Conheça as vantagens de tomar um bom banho de água fria

Apesar dos banhos de água quente serem muito gostosos, é mais benéfico tomar banho de água fria.
Conheça as vantagens de tomar um bom banho de água fria

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Temos que reconhecer que para a maioria de nós é extremamente agradável tomar um banho de água quente, especialmente depois de um dia estressante. No entanto, também é importante saber e levar em conta os benefícios que podemos colher ao optarmos por um banho de água fria.

Dessa forma, mostraremos aqui que se você fizer isso com frequência, pouco a pouco seu corpo estará acostumado ao banho de água fria e já não será mais um martírio. Será tão agradável e mais benéfico que os costumeiros banhos quentes.

Banho de água fria melhora circulação

Quando o corpo é exposto à água fria, imediatamente começa a transportar mais sangue até órgãos e tecidos, o que os beneficia.

Pele mais fresca e saudável

Diferente da água fria, a água quente lava ou remove a gordura natural da superfície de nossa pele. Assim, os banhos quentes tendem a ressecar a pele, o que fica evidente no aspecto de falta de brilho e inclusive escamoso que a pele apresenta depois do banho.

Sendo assim, tomar banho de água fria mantém a pele fresca e com um brilho natural.

Aumento de energia corporal após o banho de água fria

Quando tomamos banho com água fria a sensação de frescor, rejuvenescimento e energia é sem dúvida maior. Sentimos como se o cansaço tivesse sido drenado imediatamente.

banho de água fria

Sistema imunológico forte

A água fria faz com que o corpo reaja estimulando nosso metabolismo e, assim, o sistema imunológico. Logo, fica mais fácil combater infecções causadas por vírus, por exemplo.

Fertilidade

Sabe-se que as altas temperaturas afetam a quantidade e qualidade dos espermatozoides. Dessa forma, recomenda-se que os homens evitem a exposição a banhos muito quentes, para evitar a queda da produção de espermatozoide.

Mas, atenção! Pessoas que apresentam problemas cardíacos devem consultar um médico antes de banhos muito frios e regimes de banhos do tipo.

Isso porque, o aumento da circulação sanguínea nos órgãos internos poderia provocar algumas alterações ou afetar um sistema circulatório problemático. Além disso, a mesma precaução deve ser tomada por pessoas em estado febril e mulheres grávidas.

Por fim, o banho frio ajuda a produzir sensação de bem-estar, combatendo a depressão e demais estados depressivos. Isso porque a água fria ajuda na produção de noradrenalina no cérebro, uma substância estimulante.

Então, por que não experimentar de vez em quando um banho frio?

Imagens oferecidas por Stevendepolo e Bernd in Japan.

Pode interessar a você...
10 mudanças que acontecem ao tomar banho com água fria diariamente
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 mudanças que acontecem ao tomar banho com água fria diariamente

Você costuma deixar a água bem quente quando entra no chuveiro. Descubra neste artigo os benefícios de tomar banho com água fria!