Como reduzir a queda de cabelo na menopausa

21 de junho de 2020
Um dos problemas mais comuns com a chegada da menopausa é a queda excessiva dos cabelos. Hoje, compartilharemos algumas dicas para combater essa condição naturalmente.

A queda de cabelo costuma ser uma das consequências das alterações hormonais que ocorrem na menopausa. Embora possa corresponder a outros fatores que comprometem a saúde do cabelo, a diminuição dos níveis de hormônios femininos é um dos principais desencadeantes.

Segundo algumas pesquisas, esse problema é resultado da diminuição da produção de estrogênio e progesteronaEsses hormônios estão envolvidos tanto no processo de crescimento dos fios quanto na sua permanência na cabeça por mais tempo. No entanto, como podemos controlar essa questão?

Dicas para reduzir a queda de cabelo na menopausa

A aplicação de xampus e tratamentos antiqueda costumam ser as soluções mais populares no combate à queda de cabelo na menopausa. No entanto, existem outros cuidados básicos essenciais para promover a saúde do cabelo nesta fase. Nós os compartilharemos em detalhes a seguir.

Leia também: Perimenopausa: sintomas e tratamento

1. Gerenciar o estresse

Como reduzir a queda de cabelo na menopausa
A gestão adequada do estresse pode contribuir para a prevenção da queda de cabelo excessiva na menopausa.

Uma das chaves para frear a queda de cabelo na menopausa é aprender a controlar as situações estressantes. Embora muitos não se deem conta, esse estado emocional pode desencadear distúrbios hormonais. Além disso, a redução de estrogênio tende a alterar a química do cérebro, aumentando as mudanças de humor e causando ansiedade e depressão.

Portanto, é conveniente colocar em prática hábitos de relaxamento, como ioga, exercícios respiratórios e aromaterapia, entre outros, pois eles são essenciais para reduzir os efeitos do estresse.

2. Aumentar o consumo de lentilha

Você está procurando um aliado natural contra a queda de cabelo? Então, prepare um bom prato de lentilha! Essas leguminosas são uma importante fonte de ferro, um mineral que melhora a circulação e a oxigenação das células e garante um desenvolvimento saudável do folículo piloso.

3. Aumente o consumo de água para reduzir a queda de cabelo na menopausa

Hidratação na menopausa
Consumir água mantém o corpo hidratado e evita que o cabelo enfraqueça. Isso é fundamental para evitar a queda de cabelo na menopausa.

Para manter o cabelo hidratado e forte, o corpo precisa se hidratar todos os dias. Por esse motivo, é essencial aumentar o consumo de água e de líquidos saudáveis, principalmente quando há outros sintomas da menopausa em conjunto com a queda.

Uma hidratação adequada promove o bem-estar de todo o organismo e, nesse caso, garante a boa circulação e oxigenação das raízes. É importante considerar que a quantidade necessária varia de pessoa para pessoa dependendo de fatores como idade, nível de atividade física e saúde geral. Como regra geral, consuma pelo menos 8 copos por dia.

Não deixe de ler: Como estimular o crescimento do cabelo rapidamente

4. Faça uma massagem no cabelo

As massagens capilares têm importantes benefícios no combate à queda excessiva de cabelo na menopausa. Embora sejam necessárias mais evidências para apoiar seus efeitos, elas são usadas desde os tempos antigos como aliadas para manter os cabelos fortes e volumosos.

Nesse caso em particular, as massagens oferecem vantagens em dobro. Por um lado, estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, facilitando a oxigenação e a nutrição do folículo piloso. Por outro lado, promovem o relaxamento, mitigando os efeitos negativos do estresse.

5. Mantenha o cabelo natural

Pintar os cabelos
O uso excessivo de tratamentos químicos ou substâncias agressivas piora a saúde dos cabelos, favorecendo a queda.

Como o cabelo está enfraquecido devido às flutuações hormonais que ocorrem na menopausa, é essencial tentar mantê-los em sua forma natural. Em outras palavras, isso significa que o uso de tinturas químicas, ferramentas térmicas, xampus agressivos e similares deve ser evitado o máximo possível.

Outras recomendações são:

  • Use xampu e condicionador feitos de ingredientes naturais.
  • Deixe o cabelo secar ao ar livre, removendo o excesso de água com uma toalha.
  • Penteie com cuidado, usando uma escova de cerdas naturais.
  • Corte as pontas dos cabelos a cada 2 meses.

Se você deseja reduzir a queda de cabelo na menopausa, não se esqueça:

  • Mantenha uma dieta saudável, rica em ácidos graxos ômega 3, proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais. Aumente o consumo de frutas, vegetais e carnes magras.
  • Pergunte ao seu médico sobre medicamentos que têm efeitos colaterais que incluem a queda de cabelo. O profissional pode avaliar o quanto eles afetam o problema e se existem outras alternativas.
  • Faça exames médicos se suspeitar de anemia ou de outras doenças que causam queda de cabelo.

Você está chegando na menopausa e teme pela sua saúde capilar? Além de adquirir produtos especializados para uso externo, siga todas essas recomendações. Tudo isso será fundamental para manter seu cabelo saudável e forte.

  • Salam, A., Tziotzios, C., & Fenton, D. A. (2018). Hair loss is an important symptom of the menopause. BMJ (Online). https://doi.org/10.1136/bmj.k245
  • Mirmirani, P. (2013). Managing hair loss in midlife women. Maturitas. https://doi.org/10.1016/j.maturitas.2012.10.020
  • Peters EMJ, Müller Y, Snaga W, et al. Hair and stress: A pilot study of hair and cytokine balance alteration in healthy young women under major exam stress. PLoS One. 2017;12(4):e0175904. Published 2017 Apr 19. doi:10.1371/journal.pone.0175904
  • Botchkarev VA. Stress and the hair follicle: exploring the connections. Am J Pathol. 2003;162(3):709–712. doi:10.1016/S0002-9440(10)63866-7
  • Goluch-Koniuszy ZS. Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause. Prz Menopauzalny. 2016;15(1):56–61. doi:10.5114/pm.2016.58776
  • Koyama T, Kobayashi K, Hama T, Murakami K, Ogawa R. Standardized Scalp Massage Results in Increased Hair Thickness by Inducing Stretching Forces to Dermal Papilla Cells in the Subcutaneous Tissue. Eplasty. 2016;16:e8. Published 2016 Jan 25.
  • Ishida W, Makino T, Shimizu T. Severe Hair Loss of the Scalp due to a Hair Dye Containing Para phenylenediamine. ISRN Dermatol. 2011;2011:947284. doi:10.5402/2011/947284