Faça um higienizador de aloe vera e lavanda para mãos

· 12 de janeiro de 2019
O higienizador de aloe vera e lavanda é uma opção natural muito eficaz para manter uma higiene contínua das mãos, quando não temos água por perto.

Está se tornando cada vez mais frequente o uso de higienizadores de mãos para combater os germes patógenos. No entanto, a maioria deles contém muito álcool, que resseca as mãos, além de outros produtos químicos. Por este motivo, recomendamos elaborar o nosso próprio higienizador de aloe vera e lavanda.

Neste artigo compartilhamos uma receita simples para fazê-lo em casa. Tanto a aloe vera como a lavanda são ingredientes medicinais que, além de prevenir infecções, também fornecem outras propriedades para a saúde da pele.

Aloe vera

A aloe vera, ou babosa, é uma planta medicinal que devemos ter sempre ao nosso alcance, graças às suas múltiplas propriedades para tratar diferentes problemas. Na verdade, é muito benéfica no tratamento interno de alguns distúrbios, e também é um remédio eficaz para aplicar sobre a pele.

As vantagens que esta planta apresenta são resumidas em suas virtudes cicatrizantes, calmantes, hidratantes, antioxidantes e regenerativas. Desta forma, é muito eficaz no tratamento de feridas, queimaduras, eczemas, picadas, rugas, acne, etc.

Para tornar este higienizador natural, a aloe vera é o melhor ingrediente principal, graças à sua textura lubrificante e refrescante, sem ser oleosa. Além disso, combina muito bem com qualquer ingrediente. Nesse sentido, a aloe vera combate infecções por vírus e fungos, graças ao seu poder antisséptico. 

Leia também: Combata a queda de cabelo com este tratamento de aloe vera e leite de coco

A lavanda

Higienizador de aloe vera e lavanda para as mãos

A lavanda é uma planta medicinal e aromática muito popular em cosméticos caseiros e naturais, graças às suas propriedades terapêuticas, e ao seu aroma delicioso e relaxante. A partir de sua característica flor violeta extrai-se um óleo essencial, que é imprescindível na maioria dos tratamentos naturais. Também é usado em muitos produtos de higiene e limpeza.

O óleo essencial de lavanda pode ser usado externamente, combinado com outros ingredientes, e também sozinho. Sua principal virtude é prevenir e combater infecções da pele.

No entanto, é também um grande relaxante, ideal para casos de nervosismo e estresse. Ao mesmo tempo, revitaliza a pele, facilita a cicatrização de feridas e lesões, e acalma a inflamação e a dor.

Higienizador de aloe vera e lavanda

Ingredientes

Para elaborar este higienizador de aloe vera e lavanda teremos que usar os seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de gel de aloe vera (babosa) (250 ml)
  • 30 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal (coco, azeite de oliva ou amêndoa) (45 ml)

Informação importante

Podemos comprar o gel de aloe vera e, nesse caso, recomendamos que tenha pelo menos 95% deste ingrediente. No caso de extrairmos a gelatina da planta, devemos ter em mente que teremos que mantê-la na geladeira. Também podemos fazer metade da quantidade, se não formos usá-lo diariamente.

O óleo vegetal não é essencial, uma vez que os principais ingredientes desta loção são o gel de aloe vera e a lavanda. No entanto, se adicionarmos um óleo, também obteremos um creme nutritivo, a fim de manter as mãos hidratadas e ao mesmo tempo limpas.

Além disso, o óleo de coco também adicionará suas propriedades antibacterianas. Desta forma, obtemos um produto mais completo e curativo.

Preparação

Preparação do higienizador de aloe vera e lavanda para as mãos

  • Se formos usar o gel de aloe vera extraído da planta, teremos que descascar a folha e eliminar a seiva amarela, que a separa da gelatina. Este líquido é muito forte e pode ser irritante, por isso vamos lavar bem o gel. Depois, vamos batê-lo e coá-lo.
  • Logo depois, misture o gel de aloe vera com o óleo essencial de lavanda, e óleo de coco. Emulsione bem, para que os componentes sejam integrados.
  • Finalmente, guarde em um frasco hermeticamente fechado. Se o aloe vera for natural, vamos mantê-lo na geladeira.

Leia também: Como fazer pastilhas de bicarbonato de sódio para desinfetar o vaso sanitário

Como usá-lo?

  • Podemos usar este higienizador de aloe vera e lavanda sempre que quisermos ter as mãos limpas. Por exemplo, quando chegamos em casa, depois de acariciar nossos animais de estimação, antes de brincar com crianças pequenas, etc.
  • Também podemos usar este produto para limpar algumas superfícies delicadas.
  • Assim também, graças às propriedades relaxantes da lavanda, esta loção também é relaxante. Portanto, é uma boa opção para uma massagem antes de dormir, e também para as crianças.
  • Ao mesmo tempo, e graças também ao poder anti-inflamatório do gel de aloe vera, é muito apropriado para ser aplicado depois de uma picada ou queimadura.