4 xampus caseiros para acabar com a caspa

19 de outubro de 2019
Ao fazer um shampoo para acabar com a caspa, devemos considerar nosso tipo de cabelo para escolher os ingredientes que melhor se adequam a ele.

Quantas pessoas sofrem de caspa e não conseguem acabar com ela, apesar de tentar resolver com diferentes produtos?! Primeiramente, é essencial descobrir que tipo de caspa temos. A partir de então, será possível usar um dos xampus naturais que propomos.

Que tipo de caspa eu tenho?

caspa seca ou gordurosa

Nos referimos à caspa quando observamos pequenos pontos brancos no couro cabeludo. Elas podem causar coceira ou dar uma aparência suja ao cabelo e, além disso, representam um importante problema estético. Por isso, estas são razões suficientes para encontrar uma solução.

No entanto, devemos observar bem para descobrir que tipo de caspa é:

  • Se ela tiver um aspecto seco e podem causar coceira. São pontos brancos que ficam nos ombros das nossas roupas, é uma caspa causada por descamação. Neste caso, nosso couro cabeludo precisa de hidratação.
  • Se ela tiver um aspecto gorduroso e amarelado, e quando tocamos o couro cabeludo sentimos a textura oleosa, se trata de caspa por dermatite seborreica. Nosso couro cabeludo precisa equilibrar o sebo e combater o fungo característico da caspa.

Se a caspa for algo pontual, devemos excluir que ela tenha a ver com um novo xampu que usamos, um déficit nutricional ou uma lavagem escassa ou excessiva do cabelo. A poluição e outros fatores ambientais também podem influenciar.

Leia este artigo: Embalagens de plástico. Como reutilizá-las?

Xampu caseiro básico para acabar com a caspa

Se você quiser uma opção natural para combater a caspa, pode optar por um xampu específico, livre de sulfatos e parabenos. Também pode adicionar um óleo essencial ao xampu natural.

Recomendamos que você faça o seu próprio xampu caseiro com ingredientes naturais e, em seguida, adicione alguns dos óleos essenciais anti-caspa que vamos propor de acordo com cada tipo de cabelo. Em seguida, compartilharemos a receita básica.

Ingredientes

Para preparar o xampu caseiro, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • ½ xícara de gel de babosa (125 ml)
  • 1 xícara de glicerina líquida natural (250 ml)
  • 1 colher de sopa de suco de limão (15 ml)
  • ½ colher de sopa de óleo de coco (8 ml)
  • 15 gotas do óleo essencial anti-caspa escolhido

Preparo

  • Para fazer este xampu caseiro, basta misturar todos os ingredientes em uma garrafa e agitar bem. Mas, atenção, sempre que for usá-lo, mexa-o novamente.
  • Se o óleo de coco estiver sólido, coloque-o em banho-maria até derreter. Assim, já estará pronto para misturar com o restante dos ingredientes.

Que óleo essencial adicionar ao meu xampu para acabar com a caspa?

óleos essenciais para caspa

Todos os óleos essenciais que vamos propor em seguida podem te ajudar a combater a caspa. No entanto, cada um deles fornece propriedades diferentes, e por isso devem ser escolhidos com base em cada tipo de cabelo.

Os óleos essenciais devem ser sempre puros. Em seu rótulo, devemos encontrar o nome em latim. Caso contrário, podem ser essências sintéticas sem nenhuma propriedade para eliminar a caspa.

1. Óleo essencial de Tea Tree, ou árvore-do-chá para acabar com a caspa

A árvore do chá é um dos óleos mais populares para combater todos os tipos de infecções. Em casos de caspas oleosas, geralmente elas estão relacionadas a um fungo. Por isso, este é um óleo muito eficaz para eliminá-las.

Seu cheiro é um pouco forte, por isso recomendamos misturá-lo com um dos seguintes óleos mais aromáticos. Por fim, mas não menos importante, evite o contato direto este óleo essencial com os olhos.

2. Menta contra a caspa

A menta é ideal para todos os tipos de caspa, mas especialmente para aquela caracterizada por um excesso de sebo. Além disso, proporciona frescor e alivia a coceira.

Este óleo também é um bom remédio para estimular o couro cabeludo e evitar a perda de cabelo. Portanto, pode ser um xampu muito adequado para todos.

Descubra: Faça um higienizador de aloe vera e lavanda para mãos

3. Lavanda

A lavanda é um óleo essencial para tudo, graças às suas múltiplas propriedades. É antisséptica e calmante, e também se destaca pelo seu aroma delicioso e relaxante. É ideal para a caspa seca e oleosa.

Além disso, este óleo não possui apenas essas virtudes medicinais, mas também tem a capacidade de potencializar o efeito de outros óleos. Por isso, podemos combiná-lo com qualquer um dos outros óleos que são propostos aqui.

4. Os óleos essenciais cítricos também são incríveis contra a caspa

Todos os óleos cítricos (limão, laranja, toranja, tangerina, lima) nos ajudam a regular o sebo, combater a caspa gordurosa e oferecer muito brilho ao cabelo.

Além disso, esses óleos essenciais têm um cheiro delicioso e, de acordo com a aromaterapia, contribuem para melhorar nosso humor. De fato, suas propriedades antidepressivas se destacam.

  • Satchell, A. C., Saurajen, A., Bell, C., & Barnetson, R. S. C. (2002). Treatment of dandruff with 5% tea tree oil shampoo. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1067/mjd.2002.122734
  • Bulmer, A. C., & Bulmer, G. S. (1999). The antifungal action of dandruff shampoos. Mycopathologia. https://doi.org/10.1023/A:1007132830164
  • Gavazzoni Dias, M. F., Pichler, J., Adriano, A., Cecato, P., & de Almeida, A. (2014). The shampoo pH can affect the hair: Myth or Reality? International Journal of Trichology. https://doi.org/10.4103/0974-7753.139078
  • Lodén, M., & Wessman, C. (2000). The antidandruff efficacy of a shampoo containing piroctone olamine and salicylic acid in comparison to that of a zinc pyrithione shampoo. International Journal of Cosmetic Science. https://doi.org/10.1046/j.1467-2494.2000.00024.x