4 cafés da manhã nutritivos à base de frutas

· 28 de abril de 2018
O café da manhã não é apenas a primeira refeição do nosso dia, é também a mais importante. O que comemos dá ao nosso corpo o "combustível" de que ele precisa para acordar e realizar todas as suas funções. 

Optar por tomar cafés da manhã nutritivos à base de frutas, proteínas e cereais, é um sucesso garantido em termos de nutrição e saúde. Além disso, eles garantem a energia necessária para o resto do dia.

A importância de incorporar frutas no café da manhã está no fato de que este é o momento ideal para aproveitar a frutose, saciar nossa vontade de comer doces e assim evitar o desejo por guloseimas e açúcares refinados o resto do dia.

As propriedades nutricionais das frutas são especialmente benéficas após muitas horas de jejum noturno. Os açúcares nas frutas são facilmente digeridos pela manhã, o que gera energia rapidamente para o corpo.

Além disso, cafés da manhã nutritivos nos permitem hidratar nosso corpo, algo que é refletido até mesmo em nossa pele.

4 ideias de cafés da manhã nutritivos à base de frutas

As frutas são alimentos muito versáteis e, devido à sua grande variedade de sabores e texturas, podem agradar a todos os paladares. O ideal é que você possa experimentar combinações diferentes para não ficar entediado comendo a mesma coisa.

Aqui estão quatro ideias práticas e deliciosas para preparar cafés da manhã nutritivos à base de frutas.

1. Iogurte natural com frutas vermelhas e sementes de chia

Iogurte natural com frutas vermelhas e sementes de chia

O iogurte é um probiótico clássico que ajuda a preservar a flora intestinal, melhora a digestão e a absorção de nutrientes. Ele também ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico.

Quando combinado com vitaminas antioxidantes de frutas vermelhas e “gorduras boas” (ômegas 3 e 6), obtemos um poderoso café da manhã nutritivo.

Para preparar seu café da manhã saudável, basta misturar 1 iogurte natural (aproximadamente 180 gramas), 2 colheres de sopa de frutas vermelhas e 1 colher de sopa (10 gramas) de sementes de chia.

O ideal é deixar descansar por 10 ou 15 minutos antes de comer, para que a chia se hidrate e seja mais fácil de digerir.

2. Panquecas de aveia com mel e morangos

Panquecas de aveia com mel com banana

As panquecas tradicionais são deliciosas, mas fornecem poucas fibras e muitos carboidratos pobres. Para melhorar ao seu aporte nutricional sem perder o sabor, sugerimos que experimente estas deliciosas panquecas de aveia.

Aqui apresentamos os ingredientes de que você vai precisar:

Ingredientes para panquecas de aveia

  • 1 pitada de sal
  • 2 claras de ovo, sem gema (40 g).
  • Morangos e mel para acompanhar (a gosto).
  • 1/3 de xícara de aveia em flocos (50 gramas).
  • 1/2 colher de chá de canela em pó (2 g).
  • 1 colher de sopa de óleo de coco orgânico.
  • 3 colheres de sopa de leite de amêndoas (você pode usar leite de vaca).
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo, você também pode usar mel ou estévia (10 g).

Modo de preparação

  • Bata as claras até elas formarem uma espuma.
  • Em seguida, adicione o óleo de coco e o leite de amêndoas e continue batendo até incorporar bem.
  • Acrescente a aveia, a canela, o açúcar mascavo e a pitada de sal.
  • Se notar que a massa está muito grossa, pode adicionar mais uma colher de leite vegetal ou um pouco de água.
  • A técnica de cozimento é exatamente a mesma que a tradicional. Pegue uma panela de teflon, espalhe a massa formando a panqueca, cozinhe em ambos os lados e deixe descansar por alguns minutos.
  • Quando as panquecas estiverem cozidas, você pode servi-las com as frutas e acompanhamentos de sua escolha. Nesta ocasião, propomos experimentar essas panquecas com morangos frescos e mel orgânico.

3. Torradas integrais com ricota, pera e nozes

Nozes

Um delicioso café da manhã para quem gosta de combinações agridoces de frutas, laticínios e pães. Para prepará-lo, devemos contar com ricota magra fresca, pera finamente fatiada, nozes picadas e fatias de pão integral.

Coloque as fatias de pão integral para torrar, corte as peras e pique as nozes. Em seguida, espalhe a ricota nas torradas, coloque as fatias finas de pera em cima e acrescente as nozes no final. A porção recomendada é de 1 a 2 fatias por pessoa.

4. Vitamina proteica de kefir, pêssego e banana

Vitamina de banana

O kefir é um probiótico natural que oferece vários benefícios aos nossos sistemas imunológico, digestivo e cardiovascular. Para incorporá-lo em seus cafés da manhã nutritivos, basta substituir o leite comum por kefir e preparar uma vitamina proteica.

Bata no liquidificador um pêssego médio, 1/2 banana e 200 mililitros (1/2 copo) de kefir. O resultado é uma vitamina mais espessa do que uma batida tradicional, que pode ser comido com colher.