Levedura de cerveja na saúde e na beleza

· 9 de outubro de 2013
Esta levedura pode beneficiar o nosso organismo de diversas formas, seja na saúde ou na beleza. Conheça mais sobre este curioso ingrediente.

A levedura de cerveja é um suplemento nutricional elaborado a partir da desidratação de um fungo encontrado nos tanques de fermentação da cerveja.

Apresenta várias propriedades saudáveis, uma vez que surge como um alimento rico em vitaminas e minerais. Por isso, essa levedura também é um excelente suplemento de beleza para a pele e o cabelo.

Principais propriedades da levedura de cerveja

  • Alto teor de proteínas e aminoácidos essenciais: é recomendada especialmente em dietas vegetarianas, por conter vitamina B12;
  • Alto teor de ferro: ideal para combater a anemia;
  • Rica em vitamina B, uma vitamina que diminui as transaminases, tonifica o fígado e, ao mesmo tempo, ajuda a regenerar os tecidos;
  • Alto teor de cromo, mineral regulador dos níveis de glicose, adequado para diabéticos (especialmente do tipo II) e para pessoas que sofrem ansiedade por doces;
  • Também é uma boa fonte de outros minerais (potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, zinco, selênio e molibdênio). O zinco é um bom regulador hormonal, por isso é recomendado especialmente durante a adolescência e a menopausa;
  • Além disso, possui um alto teor de ácido fólico, imprescindível em períodos de gravidez.

Em outras palavras, seus completos valores nutricionais fazem com que ela seja um bom tonificante e depurativo, por isso é ideal para:

  • Etapas de crescimento;
  • Gravidez, pós-parto e lactação;
  • Para atletas;
  • Assim como para pessoas em períodos de recuperação de algum acidente, cirurgia, etc…

Também uma boa fortalecedora do sistema nervoso central, pois possui vitaminas do grupo B. Isso a torna útil para melhorar casos de depressão, ansiedade, estresse, apatia ou falta de apetite, por exemplo.

Leia também: Contribuições das vitaminas nas dietas

A levedura de cerveja pode ajudar na tonificação dos músculos
A levedura de cerveja é um ótimo tonificante, ideal para combinar com uma rotina de exercícios.

Cuidados com a pele e cabelo

A nível cutâneo, esta levedura também atua como uma excelente depurativa, regeneradora e remineralizante.

Sendo assim, seu consumo é recomendado em casos de problemas de pele, como a dermatite, a psoríase, a acne ou as estrias e, inclusive, depois de sofrer queimaduras ou intervenções cirúrgicas.

E mais, além de fazer um consumo oral, também podemos aplicá-la. É possível preparar uma máscara ideal para peles secas com iogurte, mel e levedura.

Dessa forma, ela deve ser aplicada sobre a pele limpa. Deixando repousar por 20 minutos e retirando com água. Logo após, será possível ver a pele brilhante, hidratada e luminosa.

No caso do cabelo, seu teor em vitaminas do grupo B e proteínas melhora o crescimento capilar e, como se fosse pouco, pode evitar a queda de cabelo em alguns casos.

Além disso, também pode nos ajudar a regular uma secreção excessiva de gordura no couro cabeludo.

Leia também: Tratamentos para desintoxicar a pele do seu rosto

Como consumir?

Embora seja especialmente importante utilizá-la na primavera/outono, é um suplemento natural que pode ser utilizado durante todo o ano.

Pode ser consumida em pó, misturada com suco ou iogurte, ou até mesmo em comprimidos, caso o sabor ligeiramente amargo não agrade.

Algumas marcas fabricam a levedura sem sua típica amargura a fim de suavizar seu sabor. Outro fator importante é que, se consumida junto a outras refeições, pode melhorar a assimilação de nutrientes.

Mas, atenção! Recomendamos consultar um médico ou especialista na área antes de consumir qualquer suplemento natural, especialmente se você deseja realizar um tratamento para alguma doença crônica.

Levedura de cerveja
Sem dúvida, a levedura é um componente multiuso. Isso porque oferece grandes benefícios tanto em termos de saúde quanto em termos de beleza.