Máscara de aveia e levedura de cerveja para o cabelo e a pele

· 17 de fevereiro de 2018
Além de ter vários benefícios para todo tipo de pele, a máscara de aveia e levedo de cerveja também é ideal para nutrir o cabelo

Alguns fatores externos como o clima ou a poluição, somados aos fatores internos como o próprio envelhecimento, os maus hábitos e a alimentação, repercutem de maneira notável em nosso cabelo e nossa pele.

No entanto, de modo natural podemos prevenir seu deterioramento e melhorar nosso aspecto.

Descubra neste artigo uma simples máscara de aveia e levedura de cerveja que trará hidratação, brilho e juventude para seu cabelo e rosto.

Quais os benefícios das máscaras?

Mesmo que utilizemos tônicos e loções hidratantes todos os dias, nossa pele precisa com frequência de uma dose extra de nutrientes, já que se expõe a fatores que a danificam e a fazem envelhecer de modo precoce diariamente.

As máscaras nos trazem alguns minutos de relaxamento, nos quais podemos descansar e deixar que os poros da pele absorvam os nutrientes dos ingredientes que aplicamos.

Além disso, podemos utilizar ingredientes que de nenhum modo poderíamos incluir em nossas loções diárias.

O mais recomendado é prepararmos nossas próprias máscaras caseiras, ao invés de comprá-las, para que sejam mais naturais e livres de aditivos, como para que sejam mais específicas para nosso tipo de pele.

Mesmo que algumas das máscaras sejam para peles específicas, outras são recomendadas para qualquer pessoa.

Ingredientes naturais

A vantagem de usar ingredientes naturais é que deste modo evitamos outros componentes que podem ser prejudiciais para a saúde, como os parabenos, as parafinas e outros derivados do petróleo, etc.

A aveia

Aveia para preparar uma máscara

A aveia é um cereal excelente para a saúde, mas também a nível tópico, graças ao seu conteúdo de mucilagens.

Estes componentes são fibras solúveis com propriedades emolientes, ou seja, que hidratam e protegem a pele e o cabelo e evitam seu ressecamento.

Esta virtude é muito adequada para peles sensíveis ou com acne.

Além disso, a aveia contém muitos nutrientes que revitalizam a pele e o cabelo, entre os quais se destacam as vitaminas do grupo B, vitamina E e minerais como o zinco, o ferro, o magnésio ou o cálcio.

A textura da aveia moída também permite fazer uma suave esfoliação da pele para eliminar as células mortas que se acumulam na camada superficial da pele e lhe dão um aspecto envelhecido e apagado.

A levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um excelente suplemento nutricional para a saúde e a beleza, que nos alimenta de dentro e por fora.

É rico em vitaminas do grupo B e minerais (ferro, cromo, potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, zinco, selênio).

  • Este suplemento é ideal para eliminar as impurezas da pele e prevenir a acne, graças ao seu teor de enxofre, um potente limpador.
  • Além disso, o selênio age como um grande antioxidante para prevenir o envelhecimento celular.

Ao consumir e aplicar a levedura de cerveja, conseguimos mais brilho e hidratação e, no caso do cabelo, também ajuda a prevenir a queda e fortalecer o cabelo desde a raiz.

Máscara de aveia e levedura de cerveja

Aveia e levedura de cerveja para fazer uma máscara

Esta máscara facial é ideal para todos os tipos de pele: oleosas, secas, mistas, maduras, sensíveis ou com acne.

Graças a estes dois ingredientes, que são muito equilibrados, depurativos e emolientes, conseguiremos regular o óleo da pele sem ressecar ou deixar o rosto com brilhos.

Também é ideal para todo tipo de cabelo, já que regula a produção de óleo para conseguir hidratação, brilho e suavidade desde a primeira aplicação.

Ingredientes

Para preparar esta máscara de aveia e levedura de cerveja precisaremos das seguintes proporções;

  • 2 colheres de aveia moída (20 g)
  • Uma colher de levedura de cerveja em pó (10 g)
  • Água (quantidade necessária)

Se desejar, pode adicionar três gotas de algum óleo essencial de sua escolha (lavanda, laranja, menta, limão, rosa, canela, etc.) para potencializar o relaxamento e as virtudes da máscara.

O que devo fazer?

  • Em primeiro lugar misture a aveia moída e a levedura de cerveja, em seguida, adicione a água aos poucos até obter uma pasta homogênea.
  • A máscara não deve ser muito sólida, já que isso dificultará sua aplicação. Tampouco deve ser muito líquida, já que gotejaria.

Aplicação

É fundamental que quando colocarmos a máscara de aveia e levedura, o façamos sem pressa, já que o relaxamento também contribui para melhorar a absorção.