Como é uma alimentação balanceada

Para seguir uma dieta equilibrada, devemos consumir alimentos naturais. Ao invés de comprar sucos comerciais, é melhor espremer as frutas em casa para assim evitar os conservantes
Como é uma alimentação balanceada

Última atualização: 14 Maio, 2021

Seguir uma alimentação balanceada às vezes pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Não só porque temos que fazer uma análise de como estamos nos alimentando, e sim porque temos que adicionar novos hábitos, algo que nunca é fácil.

A seguir, iremos descobrir algumas características que nunca devem faltar em uma alimentação balanceada. Conhecê-las nos garantirá uma nutrição correta e seguir uma dieta o mais saudável possível.

Uma alimentação balanceada é rica em frutas e verduras

Com exceção de algumas dietas, como a mediterrânea, entre outras, o consumo de frutas e verduras não costuma ser muito comum. No entanto, são alimentos que devem ser consumidos com frequência e em grande quantidade.

Sempre se recomendam 5 peças de frutas e verduras por dia. Mesmo que possa parecer muito complicado, é necessário fazer um esforço para se aproximar ao máximo possível desse número.

As frutas e verduras são muito ricas em vitaminas. Embora isso possa ser muito difícil para nós, precisamos fazer um esforço para chegar o mais perto possível desse número. Foi demonstrado que uma grande ingestão de vegetais reduz o risco de morte prematura.

Frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais, nutrientes e antioxidantes, por isso são ideais se quisermos ter uma dieta balanceada.

Hoje existe uma grande variedade de frutas, então você pode escolher aquelas que mais gosta ou experimentar o que é mais exótico. Experimente tudo!

Quer conhecer mais? 4 cafés da manhã nutritivos à base de frutas

Diga adeus as calorias vazias

Calorias vazias
Evitar alimentos ultraprocessados, tanto quanto possível, permite que você leve um estilo de vida saudável.

Ainda que possa ser benéfico de vez em quando se dar algum capricho, é importante sim não cair nas garras das bebidas açucaradas. Os refrigerantes de cola, os sucos que vem em caixinhas… O ideal é substitui-los por água, e se possível, de uma fonte de água potável.

As calorias vazias são aquelas que não nos trazem nada. Além disso, devemos nos lembrar que todas estas bebidas contém um alto teor de açúcar, algo que não nos beneficia se as consumimos em excesso. Há evidências de que a ingestão de açúcar aumenta o risco de obesidade e inflamação.

Estas bebidas sempre nos fazer querer consumir mais e que dificilmente conseguimos resistir.

Os alimentos, quanto menos processados, melhor

Alimentação saudável
Fazer as refeições em casa permite controlar o que e como você está comendo.

Não é a mesma coisa comprar nuggets do que comer um peito de frango, simples assim. O ideal é se acostumar a consumir os alimentos menos processados possíveis. Assim, também, saberemos o que estamos comendo.

Algumas opções para os alimentos processados é realizar nossas próprias variações em casa. Por exemplo, ao invés de comprar bolinhos já preparados, por que não prepará-los em casa? Ao invés de comprar uma pizza, prepare-a em casa. 

Ainda que tome mais tempo e possa nos fazer perder a vontade de consumir o alimento, o esforço valerá a pena. Saberemos o que estamos consumindo, e os alimentos serão frescos e terão muitos menos aditivos.

Da mesma forma, temos que ter muito cuidado com a confeitaria industrial. Ainda que estes alimentos sejam deliciosos, consumi-los com assiduidade atenta contra a alimentação balanceada que desejamos seguir.

De acordo com um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, os alimentos ultraprocessados ​​aumentam significativamente o risco de problemas cardiovasculares.

Algumas dicas para uma alimentação balanceada

Vimos alguns aspectos fundamentais que devemos levar em consideração para seguir uma alimentação balanceada. No entanto, vamos adicionar mais algumas dicas para que não fique nenhuma dúvida de como deve ser uma dieta balanceada:

  • Deve ser variada, rica em frutas e verduras, mas também carnes, peixes, azeite de oliva…
  • É também importante não comer sempre os mesmos alimentos.
  • Melhor várias refeições por dia, para assim não passar fome. Da mesma forma, temos que comer o que precisamos para não ter a sensação de fome, mas não devemos ficar empanturrados.
  • Quanto mais cores, melhor. Se nossa alimentação estiver cheia de alimentos de diferentes cores, estamos indo bem. Isso significa que estamos seguindo uma alimentação balanceada.
  • Inclua sementes na dieta, já que estas tem muitos benefícios e propriedades. Hoje em dia, temos a chia, as sementes de linhaça ou de papoula, entre muitas outras. Inclui-las em saladas ou iogurtes enriquecerá sua dieta.

É fácil seguir uma alimentação balanceada

Como você deve ter percebido, seguir uma alimentação balanceada não é muito complicado. No entanto, continuamos a sucumbir ao fast food, ao que não nos custa muito esforço e aos alimentos ricos em açúcares.

Não vamos cometer o erro de consumir bebidas que afirmam ser “zero açúcar” ou sucos engarrafados que prometem ser 100% naturais. É melhor usar água e espremer nós mesmos as laranjas.

Por fim, lembre-se de que uma boa alimentação deve ser complementada com exercícios físicos regulares. Só assim pode ser garantido um bom estado de saúde.

Você já segue uma alimentação balanceada?



  • Alissa EM, Ferns GA. Dietary fruits and vegetables and cardiovascular diseases risk. Crit Rev Food Sci Nutr. 2017 Jun 13;57(9):1950-1962.
  • Stanhope KL. Sugar consumption, metabolic disease and obesity: The state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci. 2016;53(1):52-67.
  • Mendonça RD, Pimenta AM, Gea A, de la Fuente-Arrillaga C, Martinez-Gonzalez MA, Lopes AC, Bes-Rastrollo M. Ultraprocessed food consumption and risk of overweight and obesity: the University of Navarra Follow-Up (SUN) cohort study. Am J Clin Nutr. 2016 Nov;104(5):1433-1440.