Queda de cabelo por estresse: conheça esses óleos essenciais!

· 19 de maio de 2015
O estresse está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e uma de suas consequências mais incômodas é a queda de cabelo. A solução está no uso de óleos essenciais. Veja como.

 É importante lembrar que não é porque tivemos uma semana estressante e com muita cobrança no trabalho que o cabelo vai começar a cair no dia seguinte. No entanto, isso pode acontecer no caso de um estresse crônico, quando não se trata de uma situação temporária.

Esse tipo de estresse, que também costuma causar insônia e alterações no apetite, pode aumentar a queda de cabelo.

Isso ocorre, pois seu efeito no organismo altera o ciclo de crescimento dos fios, fazendo com que vários deles caiam ao mesmo tempo.

Também temos que ressaltar que o estresse sofrido pelo organismo não está relacionado somente às preocupações e problemas do dia a dia. Outros hábitos, como por exemplo:

  • manter uma alimentação não saudável,
  • expor-se ao sol de forma exagerada,
  • passar por cirurgias, doenças severas, febres e infecções,
  • ter deficiências nutricionais,
  • fazer uso de certas medicações.

Todos esses fatores também costumam contribuir para o aumento do estresse físico e à queda de cabelo.

Não deixe de ler: Os melhores conselhos para lutar contra o estresse

Como tratar a queda de cabelo por estresse

Queda de cabelo por estresse e óleos essenciais

Felizmente, a queda de cabelo relacionada ao estresse costuma ser temporária. Portanto, se alterarmos nossos hábitos e tratarmos os fios, existe a possibilidade de que eles cresçam novamente e voltem a ser saudáveis.

Por isso, mantenha uma alimentação balanceada que ofereça ao organismo todos os nutrientes dos quais ele precisa.

Além disso, tente reduzir seus níveis de estresse psicológico e emocional, dedicando tempo para você mesma. Pratique uma atividade física, mas que seja prazerosa para você.

Além dessas ações, outra forma de tratar a queda de cabelo é através do uso de máscaras capilares feitas com óleos essenciais.

A seguir, iremos falar sobre três delas, que ajudarão a fortalecer os fios, acelerar o crescimento e evitar a queda. Ademais, devolverão o brilho e a maciez para as suas madeixas.

Não importa qual delas você escolher para tratar o seu cabelo, o importante é manter o tratamento de forma consistente, para obter melhores resultados.

1 – Óleo essencial de rosa mosqueta e azeite de oliva

Rosa mosqueta para queda de cabelo

O óleo essencial de rosa mosqueta pode ser facilmente encontrado em lojas naturais. Suas propriedades também costumam ser utilizadas para promover a saúde e a beleza da pele, e ele pode fazer muito bem ao seu cabelo.

Riquíssimo em diversas vitaminas e minerais, ele é capaz de nutrir, curar o couro cabeludo, estimular o crescimento e dar vitalidade ao cabelo. Parece incrível, não? Vejamos como fazer uso dele para regenerar os fios:

Misture, em um frasco de vidro, 20 ml de óleo essencial de rosa mosqueta com 60 ml de azeite de oliva. Agite bem para que os dois se misturem por completo.

Como se usa

Primeiro lave o cabelo usando água quase fria. Depois, aplique a máscara de óleo em todo o couro cabeludo, fazendo uma massagem suave ao mesmo tempo.

Deixe agir durante 5 minutos e logo depois lave o cabelo normalmente, como você está acostumada a fazer.

Recomendamos fazer esse tratamento natural 3 vezes por semana. Com o tempo, você irá notar a redução da queda de cabelo.

Isso pode interessar você: Alopecia: como podemos tratá-la de forma natural

2 – Óleo essencial de alecrim e tomilho

alecrim para queda de cabelo

Esta combinação atua como um ótimo remédio natural para acabar com a queda de cabelo.

Os dois óleos podem ser encontrados em lojas naturais ou podem ser feitos em casa. Nas duas situações, eles serão uma opção excelente para nutrir e regenerar o couro cabeludo.

Siga os seguintes passos:

  • Primeiro, umedeça o cabelo com água fresca. Coloque em um frasco 30 ml de óleo essencial de alecrim e 30 ml de óleo essencial de tomilho. Mexa bem para misturá-los e aplique a preparação no cabelo.
  • Logo depois, faça uma massagem profunda, impregnando bem o couro cabeludo com a mistura. Deixe agir por 5 minutos e lave o cabelo normalmente.
  • Este tratamento também pode ser realizado três vezes por semana.

3 – Mistura de óleo de coco e óleo de cedro

Óleo de coco para queda de cabelo

O óleo de coco é usado na pele, para prevenir e tratar a acne, mas também atua como um grande aliado no combate à queda de cabelo.

Nesse caso, iremos combiná-lo com o óleo essencial de cedro, obtendo um remédio excelente para fortalecer o cabelo. O processo é o seguinte:

Primeiro, misture 30 ml de óleo de coco e 30 ml de óleo de cedro em um frasco. Agite bem para misturar os dois de forma homogênea.

Logo depois, aplique no cabelo úmido fazendo uma massagem profunda, garantindo que ele esteja sendo absorvido pelo couro cabeludo.

Deixe agir durante 5 minutos. Então, enxágue e lave os fios normalmente, seguindo a sua rotina normal de beleza.

Esta receita também pode ser usada 3 vezes por semana.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, não deixe de ler nossos próximos artigos.

Gordon, K., Gordon, K., & Tosti, A. (2011). Alopecia: evaluation and treatment. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology. https://doi.org/10.2147/CCID.S10182