Como melhorar a fertilidade masculina

· 23 de abril de 2018
Os antioxidantes ajudam a melhorar a fertilidade masculina, pois melhoram a qualidade do esperma e a mobilidade. Existem alimentos ricos em vitaminas que são excelentes para a fertilidade. Aqui os detalhamos.

A fertilidade se refere à capacidade de ter filhos. Particularmente, o sistema reprodutor masculino é composto de testículos, que são responsáveis ​​pela produção de sêmen e secretam hormônios sexuais masculinos.

Uma vez que o esperma é gerado, ele viaja através do epidídimo (tubo alongado) durante 12 dias aos testículos. Neste momento eles amadurecem e adquirem mobilidade. No entanto, apenas 10% da ejaculação contém esperma, o 90% restante é composto pelo fluido das vesículas seminais e as secreções da próstata.

A qualidade do esperma é muito importante para que a fertilização seja alcançada. Na verdade, não tem nada a ver com a idade, e sim com os hábitos do dia a dia.

Causas da infertilidade

  • Distúrbios hormonais: ocorre quando há uma diminuição nas gonadotropinas, que são os hormônios secretados pela glândula pituitária.
  • Anormalidades cromossômicas: o paciente possui pequenos testículos, aumento do peito, baixa testosterona, entre outros.
  • Criptorquismo: os testículos não se moveram para o saco da pele que está debaixo do pênis antes do nascimento.
  • Distúrbios vasculares: as altas temperaturas causadas pelo refluxo venoso alteram a qualidade do sêmen.
  • Infecções: inflamação dos testículos.

Veja também: 4 conselhos para potenciar sua fertilidade

Como melhorar a qualidade do sêmen?

Fertilização

Em termos médicos, é feito um diagnóstico e, de acordo com as suas características, são indicados estímulos hormonais e antioxidantes que melhorarão a qualidade dos espermatozoides e sua mobilidade, que consequentemente vão melhorar a fertilidade masculina.

No entanto, existem também antioxidantes naturais, ou seja, uma dieta rica em vegetais, frutas e peixes.

Dicas para aumentar a fertilidade

  • Faça esportes frequentemente, porque a obesidade é um fator de risco ao produzir esperma.
  • A alimentação é uma parte fundamental da obtenção de antioxidantes, que são encontrados principalmente em frutas e vegetais. É aconselhável comer cinco porções por dia.
  • A ausência de cálcio não só causa doenças como osteoporose ou diabetes, mas também diminui a fertilidade.
  • Baixos níveis de zinco reduzem a produção de testosterona. Você deveria incluir carne, peixe, marisco e ovos.
  • Por seu lado, o ácido fólico é responsável pela melhoria da qualidade do sêmen. Encontra-se em leguminosas, grãos integrais e vegetais verdes.
  • Evite banhos de água quente ou objetos quentes perto da área genital, pois a temperatura mata o esperma.
  • Consumir bebidas alcoólicas e tabagismo deteriora a longevidade do esperma.
  • Afaste-se de situações estressantes porque a pressão diária reduz os níveis de testosterona.
  • Pratique a relação sexual com frequência.

A lista a seguir é de alimentos especialmente recomendados para aumentar a fertilidade e melhorar a fertilidade masculina. Confira!

Nozes

Nozes ajudam a melhorar a fertilidade masculina

As nozes se destacam entre os frutos secos por causa do alto teor de antioxidantes. Estes são 15 vezes mais potentes que a vitamina E. Elas também fornecem Omega 3 e ácido alfa-linolênico.

Portanto, recomenda-se uma ingestão de 75 gramas por dia para obter os nutrientes necessários e melhorar a qualidade dos espermatozoides.

Peixe azul

O atum, o salmão e as sardinhas estão incluídos nesta categoria. Estes são ricos em ácidos graxos, Omega 3 e Omega 6. Além disso, o peixe azul possui vitaminas lipossolúveis que são responsáveis ​​pelo fortalecimento das defesas do sistema imunológico, regulação de hormônios e vitamina E como antioxidante.

Alcachofras

Alcachofras ajudam a melhorar a fertilidade masculina

As alcachofras contêm antioxidantes, como vitamina B, C e K. Também é rico em substâncias como a silimarina, o ácido cafeico e o ácido ferúlico que protegem o corpo dos radicais livres. Essas propriedades fornecem um poder anti-inflamatório, antialérgico e antiviral.

É importante que o paciente tenha uma dieta rica em fibras, com baixo teor de gordura e poucos açúcares.

Recomendamos: Bebida à base de alcachofras e toranja para emagrecer

Amendoins

Os amendoins contêm uma grande quantidade de proteínas e gorduras monoinsaturadas que são responsáveis ​​pela redução do colesterol. Mas também têm tantos antioxidantes quanto os morangos.

Esta planta oleaginosa contribui com metade das 12 vitaminas que o corpo precisa, como vitamina E, B2, B2, B3, entre outros. Recomenda-se ingerir 50 g todos os dias.

Vitaminas A, C, D e E

Vitaminas que ajudam a melhorar a fertilidade masculina

  • Vitamina A: regula os hormônios sexuais. Pode-se encontrá-la em: cenouras, abóbora, melão, manga, fígado de vaca.
  • Vitamina C: melhora a mobilidade do esperma. Consumir: pimentões, brócolis, couve-flor, abacaxi.
  • Vitamina D: aumenta a capacidade sexual. Coma: ovo, queijo, bacalhau.
  • Vitamina E: beneficia a função do sistema reprodutivo. Recomendamos aumentar a ingestão de: abacate, espinafre, grãos integrais.

Bem, por onde você vai começar para melhorar a fertilidade masculina?