Queda de cabelo: causas, dicas e remédios caseiros

· 9 de março de 2019
A queda de cabelo é um dos problemas mais comuns que podemos sofrer. Mas também é verdade que se tratada cedo pode ser evitada.

A queda de cabelo é um dos problemas mais comuns entre as pessoas. No entanto, se tratada cedo pode ser solucionada. Alguns remédios naturais para a queda de cabelo podem ser úteis, se você está sofrendo desse problema.

Causas

As causas para esse problemas são diversas. No entanto, se a queda de cabelo é um problema frequente, que vêm acontecendo a mais de duas semanas e se intensificando, o melhor é procurar por um profissional que possa investigar a fundo o motivo.

Pesquisamos algumas das causas comuns para o problema, fique atento (a):

Genética e fatores hormonais

Os dois fatores podem levar à alopecia androgenética, a conhecida calvície. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar apontam que cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos apresentam ou vão apresentar algum grau de calvície.

Nesse caso, os fios vão rareando na parte de cima da cabeça, na região da testa. Além disso, dependendo do estágio, chega a dar para ver o couro cabeludo.

Estresse, anemia, alterações na tireoide, dieta pobre em proteína

Esses problemas representam a segunda maior causa de queda capilar. Os fios pulam da fase de crescimento para a de repouso, assim antecipam a queda.

Leia também: Alimentos para combater a queda de cabelo

Alisamento ou clareamento

Se forem bem feitos e respeitarem o intervalo dos retoques, o único prejuízo é o ressecamento. No entanto, como o alisamento rompe as pontes de hidrogênio e de cisteína do fio para mudar a textura dele, qualquer imprudência pode deixá-lo quebradiço.

Penteados

Quaisquer penteados, quando muito apertados podem danificar a fibra capilar e, dessa forma, causam a queda de cabelo.

Doença autoimune

Faz o cabelo cair de repente, deixando pelada uma área do tamanho de uma moeda de 1 real. Ela ocorre pois o organismo desenvolve anticorpos contra o bulbo capilar, que deixa de produzir fios. As vítimas preferenciais têm entre 15 e 29 anos.

Dieta pobre em carne vermelha

Na falta do alimento, há o risco de você absorver menos ferro, o que compromete a chegada de oxigênio ao bulbo capilar. Assim, o fio nasce fraco.

Excesso de gordura, açúcar, cafeína e álcool

Ao aumentar a chance de ter caspa e produzir mais radicais livres, esses fatores em conjunto aceleram o envelhecimento do cabelo, deixando-o quebradiço.

Redução calórica

Os fios são tão sensíveis que um corte de 100 calorias, o que equivale a um copo de suco de laranja ou uma barra de cereais com chocolate, pode acentuar a queda.

A queda de cabelo, embora seja comum, pode ser muito incômoda. Felizmente, podemos contar com remédios caseiros para amenizá-la.

Penteados podem causar queda de cabelo

Dicas contra a queda de cabelo

Há também vitaminas para evitar a queda de cabelo que são de extrema importância pois o fortalecem. Entre elas estão a H, B5 (levedura de cerveja, gérmen de trigo), A (peixe, vegetais verdes) e E (soja, nozes).

É importante consumir suplementos vitamínicos ou alimentos que as contêm. Uma dieta saudável é a chave para manter o cabelo forte, na maioria dos casos. Por isso, nada melhor do que comer vegetais, frutas e nozes todos os dias se possível. Além disso, as sementes também são muito boas para evitar a queda de cabelo.

A queda de cabelo é algo que afeta muitas pessoas depois de uma certa idade. A verdade é que é algo que deve-se começar a tratar cedo, pois pode-se evitar. Além disso, nem sempre é preciso usar tratamentos mais custosos.

Nozes para queda de cabelo

Saiba mais: Mitos sobre a queda de cabelo

Remédios caseiros para queda de cabelo

Uma loção de manjericão é geralmente um dos bons remédios caseiros para queda de cabelo em geral. Esta erva pode ser eficaz para este tipo de problema.

Além dessa, outra opção é aplicar uma máscara de urtiga. Ela pode ser aplicada durante o banho e permanecer por algum tempo antes do enxague. É melhor se aplicamos alguns minutos antes de deitar, para que possa reagir durante a noite.

Os truques caseiros e a sabedoria popular também dizem muito a respeito. Um remédio natural clássico para queda de cabelo é uma receita de quina.

Você pode fazê-la misturando cachaça, sal e casca de quina, ingredientes muito simples de encontrarmos em lojas. Coloque diretamente no couro cabeludo, faça uma massagem, então deixe agir por alguns minutos e pronto… Basta enxaguar com água morna e esperar os resultados.

Imagens oferecidas por: Mike Baird, Laura Ma.

  • Herskovitz, I., & Tosti, A. (2013). Feminino Pattern Queda de cabelo. International Journal of Endocrinology and Metabolism.
  • Isabel, M., & Silva, C. S. (2017). Abordagens da farmácia estética no tratamento da alopecia androgenética. Saúde.