Alimentos e suplementos para a pele seca e desidratada

· 25 de abril de 2014
Veja como se alimentar de forma adequada para cuidar da pele seca e desidratada

Ainda que tenhamos muitos cremes e óleos para hidratar a nossa pele, a melhor maneira de cuidar dela é de dentro para fora, consumindo alimentos e suplementos que nos ajudem a nutrir as células de nossa pele para que essa fique suave, homogênea, jovem e bonita. Veja dicas para a pele seca e desidratada.

A seguir explicaremos quais são os alimentos que nos ajudam a hidratá-la e, para as pessoas que sofrem com a pele seca ou têm tendência às rugas e problemas de pele, recomendamos alguns suplementos naturais que serão muito efetivos.

Alimentos benéficos para a pele seca e desidratada

  • Frutas ricas em vitamina C: esta vitamina é imprescindível para a saúde da nossa pele. Podemos obtê-la por meio do consumo dos cítricos (limão, laranja, toranja, tangerina, etc.) ou das frutas vermelhas (morangos, amoras, framboesas, etc.).

Alimentos benéficos para pele

  • O ginseng americano (panax quinquefolium) é uma planta medicinal que refresca e umedece a nossa pele com tendência ao ressecamento. É muito útil também na terceira idade. Recomenda-se consumi-lo durante 15 dias. Poderemos repetir este tratamento a cada dois ou três meses.
  • O ginkgo biloba (em infusão ou extrato) é uma erva medicinal com muitas propriedades benéficas, das quais destacamos que regula a secreção sebácea da pele, visto que hidrata a nossa pele. Ela também nos ajuda a regular peles mistas e oleosas. Podemos tomá-lo em períodos de três meses, em infusão ou extrato.
  • O óleo de linhaça, graças ao seu conteúdo em ômega 3, hidrata e cuida de nossa pele, cabelo e unhas e, por isso, além de consumi-lo podemos aplicá-lo topicamente. Consumiremos sempre em sua forma prensada a frio e sem esquentar, seja diretamente ou misturando com algum alimento caso não goste do sabor.

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Mais alimentos para a pele seca e desidratada

  • Levedura de cerveja: em nível cutâneo, a levedura de cerveja atua também como um excelente depurativo, regenerador e remineralizante. Recomenda-se tomá-la em casos de problema de pele como dermatite, psoríase, acne ou estrias e, inclusive, depois de ter sofrido queimaduras ou intervenções cirúrgicas. Tomaremos uma ou duas colheres diárias misturadas com suco, iogurte, etc.
  • A manteiga clarificada, graças ao seu conteúdo rico em ácidos graxos e vitamina A, é um excelente alimento para nutrir a nossa pele, diferentemente da margarina, que é um alimento muito artificial. Porém, não devemos abusar de seu consumo, sobretudo se tivermos problemas com sobrepeso. Basta consumir uma colher diariamente.  

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Manteiga para pele hidratada

  • Cenoura cozida: a cenoura é rica em vitamina A e se a consumirmos cozida, isso nos ajudará fazendo com que o nosso organismo a assimile melhor, porém, ao ser consumida crua, também é muito benéfica.
  • Alimentos ricos em proteínas: a nossa dieta deve conter proteína diariamente, já que muitas pessoas costumam abusar dos carboidratos. Não apenas nos referimos à proteína animal, visto que é preferível a de origem vegetal. Temos fontes ricas como os legumes, oleaginosas, cogumelos, etc. A proteína é imprescindível para a saúde da nossa pele.

Suplementos naturais para a pele seca e desidratada

Alguns suplementos nos ajudarão a suprir ou complementar a dieta rica nos alimentos que acabamos de mencionar:

  • Vitamina C: este é um dos melhores suplementos para a nossa pele, já que a revitaliza e proporciona luminosidade, ao mesmo tempo em que rejuvenesce. A vitamina C deve ser tomada em pequenas doses ao longo do dia, já que se uma dose elevada for consumida, o nosso corpo eliminará seu excesso através da urina. Por isso, é necessário evitar a superdosagem. Além disso, nos ajudará a fortalecer o nosso sistema imunológico.
  • Silício orgânico: o silício é imprescindível para regenerar a nossa pele e, neste caso, recomendamos consumi-lo em sua forma orgânica.
  • Colágeno: cada vez mais ouvimos falar de suplementos de colágeno que nos ajudam a melhorar a textura e a firmeza da pele. O colágeno é uma proteína imprescindível não apenas para a nossa pele, mas também para os nossos músculos e articulações. Recomendamos consumi-lo, sobretudo, a partir dos 40 anos.
  • Selênio: o selênio proporciona elasticidade à pele, sendo fundamental para as peles secas. Os suplementos à base de selênio podem ser combinados com outros minerais como o zinco, também muito benéfico, e geralmente também contêm vitamina E.
  • Tuero, B. (2000). Funciones de la vitamina C en el metabolismo del colágeno. Rev Cubana Aliment Nutr.
  • Silva, T. F. reira, & Penna, A. L. B. (2012). Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev Inst Adolfo Lutz. https://doi.org/10.1007/978-3-642-17226-7_13