Embalagens de plástico… Como reutilizá-las?

· 2 de abril de 2019
O plástico é um dos materiais que podemos reutilizar de várias maneiras diferentes para ajudar a combater a contaminação ambiental. Hoje vamos compartilhar aqui algumas ideias simples para você aproveitar.

O plástico se tornou um dos materiais mais utilizados da história. Ainda que atualmente existam propostas para reduzir o seu uso, uma grande quantidade de produtos segue utilizando-o como matéria prima de suas embalagens.

Essa situação exerce uma grande influência na contaminação ambiental, pois seu uso em média nos lares é descomunal. Além disso, boa parte vai para o lixo, já que muitas pessoas não sabem que é possível reutilizar o plástico de várias formas diferentes.

O mais preocupante é que o plástico está causando um impacto negativo sobre os recursos naturais, pois não é biodegradável e afeta tanto a água, como a flora e a fauna. Por esse motivo, a tendência é que a reutilização não seja apenas uma moda, mas uma necessidade.

Como é possível apoiar esse movimento? Na verdade, é bem simples. Você pode começar a se informar agora mesmo sobre como aproveitar melhor as embalagens que se acumulam na sua casa. A seguir, vamos compartilhar algumas ideias interessantes que você pode colocar em prática.

Ideias para reutilizar as embalagens de plásticos que se acumulam em casa

Há alguns anos, várias ideias para reutilizar as embalagens de plástico vêm surgindo. Mesmo que muitas campanhas sejam feitas para obrigar as indústrias a mudar seus materiais de fabricação, ainda há uma grande quantidade de plástico se acumulando nas residências.

Embora existam organizações responsáveis pela reciclagem, muitas pessoas preferem fazer artesanatos para aproveitar melhor esse material. E, sem precisar investir muito tempo, uma garrafa simples pode se tornar um elemento muito útil para a casa. Como?

Não deixe de ler: Ideias para reciclar potes de vidro

Vasos de flores

Vasos de flores feitos de embalagens de plástico

Há dezenas de alternativas para criar belos vasos de flores com as garrafas e os galões de plástico que você tem em casa. Você vai precisar de apenas um pouco de criatividade para decorá-los de maneiras diferentes. Lembre-se de fazer alguns furos no fundo para que a água seja drenada.

Alimentador para pássaros

Comedouro feito de embalagens de plástico

Com um simples recipiente de plástico, você pode fazer um ótimo alimentador de pássaros que também ajudará a decorar o jardim. Basta fazer vários furos em uma garrafa média e, em seguida, inserir uma colher ou vara de madeira. Os pássaros chegarão sozinhos!

Dispensador de doces

Guarda doces fieto de embalagens de plástico

Está pensando em fazer uma festa ou reunião? Não deixe de fazer este belo dispensador de doces de plástico. Você só precisa recordar o fundo em formato de flor das garrafas de refrigerante e decorar as bordas com fitas coloridas.

Embalagens com zíper

Estojo feito com embalagens de plástico

Ao unir as partes inferiores das garrafas de plástico, você pode fazer uma bolsa com zíper para guardar acessórios. Além disso, também pode escolher o tamanho de sua preferência ou, se quiser, pode usar a bolsa como porta-moedas. Fica incrível!

Dispensador de comida para animais de estimação

Comedouro feito de embalagens de plástico

Em vez de gastar dinheiro com um recipiente para servir a ração dos seus animais de estimação, use um par de garrafas grandes de plástico e faça um incrível dispensador de alimentos. Se quiser dar um toque decorativo, pinte-o ou cole alguns adesivos com desenhos de animais.

Lixeira ou cesto de papel

Lixeira feita de embalagens de plástico

Em vez de jogar as garrafas plásticas no lixo, transforme-as na própria lixeira. Embora exija um pouco mais de tempo, é um artesanato que vale a pena. Junte várias embalagens do mesmo tamanho até obter o formato da lixeira. Feito isso, coloque o saco de lixo sobre ela.

Castiçais

Castiçais feitos de embalagens de plástico

Uma forma simples e interessante de reutilizar as embalagens de plástico é fazer belos castiçais. A primeira opção é usar os bicos das garrafas para encaixar as velas. Outra alternativa é usar o fundo das garrafas para usar velas mais grossas.

Confira também: 8 maneiras de reduzir o uso de plástico em sua casa

Porta escova de dentes

Porta escova de dentes feito com embalagens de plástico

Suas escovas de dentes estão jogadas no banheiro? Use a reutilização para resolver esse problema! Ao juntar vários bicos de garrafas plásticas, você pode fazer um porta escovas de dente interessante e diferente. Naturalmente, nós aconselhamos que você faça alguns furos no fundo para que a água não se acumule.

Recipientes de uso geral

Cestos para pregador de roupa com embalagens de plástico

As garrafas ou frascos de plástico maiores podem se transformar em recipientes de uso geral, como cestos. O mais importante é usar a sua criatividade para decorar da forma que desejar. Ao final, você pode usar seus recipientes para fazer compras ou armazenar alimentos.

Revisteiro

Revisteiro com embalagens de plástico

Esse é o momento de organizar todas as revistas que estão no seu escritório ou biblioteca. Com galões de plástico, como os usados para armazenar produtos de limpeza, é possível fazer um ótimo revisteiro. Que tal?

Há muitos artesanatos interessantes para reutilizar as embalagens de plástico que se acumulam em casa.  Você só precisa investir um pouco de tempo e criatividade para produzir belos acessórios com o material.