9 dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

A nutrição adequada e o uso de produtos para cada tipo de cabelo podem ajudar a manter a força do couro cabeludo para evitar a perda excessiva de fios.
9 dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

Devido aos problemas de quebra e perda excessiva de cabelo, muitas pessoas sentem a necessidade de fortalecer o couro cabeludo. Embora existam muitos fatores envolvidos nesses problemas, a falta de atenção às raízes geralmente é o gatilho principal.

A desvantagem é que muitos limitam sua higiene capilar ao uso de produtos especiais, ignorando outros hábitos que são essenciais. Além disso, as coisas que prejudicam a sua saúde ou que interferem em sua nutrição adequada também são negligenciadas.

Seu cabelo tem problemas de crescimento? Ele cai excessivamente e parece ressecado? Caso a sua resposta seja afirmativa, você deve prestar mais atenção ao couro cabeludo. Portanto, não deixe de colocar em prática as 10 dicas que vamos compartilhar abaixo.

Dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

A saúde do couro cabeludo pode ser afetada pelo uso constante de produtos químicos irritantes, toxinas ambientais e descontrole hormonal.Embora nem sempre as consequências sejam graves, às vezes estimulam o excesso de queda e a proliferação da caspa.

Felizmente, existem dicas simples que permitem fortalecê-lo sem gastar muito. Trata-se de uma série de cuidados que podemos incorporar com facilidade na nossa rotina para complementar os tratamentos com produtos convencionais. Descubra quais são eles!

1. Use os produtos certos

Pentear ajuda a fortalecer o couro cabeludo

O uso de produtos adequados para cada tipo de couro cabeludo é um dos hábitos para evitar a sensibilidade e a queda.

  • Uma pessoa com raízes secas não deve usar o mesmo xampu de alguém com raízes oleosas.
  • Além disso, você deve parar com o mau hábito de experimentar um produto novo a cada semana.

2. Aumente o consumo de água

Quantas vezes já ouvimos que devemos beber bastante água todos os dias, dependendo da sede, fora das refeições? Esse hábito pode nos ajudar a prevenir e amenizar o desconforto.

Por exemplo, aumentar a ingestão de água é uma medida simples para fortalecer o couro cabeludo. Este fluido vital evita a desidratação das raízes e promove a circulação para o crescimento saudável dos fios.

3. Massagem

A aplicação da massagem diária ajuda a estimular a circulação no couro cabeludo para que o cabelo cresça com mais facilidade.

  • Faça movimentos circulares suaves usando as pontas dos dedos.
  • Para alcançar melhores resultados, recomenda-se usar um óleo essencial. Por exemplo, alecrim, lavanda ou hortelã.

4. Evite os elementos de calor

A chapinha nao ajuda a fortalecer o couro cabeludo

Os elementos de calor, como chapinhas e secadores, são inimigos do cabelo saudável. Embora no início permitam exibir penteados perfeitos, com o passar dos dias, produzem danos nos folículos pilosos e excesso de queda.

Portanto, minimize seu uso e procure outros tipos de elementos que não o danifiquem. Por exemplo, rolos, tranças, produtos naturais, etc.

Confira também essas 5 formas de evitar a queda de cabelo

5. Mantenha uma boa dieta

A nutrição é essencial quando se trata de fortalecer o couro cabeludo. Portanto, seguir um plano de dieta saudável permite que você mantenha uma cabeleira forte e abundante.

  • É importante garantir a absorção ideal de proteínas, vitaminas A, B e E, ferro e silício. Também podemos encontrar alguns suplementos específicos para o cabelo.

6. Controle do estresse

Os períodos de exposição a situações estressantes podem causar muitas reações negativas no corpo. Por exemplo, no caso da saúde capilar, causam enfraquecimento das raízes e perda dos fios.

  • Para lidar com isso, você pode praticar técnicas de relaxamento, exercícios físicos e de respiração. Além disso, também as massagens capilares que discutimos.

7. Use protetor solar

Mulher com o couro cabeludo saudável

A proteção solar não se limita apenas às partes expostas da pele. Embora muitos ignorem, também é essencial fortalecer o couro cabeludo.

  • A exposição direta ao sol produz desidratação e deficiências nutricionais.
  • Portanto, o ideal é usar produtos com filtro solar e chapéus.

8. Aplique óleo de alecrim

O óleo de alecrim é um dos melhores produtos para estimular o crescimento saudável do cabelo. Graças à sua contribuição de compostos antioxidantes e minerais essenciais, ajuda a estimular a circulação no couro cabeludo. Isso, por sua vez, aprimora a oxigenação e a nutrição dos fios.

  • Você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de alecrim ao seu xampu regular para facilitar sua aplicação.

9. Controle da caspa

O crescimento da caspa no couro cabeludo pode trazer muitos inconvenientes. Além de causar essas crostas esbranquiçadas, aumenta a sensibilidade das raízes e produz coceira e vermelhidão.

  • Para evitar danos aos fios, é essencial controlá-los com produtos anticaspa.

Cuidar do seu cabelo é uma questão de manter bons hábitos

Ainda não está prestando atenção ao seu couro cabeludo? Se você estiver tendo problemas com seu cabelo, siga todas estas recomendações. Além disso, manter as raízes saudáveis ​​é a chave principal para manter a juba abundante e saudável.

Lembre-se de que se você fornecer nutrição extra ao couro cabeludo por meio de óleos naturais, máscaras e ampolas nutritivas, terá mais chances de exibir uma linda cabeleira.

Pode interessar a você...
5 remédios caseiros para a psoríase no couro cabeludo
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 remédios caseiros para a psoríase no couro cabeludo

Embora seja uma doença crônica existem certos tratamentos que podem nos ajudar a melhorar a psoríase no couro cabeludo, e controlar seus sintomas n...



  • Vinegar, A. C. (2016). 40 Ways to Use Apple Cider Vinegar. Swanson Blog.
  • Panahi, Y., Taghizadeh, M., Tahmasbpour, E. et al. (2015). Rosemary oil vs Minoxidil for the treatment of alopecia: a randomized comparative trial. SKINmed.
  • Kaushik, R., Gupta, D., & Ydav, R. (2011). Alopecia: Herbal Remedies. International Journal of Pharmaceutical Science and Research.