7 maneiras de aumentar a atividade física diária sem perceber

Algo tão simples quanto caminhar enquanto fala ao telefone ou trocar mensagens de texto com seus amigos pode ajudá-lo a aumentar sua atividade física sem perceber.

Neste artigo falaremos sobre alguns truques para aumentar a atividade física diária sem nem perceber.

Sabemos que precisamos de ao menos 30 minutos de atividade física diária para ficarmos em ótimas condições. No entanto, para muitos a ideia de incluí-la como parte da vida é complicada ou tediosa. Isso acontece com você?

Felizmente, você pode fazer pequenas alterações para atingir este objetivo. Não está acreditando? Continue lendo e confira!

Como aumentar a atividade física diária

1. Desça do ônibus algumas paradas antes

Mãe e filho em ônibus

Você gasta vários minutos todos os dias no transporte público no caminho para o trabalho? Caso o seu meio de transporte seja o ônibus e você tenha que sair na hora do rush, não é incomum que você gaste vários minutos esperando o seu transporte andar entre semáforos e semáforos.

Tire proveito disso para aumentar a atividade física diária e evitar o tédio. A única coisa que você precisa é descer algumas paradas antes do planejado e caminhar até o seu destino. Dessa forma, você pode economizar tempo se o tráfego estiver muito congestionado.

  • Para te inspirar um pouco, você pode acompanhar essa pequena caminhada com alguma música legal.

2. Escolha as escadas

Você já reparou que a maioria dos edifícios que você visita tem mais de um andar? Você é uma daquelas pessoas que escolhem usar o elevador? Se assim for, escolha aumentar a sua atividade física subindo as escadas, mesmo que seja apenas um andar.

No começo pode ser difícil porque é um exercício muito intenso. A notícia boa é que fazer isso de forma constante tonifica as pernas e melhora a respiração.

  • Recomenda-se que no começo você faça essa atividade devagar e sem exigir muito de si. Conforme você se adaptar às escadas, pode aumentar a velocidade.

3. Use a bicicleta

Homem andando de bicicleta

Há quanto tempo você não anda de bicicleta? Se você não está caminhando porque sente que simplesmente não progride o quanto gostaria, tente trocar o carro pela bicicleta para aumentar a atividade física diária.

Se você acha que é um meio perigoso de transporte, lembre-se de que usar um capacete, cotoveleiras e joelheiras reduz os riscos. Além disso, a maioria das cidades modernas está dando prioridade à educação sobre segurança no trânsito para melhorar a segurança dos ciclistas.

  • Se você ainda não está convencido, saiba que a bicicleta melhora suas habilidades motoras e reduz o estresse e o colesterol.

4. Ajude na limpeza da casa

A maioria de nós odeia fazer o trabalho doméstico, mas esta acaba sendo uma boa fonte de atividade física. No caso de você não caminhar ou andar de bicicleta, tente esfregar o chão, varrer, podar o jardim ou arrumar a despensa.

Dependendo do tipo de atividade que você escolher, receberá um ou outro benefício:

  • Por exemplo, se você optar por aumentar sua atividade física podando o jardim, receberá vitamina D se o fizer durante o dia.
  • No caso de preferir arrumar o armário e as prateleiras, você irá melhorar a saúde das suas articulações ao mover as caixas.

5. Brinque com as crianças

Brincar com as crianças

Se você tiver filhos, irmãos ou primos, deve saber que eles estão sempre cheios de energia e que raramente param. Portanto, não é incomum que ocasionalmente caiam ou se ralem.

Brincar com eles permitirá que você fique de olho na segurança deles, relaxe e desenvolva relacionamentos mais sólidos. Mas cuidado, pois brincar com eles não significa jogar videogame ou assistir a filmes.

  • De preferência, tente escolher atividades que envolvam movimento e gasto de energia.
  • As melhores opções são jogar bola ou futebol, nadar, correr pelo jardim, etc.
  • Dependendo de quantos anos eles tiverem, você terá que pensar em atividades que os atraiam.

6. Caminhe enquanto conversa

Você é uma daquelas pessoas que ficam presas à tela do celular o tempo todo? Você acha que não é possível trocar mensagens com seus amigos e aumentar a atividade física diária ao mesmo tempo?

Bom, acontece que é possível. Receber um telefonema ou passar horas conversando com seus amigos é uma oportunidade perfeita para fazer alguma atividade física.

  • Em vez de sentar no sofá, caminhe pelo cômodo onde você está. Você só precisa tomar cuidado para que não haja objetos que façam você escorregar e cair.
  • Você pode se surpreender ao descobrir que andou mais de trinta minutos sem sequer perceber.

7. Exercite-se enquanto assiste televisão

Mulher fazendo exercício na frente da TV

Você gosta de fazer maratonas com suas séries favoritas? Você é incapaz de perder um episódio da série que está na moda? Levando em conta que cada capítulo dura cerca de uma hora, você tem a oportunidade perfeita para aumentar sua atividade física.

Escolha a opção que preferir:

  • Faça uma sessão de alongamento.
  • Use uma bicicleta ergométrica.
  • Corra parado ou faça pequenos saltos.
  • Faça uma série de flexões durante o intervalo.
  • No caso de você assistir televisão com outra pessoa, pode criar desafios para tornar o exercício mais divertido.

Como você pode ver, aumentar sua atividade física pode ser divertido e simples se você realmente se esforçar.

Inclua essas atividades em seu cotidiano e você poderá descobrir que no final do dia você fez mais do que 30 minutos de exercício.

Recomendados para você