Sementes de abóbora: 8 razões para consumi-las

3 de janeiro de 2019
As sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos ômega 3 e fortalecem o sistema imunológico, além de ajudarem a combater a artrite e os processos inflamatórios.

Você é daqueles que tiram as sementes de abóbora quando cozinham? Pense duas vezes antes de fazer isso na próxima vez!

De fato, estas sementes contam com um sabor singular, assim como apresentam muitas propriedades que ajudam o organismo.

As principais razões pelas quais devemos consumir sementes de abóbora são:

1. Ajuda a tratar a artrite

Estas sementes reduzem a inflamação gerada pela artrite e ajudam no cuidado dos ossos. 

Diferentemente dos fármacos, este tipo de semente não possui os efeitos colaterais causados pelos químicos que fazem parte dos medicamentos.

Os resultados benéficos podem aumentar muito quanto mais antigas forem as sementes.

2. Ajuda a cuidar da próstata

consulta-medica-prostata

Em suma, estas sementes ajudam a manter a saúde deste órgão tão importante.

Graças aos óleos presentes, as sementes de abóbora podem desempenhar um papel importante no controle da inflamação da próstata (hiperplasia prostática benigna).

O óleo destas sementes em particular pode chegar a ter efeitos quase milagrosos. As altas quantidades de zinco das sementes são as que se encarregam de produzir os resultados.

3. Sono mais reconfortante

As sementes de abóbora são uma grande fonte de triptofano, que se converte em melatonina, o famoso hormônio do sono.

Por isso, consumir este tipo de semente antes de ir dormir junto com algum carboidrato leve, como uma pequena fruta, irá ajudá-lo a ter um sono sossegado.

4. Gorduras de origem vegetal 

azeite-de-oliva

Estas sementes são uma das melhores fontes de ômega 3 conhecidas de origem vegetal, que são de grande importância para o organismo.

No entanto, mesmo que esteja desejando obter grandes quantidades de ômega 3, lembre-se de manter sob controle o consumo destas sementes. O ideal seria não consumir mais de 20 gramas por dia.

5. Benefícios para o sistema imunológico

Graças às suas altas quantidades de zinco, as sementes de abóbora estão entre as mais úteis para o organismo.

Grande parte da população mundial tem déficit de zinco, já que os solos de cultivo destes minerais estão se esgotando.

Esta falta prejudica o sistema imunológico, gerando um atraso no crescimento e perda de cabelo. Por isso, é importante ingerir de vez em quando estas sementes.

6. Excepcionais na pós-menopausa 

sementes-de-abobora

O óleo deste tipo de semente é um fitoestrogênio natural que pode ajudar a controlar os sintomas da pós-menopausa mais comuns:

Portanto, são muito recomendados para mulheres da terceira idade.

Leia também: Receita com abóbora e brócolis

7. Ajuda a combater a diabetes

Assim como as nozes e outros frutos e sementes similares, os carboidratos das sementes de abóbora são complexos. Isso significa que mantêm os níveis de glicose estáveis e promovem a saciedade.

Além disso, as sementes de abóbora detêm o estresse corrosivo gerado pelas vidas atarefadas da atualidade.

Antes de ir dormir, recomendamos sentar-se com uma leitura leve, servir um pouco destas sementes em um recipiente e comê-las lentamente junto com algumas poucas amêndoas.

8. Estímulo cardiovascular

saúde cardiovascular

Um dos compostos orgânicos únicos nas sementes de abóbora são os fitoesterois. Esses previnem os coágulos no sangue, reduzindo assim o risco de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais.

Além disso, os altos níveis de cobre que estas sementes trazem aumentam o número de glóbulos vermelhos no corpo e melhoram o fluxo oxigenado de sangue através dos vasos.

Quer saber mais? Leia: A depressão pode produzir problemas cardiovasculares

Como consumir sementes de abóbora

O ideal é consumir as sementes cruas, já que ao cozinhá-las perdem algumas de suas propriedades.

Além disso, alguns preferem consumi-las crocantes recém-saídas do forno, enquanto outros optam por comê-las com carnes magras.

Se o que quer é uma receita que seja original e muito deliciosa, tente esta opção:

  • Pegue uma boa quantidade de sementes, de preferência branca, sem muitas manchas, separadas por completo da “carne” da abóbora.
  • Ferva-as por 2 minutos em fogo alto.
  • Em seguida, coloque-as no forno, com uma quantidade abundante de molho agridoce chinês ou teriyaki.

Com esta receita, as sementes absorverão todo seu sabor e ficarão deliciosas. Sua cor será avermelhada ou negra e é possível servi-las em reuniões familiares com um pouco de presunto com melão, azeitonas e outros.

Além disso, esses lanches são leves para o estômago, facilitam a digestão, bem como são para todos os gostos e são super fáceis de serem preparados.

As sementes de abóbora apresentam poucos contras, mas o principal é seu alto conteúdo de gordura. Consumidas sem cuidado, podem gerar problemas nos hábitos alimentares.

Por isso, preste atenção, porque são tão deliciosas que podem chegar a ser viciantes.

  • Sant’Anna, L. C. (2005). Avaliação da composição química da semente de abóbora (Cucurbita pepo) e do efeito do seu consumo sobre o dano oxidativo hepático de ratos (Rattus novergicus):[dissertação].
  • Boschi, K. (2015). Caracterização das propriedades químicas e antioxidantes da semente, germinados, flores, polpa e folha desenvolvida de abóbora (Cucurbita pepo L.) (Doctoral dissertation).
  • ROSBACH, T., & PEREIRA, F. M. Efeito da Ingestão de Semente de Abóbora Cucurbita máxima L. no Perfil Lipídico e Glicídico de Ratos Wistar Machos.