas noturnas sem comer, o corpo precisa de uma fonte de energia para poder permanecer ativo durante todo o dia.

Então não, não se trata de se levantar e tomar um simples café para “acordar”, mas de dar comida ao seu corpo para “seguir em frente” de acordo.

Tente apostar em um café da manhã que proporcione energia, fibras e proteínas para começar a manhã com os nutrientes necessários. As frutas naturais e iogurtes são uma boa opção. Embora uma torrada com abacate e ovo também possa servir. Existem muitas opções saudáveis!

levar uma vida mais saudável

3. Boa hidratação

A hidratação é sempre importante porque o nosso corpo é composto principalmente de água. Cada uma das nossas células funciona graças à presença de água, por isso você nunca deve ignorar a ingestão de líquidos.

Não se trata de beber um copo quando estamos com sede: o corpo humano precisa consumir pelo menos dois litros de água por dia para se manter adequadamente hidratado e funcionar adequadamente.

Se você achar difícil beber água como geralmente é recomendado, o aconselhamos a encher uma garrafa reutilizável e que a tenha sempre consigo, mesmo quando sai, para que nunca se esqueça de tomar a quantidade necessária.

Descubra: 7 maneiras de beber mais água

4. Faça uma atividade física por dia

levar uma vida mais saudável

 

Manter-se ativo relaxa e ativa a sua mente, além de ajudar a preservar o bom tônus ​​dos músculos, ossos e articulações, e fazer o corpo parecer jovem por muito mais tempo. Aposte em um estilo de vida ativo e esqueça o sedentarismo!

Se você quer levar uma vida mais saudável, é preciso alcançar a combinação perfeita entre uma boa alimentação, atividade física e excelente hidratação. Não se trata de fazer um exercício extremo ou passar o dia todo em uma academia.

Para manter o corpo e a mente com boa saúde, basta que você se dedique a realizar qualquer tipo de atividade física por pelo menos 30 minutos por dia. Uma caminhada diária será suficiente.

Não perca este artigo: 7 maneiras de aumentar a atividade física diária sem perceber

5. Tire um tempo para si mesmo

É necessário aprender a se desconectar das responsabilidades e deveres por um tempo. Isso não só permite recarregar as energias na esfera mental, mas também na física. Por isso, procure sempre reservar um tempo única e exclusivamente para você, para relaxar ou fazer o que mais gosta.

Embora também seja importante ter tempo para recreação e lazer com a família e amigos, ter um tempo só para você é essencial para se manter saudável.

Levar uma vida saudável não é difícil

Ao contrário do que se possa pensar em um primeiro momento, levar uma vida saudável não é tão difícil, se você agir com coerência. Além disso, uma vez que se entende que uma alimentação saudável, a prática de esportes e o repouso adequado são necessários para que todo o corpo esteja bem, não é mais visto como um dever ou uma tarefa extraordinária, mas como algo que pode se integrar perfeitamente à rotina, sem ter que fazer muito esforço.

Em última análise, levar uma vida saudável não é se privar, mas sim cuidar de si mesmo em todos os sentidos, de forma coerente e consistente ao longo do tempo. Portanto, não é preciso deixar de comer uma sobremesa deliciosa de forma pontual, mas saber que a sobremesa não deve ser o centro do dia a dia.

Em outras palavras, ter uma vida mais saudável é uma questão de cultivar hábitos de vida que contribuam para o bem-estar a curto e longo prazo. Portanto, aposte neles e, caso tenha dúvidas, consulte o seu médico. Não adie o seu bem-estar. A sua saúde vai agradecer!