Os melhores conselhos para lutar contra o estresse

· 16 de outubro de 2018
Todos nós sofremos com o estresse em algum momento, mas experimentá-lo constantemente pode fazer com que se torne crônico. Colocar em prática alguns conselhos pode nos ajudar a combatê-lo de forma efetiva.

O estresse nem sempre é negativo. Em muitas ocasiões pode nos ajudar a nos motivar para deixar de procrastinar e terminar com determinadas tarefas para as quais nunca tínhamos tempo. No entanto, muitas vezes, lutar contra o estresse é imprescindível para que não domine nossa vida.

Uma dose de estresse pode ser positiva, mas se todos os dias sofrermos com ele até o ponto de se tornar crônico, é necessário tomar medidas. Para isso, compartilharemos alguns conselhos para lutar contra o estresse.

Organizar-se de maneira adequada ajuda a lutar contra o estresse

Sempre deixamos tudo para o último momento? Muitas pessoas costumam fazer isso, mas ao invés de ajudar, nos paralisa ante a quantidade de tarefas pendentes que não vamos ser capazes de terminar. Para evitar isso, a melhor maneira é se organizar.

Fazer uma agenda ou livrinho que nos inspire pode ser uma boa opção. Desta forma, uma vez por semana, com um chá quente ao nosso lado, dedicaremos alguns minutos para planejar a semana. Agora, isso só não basta. Temos que nos comprometer a terminar as tarefas.

Confira também esses 3 conselhos de Montessori para educar as crianças

A organização ajuda a lutar contra o estresse

Para isso, é importante que sejamos realistas e dar uma margem para possíveis imprevistos. Ter isso em mente nos ajudará a cumprir com tudo e a evitar o estresse. Também nos ajudará a rejeitar trabalho extra que sabemos que não poderemos terminar. Aprender a delegar ou a dizer “não” são dois desafios que podemos começar a colocar em prática.

Ter tempo livre

Pode parecer óbvio, mas realmente aproveitamos o tempo livre?Muitas vezes, o que fazemos é sentar no sofá para assistir televisão, ver vídeos no Youtube enquanto passam os minutos sem percebermos… isso não é tempo de ócio de qualidade.

Portanto, ainda que acreditemos que estamos descansando, talvez nossa mente continue focada no trabalho ou ainda continuemos estressados. Para lutar contra o estresse temos que ter em mente alguns aspectos para fazer com que nossas atividades de ócio nos ajudem a lidar com ele:

  • Fazer esporte nos libera do estresse: seja na academia, dançar, correr ou fazer uma aula de aeróbica, qualquer tipo de exercício nos ajuda a liberar endorfinas, a nos sentir melhor e mais relaxados. Além disso, praticar esportes é uma maneira de nos sentir mais saudáveis e com mais energia para trabalhar.
  • Praticar algo que nos preencha: talvez nos preencha de bem-estar e nos sintamos mais produtivos lendo um livro, ouvindo uma música nova ou assistindo um documentário. O ideal é encontrar aquela atividade que nos faça esquecer do mundo que nos rodeia. Pratique-a um pouco todos os dias.
  • Inicie-se no mindfulness: uma prática que nos convida a viver no momento presente, liberando-nos assim das preocupações sem sentido e nos permitindo aproveitar melhor o tempo. Nos ajuda a sermos mais produtivos e eficazes. Sem dúvidas, uma atividade de ócio muito benéfica.

Não deixe de ler: As respostas que você procura estão no subconsciente

Atividades ao ar livre ajudam a lutar contra o estresse

Desconecte-se

Aprender a se desconectar pode ser algo fácil de fazer, mas é bastante difícil de alcançar. Porque se estivermos pendentes do celular, por exemplo, é bem provável que não sejamos capazes de lutar contra o estresse.

Quantas vezes nós saímos de férias e atendemos chamadas ou respondemos e-mails do trabalho? Cada coisa tem seu momento e quando estamos descansando somente temos que fazer isso, relaxar. Da mesma forma, quando estamos no trabalho, toda nossa atenção e energia devem estar em nossas tarefas.

Portanto, nos finais de semana seria importante que aprendêssemos a desligar o celular. Assim, tampouco perderíamos o tempo vendo redes sociais e o investiríamos melhor em fazer outro tipo de atividade que nos ajude a clarear a mente e a sentir que nosso tempo de ócio nos relaxa.

Como você luta contra o estresse? Costuma sofrê-lo com relativa assiduidade? Te convidamos a provar os conselhos anteriores, se nunca os colocou em prática. Caso tenha algum que tenha funcionado para você, conte-nos. Talvez para as outras pessoas possa funcionar.