Alimentos para ter uma pele saudável

Com uma dieta saudável você poderá ter uma pele mais jovem e radiante. O chocolate, as oleaginosas e o brócolis oferecem nutrientes importantes para a saúde da pele.

Você pode usar cremes e seguir os tratamentos mais caros do mundo, mas a dieta também é fundamental para manter a boa aparência da pele. Neste artigo contamos quais são alguns dos melhores alimentos para ter uma pele saudável, que farão com que você se sinta bem por dentro de por fora.

Quais são os melhores alimentos para ter uma pele saudável?

Uma boa alimentação é fundamental para a nossa saúde. Não apenas em relação à prevenção ou tratamento de doenças, mas também à estética e à beleza. A derme necessita de diferentes nutrientes para produzir colágeno e exercer sua ação protetora.

Com uma dieta equilibrada você poderá ter uma pele mais jovem e radiante. É claro que isso deve ser associado ao exercício físico e a alguns tratamentos periódicos, como a esfoliação e a limpeza profunda da cútis.

1. Chocolate

Chocolate

Para algumas pessoas esse delicioso doce está “proibido” por causa de uma dieta ou porque ouviram falar que faz mal para a saúde. No entanto, devemos fazer um esclarecimento: tudo depende da quantidade de gordura e leite que a sua receita tenha. Por isso, aconselhamos o consumo de chocolate amargo (com maior porcentagem de cacau).

O cacau contém flavonoides, antioxidantes e ácidos graxos que ajudam a umidificar a pele, ter mais elasticidade e nutri-la profundamente. Além disso, seus componentes retardam o envelhecimento precoce e protegem a derme da ação dos raios ultravioleta.

2. Azeite de oliva

É um dos óleos mais benéficos que existem e a boa notícia é que está presente na “dieta mediterrânea”, por isso pode ser encontrado facilmente. Oferece uma boa dose de ácidos graxos ômega 3 e 6 e vitaminas E e K. Esses nutrientes atuam como antioxidantes eliminando as toxinas do organismo e deixando a pele mais bonita.

Recomendamos que seja usado cru para condimentar saladas ou outros pratos. Sempre escolha azeite de oliva extravirgem, porque contém mais polifenóis que contribuem na luta contra a oxidação celular.

3. Brócolis

Brócolis

Na realidade, toda a família dos vegetais crucíferos faz parte dos alimentos para ter uma pele saudável. Isso se deve à quantidade de antioxidantes e vitaminas que eles contêm. No caso do brócolis, seu alto teor de vitamina C permite uma maior produção de colágeno fazendo com que a derme fique mais flexível.

Também tem vitamina E, que protege as membranas celulares da radiação UV. Pode ser consumido de várias formas, como, por exemplo: em saladas, recheios de tortas, cremes ou acompanhamentos.

4. Peixes gordurosos

Dentro desse grupo podemos destacar o salmão, o atum, a sardinha e o arenque. Todos são uma boa fonte de ácidos graxos ômega 3, um nutriente indispensável para reparar as células danificadas da pele. Além de dar elasticidade e flexibilidade ao mesmo tempo em que reduz as rugas.

5. Oleaginosas

Frutos secos

Se você quer ter uma pele sem imperfeições e bem lisa, não há nada melhor do que as oleaginosas, como, por exemplo: a amêndoa, a avelã e as nozes. Elas têm uma boa quantidade de vitamina E que neutraliza as ações danosas dos radicais livres (responsáveis por deixar nossa pele mais opaca).

No caso particular das amêndoas, devemos destacar que elas oferecem vitamina A, E e F, que reduzem o envelhecimento precoce. Também contêm ácido fólico, ideal para as peles oleosas e propensas ao desenvolvimento de acne. E isso não é tudo: o zinco reduz a degeneração das fibras elásticas e aumenta a retenção de água evitando a desidratação das células.

6. Cenouras

Uma das principais características desse vegetal tão popular é que ela contém uma boa dose de betacaroteno. Esse antioxidante se transforma em vitamina A no organismo e ajuda na reparação dos tecidos e na proteção das células no contato com o sol.

7. Pimentão vermelho

Pimentão vermelho

Assim como a cenoura, o pimentão vermelho tem muito betacaroteno (por isso tem a cor vermelha). Além disso, oferece vitaminas B6 e C que favorecem o fluxo de sangue até a derme. Previnem o aparecimento de rugas e de acne, e atuam como grandes antioxidantes. É ideal para ter uma pele saudável, lisa e jovem. Outro vegetal com propriedades similares é o tomate.

8. Frutas

Entre os alimentos para ter uma pele saudável, as frutas sempre se destacam. Isso se deve ao fato de que elas oferecem uma boa quantidade de água, fibras e fitoquímicos que permitem manter a hidratação e, ao mesmo tempo, eliminar toxinas. Entre as mais recomendadas estão a maçã, a melancia, a pera e o melão.

O melhor de tudo é que quase não têm calorias, saciam o apetite e acabam com a sede. Portanto, não podem faltar na sua dieta. Também aconselhamos que você consuma mais cítricos como o limão (sobretudo em jejum) porque permite que você se desfaça dos resíduos que obstruem os poros e nos ajuda a ter uma derme radiante.

9. Cereais integrais e sementes

Cereais integrais e sementes

Para ter uma pele saudável precisamos de uma boa dose de selênio. Esse mineral pode ser encontrado em cereais integrais, ou seja, nas farinhas não processadas. O selênio protege a derme da poluição ambiental e dos raios solares. Também promove a elasticidade e a flexibilidade da pele.

Com relação às sementes, melhor se forem de abóbora, pois oferecem betacaroteno e zinco. Ambos os nutrientes protegem as membranas celulares e aumentam a produção de colágeno.

Você já consome estes alimentos para ter uma pele saudável? Não deixe de incluí-los em sua dieta regular sempre que possível!

Categorias: Beleza Tags:
Recomendados para você