O que a acne pode revelar sobre sua saúde

· 8 de março de 2015
Os cravos e espinhas podem aparecer nas bochechas devido à presença de bactérias e sujeira, por isso devemos intensificar a limpeza facial e de outros elementos, como o celular.

Quase toda mulher teve que lidar com a acne ao longo da vida. A maioria apresentou uma forma leve do problema, ou seja, as espinhas sumiram ou diminuíram bastante quando chegaram à fase adulta. Já outras têm acne crônica, que pode comprometer bastante a pele do rosto e colo.

Você sabe o que causa este problema? Será que pode ser um sintoma de um problema mais grave? É possível prevenir seu surgimento? Como lidar com as erupções e cicatrizes?

Neste artigo, vamos responder a essas e a outras perguntas, então, fique conosco!

combater-a-acne

Acne na adolescência

Estima-se que oito de cada dez adolescentes terão acne. O problema é tão comum que já é considerado parte normal desse período de desenvolvimento humano. A acne é formada pela obstrução dos poros por oleosidade excessiva e células mortas, o que pode levar ao crescimento de bactérias e à formação de pus.

Entretanto, ela só se torna um problema quando foge do controle. O excesso dessas erupções de pele pode causar estresse emocional à pessoa afetada, além de cicatrizes que marcam o rosto para pelo resto da vida.

Acne

Causas da Acne

As causas da acne são variadas, ou seja, não foi identificada uma causa principal. Sabe-se que o problema não é contagioso e que a hereditariedade tem bastante peso. Ou seja, pessoas de uma mesma família tendem a apresentar a acne, mas isso varia muito de pessoa para pessoa.

O aparecimento de espinhas está relacionado ao aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas, e isso é regulado pelos hormônios sexuais produzidos pelo corpo. É por isso que algumas mulheres tendem a apresentar acne quando estão no seu ciclo menstrual ou logo antes dele começar.

Além disso, quem já tem certa tendência à pele oleosa precisa redobrar o cuidado.

Pode te interessar: Cuidados caseiros para a pele oleosa

O que a acne pode revelar sobre a sua saúde?

Acne

O incômodo causado pelas espinhas pode ser um sinal de que algo mais sério está acontecendo no seu corpo. Por isso, fique atenta também a outros sintomas. De maneira geral, o aparecimento excessivo da acne pode indicar:

Que sua dieta não está equilibrada

Alguns estudos apontam que certos alimentos como, por exemplo, chocolate, frituras e amendoins, aumentam a ocorrência de acne em algumas pessoas. Mas, será que você poderia se beneficiar com algumas mudanças na dieta?

Peixes como, por exemplo, salmão, sardinha e bacalhau são ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável que pode ajudar a diminuir a incidência de acne. Assim, troque a carne vermelha, mais gordurosa, por esses peixes, sempre orientada pela sua nutricionista.

A aveia tem zinco, que inibe a formação de oleosidade excessiva e faz bem para o organismo como um todo. Consuma também muitos vegetais cor de laranja como, por exemplo, a cenoura e a abóbora, que têm vitamina A e que contribuem para a saúde da cútis.

Que é preciso controlar seus hormônios

A acne é muito influenciada pela variação hormonal. Se aparecer subitamente em mulheres entre 25-30 anos ou em crianças, é preciso consultar um médico e investigar se o corpo está tendo dificuldades na produção e regulação dos hormônios.

A síndrome do ovário policístico, por exemplo, é um problema de saúde que tem entre seus sintomas a acne e entre suas causas a disfunção hormonal.

(Foto: Daniel Hurst Photography / Flickr)
(Foto: Daniel Hurst Photography / Flickr)

Que você está consumindo leite em excesso

Gorduroso, o leite e seus derivados, como manteiga, queijos e iogurte, podem contribuir para o excesso de oleosidade da pele, além de problemas digestivos.

Procure substitutos, como os leites vegetais, o azeite de oliva e o queijo de cabra, por exemplo, mais facilmente digeridos pelo corpo.

esfoliar

Que você não está eliminando as células mortas da pele

Uma vez por semana, faça uma esfoliação profunda na pele do rosto, e tenha um ritual de limpeza diária. Lave o rosto com um sabonete neutro, tonifique-o e hidrate-o com produtos adequados ao seu tipo de pele. Quem usa maquiagem diariamente deve redobrar os cuidados e sempre lembrar de retirá-la antes de dormir.

VITamina-D

Que você talvez precise tomar suplementos

Suplementos de zinco, vitamina C e D, ômega 3 outras substâncias podem ajudar no tratamento da acne. Se você está com alguma deficiência de minerais e/ou vitaminas, é preciso ir ao médico para descobrir. Um profissional de saúde qualificado vai indicar quais são os suplementos certos e a dosagem ideal.

Leia também: Alimentos e suplementos para a pele seca e desidratada

gravidez 35 anos

Que você está grávida!

Algumas mulheres podem apresentar acne durante a gestação, por causa das alterações hormonais da condição. O problema pode aparecer mesmo em mulheres que não tinham muita acne antes de engravidar.

Mas não se preocupe, durante a gravidez a pele em geral fica ainda mais bonita, mesmo que surjam algumas espinhas.

  • Steiner, D. (2002). Acne na mulher. Rev Bras Med, 135-139.
  • Meneses, C., & Bouzas, I. (2009). Acne vulgar e adolescência. Adolescencia e Saude, 6(3), 21-23.
  • Costa, A., Lage, D., & Moisés, T. A. (2010). Acne e dieta: verdade ou mito?:[revisão]. An Bras Dermatol, 85(3), 346-353.