8 maneiras de reduzir o uso de plástico em sua casa

· 20 de março de 2019
Com pequenas ações diárias, todos nós podemos contribuir para reduzir os danos consideráveis ​​que o nosso planeta está sofrendo. A seguir, falaremos como começar em sua casa.

O plástico é um dos elementos mais contaminantes atualmente. Infelizmente, é também o mais presente em muitos cantos do mundo. Como resultado disso, várias campanhas de conscientização destinadas a ensinar a como reduzir o uso de plástico em sua casa foram iniciadas em vários países. Você sabe como fazer isso?

O nível de poluição sofrido pelo planeta chegou a tal extremo que existem até ilhas cheias de lixo. Sim, isso mesmo que você leu: entre a costa da Califórnia e o Havaí, precisamente na Ilha Wale, 79 toneladas de lixo tóxico são armazenadas.

Além disso, as previsões não são animadoras. Especialistas dizem que até 2025, os 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos jogados nos oceanos anualmente crescerão pelo menos 22%. Definitivamente, é hora de fazer alguma coisa a respeito.

É claro que as ações mais importantes devem vir de governos e empresas multinacionais, provavelmente as mais responsáveis ​​por essa crise. No entanto, também podemos começar com pequenas mudanças em nossa casa.

Aqui estão oito maneiras simples de reduzir o uso de plástico em casa. Seria maravilhoso pensar nas gerações futuras e nos esforçarmos para deixarmos um planeta melhor.

Confira também: 5 ideias para reciclar garrafas de plástico

8 maneiras de reduzir o uso de plástico em sua casa

1. Para reduzir o uso de plástico, leve a sua própria sacola para fazer compras

Muitas cidades ao redor do mundo adotaram a decisão de proibir os comerciantes de entregar suas mercadorias em sacolas plásticas. Sim, é uma legislação um pouco chata para os cidadãos, mas é principalmente devido ao fato de que nos tornamos mal-acostumados.

Com o tempo, você se acostumará a carregar sua própria sacola reciclável. Além disso, você pode inflar seu peito dizendo que está fazendo bem ao planeta. Se você não puder pagar por uma bolsa, leve várias de casa ou carregue alguns produtos em uma mochila, bolsa ou carrinho.

Para reduzir o uso de plástico, use bolsas de supermercado

2. Evite utensílios de plástico

Se você come no escritório ou no seu local de trabalho, não é mais conveniente deixar um par de talheres de metal para cada vez que você precisar deles? Isso evitaria o uso de materiais descartáveis, que constituem uma grande porcentagem de lixo plástico.

3. Garrafas reutilizáveis

O consumo de água também é um item no qual você pode reduzir o uso de plástico em sua casa. Como? Primeiro, em vez de comprar garrafas plásticas de água engarrafada toda semana, use squeezes ou até mesmo garrafas recarregáveis. Mas tenha cuidado, lembre-se de que existem alguns tipos de garrafas que não devem ser reutilizadas porque acumulam bactérias.

Por outro lado, também é positivo que você consuma água do filtro, sem a necessidade de comprar garrafas.

4. Limite os alimentos embalados em plástico

Muitos produtos vêm em embalagens plásticas; seria melhor evitá-los e dar preferência ao papelão ou vidro, que são mais fáceis de reciclar. De fato, várias marcas estão deixando de lado o plástico para oferecer embalagens mais amigáveis ao meio ambiente.

5. Evite outros produtos descartáveis

No dia a dia, usamos muitos produtos descartáveis, mesmo sem perceber. Por exemplo, lâminas de barbear, pregadores de roupa, fraldas – esses produtos demoram quase 500 anos para se decompor -, cápsulas de café, tupperware e os talheres já mencionados.

Tudo bem se você recorrer a eles quando estiver com pressa. No entanto, se você costuma usá-los diariamente, é preciso pensar em corrigir esse hábito.

Não deixe de ler: Como fazer porta-revistas com materiais reciclados

Não jogue plástico no mar

6. Faça sucos caseiros para reduzir o uso de plástico

Você deve ter notado que a grande maioria dos sucos de frutas vem em recipientes ou garrafas de plástico. Por que não fazê-los em casa? Além de economizar dinheiro, você também estará beneficiando sua saúde e a do planeta.

De fato, você também pode adotar essa posição com muitos outros produtos. Por exemplo, fazer sabonetes caseiros, cremes para cuidados com o corpo e até mesmo ter sua própria horta. Com este último passo, você evitará os sacos de plástico com os quais os legumes são embrulhados.

Como você pode ver, em nossa vida cotidiana, acabamos desperdiçando demais, embora não tenhamos a menor intenção de ser assim. O bom é que ainda temos tempo de corrigir esse hábito para ter um ambiente mais amigável ecologicamente. Reduzir o uso de plástico em sua casa é um excelente primeiro passo.

  • Derraik, J. G. B. (2002). The pollution of the marine environment by plastic debris: A review. Marine Pollution Bulletin. https://doi.org/10.1016/S0025-326X(02)00220-5
  • Eriksen, M., Lebreton, L. C. M., Carson, H. S., Thiel, M., Moore, C. J., Borerro, J. C., … Reisser, J. (2014). Plastic Pollution in the World’s Oceans: More than 5 Trillion Plastic Pieces Weighing over 250,000 Tons Afloat at Sea. PLoS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0111913
  • Eriksen, M., Maximenko, N., Thiel, M., Cummins, A., Lattin, G., Wilson, S., … Rifman, S. (2013). Plastic pollution in the South Pacific subtropical gyre. Marine Pollution Bulletin. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2012.12.021
  • Van Cauwenberghe, L., Vanreusel, A., Mees, J., & Janssen, C. R. (2013). Microplastic pollution in deep-sea sediments. Environmental Pollution. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2013.08.013
  • Xanthos, D., & Walker, T. R. (2017). International policies to reduce plastic marine pollution from single-use plastics (plastic bags and microbeads): A review. Marine Pollution Bulletin. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2017.02.048