10 dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

· 24 de setembro de 2018
A nutrição adequada e o uso de produtos para cada tipo de cabelo podem ajudar a manter a força do couro cabeludo para evitar a perda excessiva de fios.

Devido aos problemas de quebra e perda excessiva de cabelo, muitas pessoas sentem a necessidade de fortalecer o couro cabeludo. Embora existam muitos fatores envolvidos nesses problemas, a falta de atenção às raízes geralmente é o gatilho principal.

A desvantagem é que muitos limitam sua higiene capilar ao uso de produtos especiais, ignorando outros hábitos que são essenciais. Além disso, as coisas que prejudicam a sua saúde ou que interferem em sua nutrição adequada também são negligenciadas.

Seu cabelo tem problemas de crescimento? Ele cai excessivamente e parece ressecado? Caso a sua resposta seja afirmativa, você deve prestar mais atenção ao couro cabeludo. Portanto, não deixe de colocar em prática as 10 dicas que vamos compartilhar abaixo.

Dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

A saúde do couro cabeludo pode ser afetada pelo uso constante de produtos químicos irritantes, toxinas ambientais e descontrole hormonalEmbora nem sempre as consequências sejam graves, às vezes estimulam o excesso de queda e a proliferação da caspa.

Felizmente, existem dicas simples que permitem fortalecê-lo sem gastar muito. Trata-se de uma série de cuidados que podemos incorporar com facilidade na nossa rotina para complementar os tratamentos com produtos convencionais. Descubra quais são eles!

Confira 4 Remédios naturais para fortalecer os cabelos

1. Use os produtos certos

Pentear ajuda a fortalecer o couro cabeludo

O uso de produtos adequados para cada tipo de couro cabeludo é um dos hábitos para evitar a sensibilidade e a queda.

  • Uma pessoa com raízes secas não deve usar o mesmo xampu de alguém com raízes oleosas.
  • Além disso, você deve parar com o mau hábito de experimentar um produto novo a cada semana.

2. Aumente o consumo de água

O aumento do consumo de água é uma medida simples para fortalecer o couro cabeludo. Este líquido vital previne a desidratação das raízes e promove a circulação para um crescimento saudável dos fios.

3. Massagem

A aplicação da massagem diária ajuda a estimular a circulação no couro cabeludo para que o cabelo cresça com mais força.

  • Faça movimentos circulares suaves usando as pontas dos dedos.
  • Para alcançar melhores resultados, recomenda-se usar um óleo essencial.

4. Evite os elementos de calor

A chapinha nao ajuda a fortalecer o couro cabeludo

Os elementos de calor, como chapinhas e secadores, são inimigos do cabelo saudável.

Embora no início permitam exibir penteados perfeitos, com o passar dos dias, produzem danos nos folículos pilosos e excesso de queda.

Confira também essas 5 formas de evitar a queda de cabelo

5. Mantenha uma boa dieta

A nutrição é essencial quando se trata de fortalecer o couro cabeludo. Portanto, seguir um plano de dieta saudável permite que você mantenha uma cabeleira forte e abundante.

  • É importante incluir na dieta proteínas, vitaminas A, B e E e ferro.

6. Controle do estresse

Os períodos de exposição a situações estressantes podem causar muitas reações negativas no corpo. Por exemplo, no caso da saúde capilar, causam enfraquecimento das raízes e perda dos fios.

7. Use protetor solar

Mulher com o couro cabeludo saudável

A proteção solar não se limita apenas às partes expostas da pele. Embora muitos ignorem, também é essencial fortalecer o couro cabeludo.

  • A exposição direta ao sol produz desidratação e deficiências nutricionais.
  • Portanto, o ideal é usar produtos com filtro solar e chapéus.

8. Aplique óleo de alecrim

O óleo de alecrim é um dos melhores produtos para estimular o crescimento saudável do cabelo.

Graças à sua contribuição de compostos antioxidantes e minerais essenciais, ajuda a estimular a circulação no couro cabeludo. Isso, por sua vez, aprimora a oxigenação e a nutrição dos fios.

9. Controle da caspa

O crescimento da caspa no couro cabeludo pode trazer muitos inconvenientes. Além de causar essas crostas esbranquiçadas, aumenta a sensibilidade das raízes e produz coceira e vermelhidão.

  • Para evitar danos aos fios, é essencial controlá-los com produtos anticaspa ou remédios caseiros.

10. Use vinagre de maçã

Vinagre de maçã ajuda a fortalecer o couro cabeludo

A aplicação direta do vinagre de maçã diluído em água tem efeitos interessantes ao fortalecer o couro cabeludo.

  • Primeiro, ajuda a regular o pH, evitando o ressecamento e o excesso de gordura.
  • Por outro lado, nutre os folículos e promove o crescimento.

Ainda não está dando a devida atenção ao seu couro cabeludo? Caso esteja tendo problemas com o seu cabelo, siga todas essas recomendações. Manter as raízes saudáveis ​​é a chave principal para que a cabeleira permaneça abundante e saudável.