Como fazer um remédio de cítricos para aumentar as defesas

· 8 de setembro de 2018
Hoje ensinaremos você a preparar um xarope caseiro à base de cítricos para prevenir doenças ou para combater os primeiros sintomas de alguma gripe ou resfriado. Experimente!

Muitas vezes sentimos que precisamos aumentar as defesas de nosso organismo para prevenir doenças ou para combater os primeiros sintomas de alguma gripe ou resfriado. Isso acontece quando nosso sistema imunológico se enfraquece por culpa dos transtornos nervosos, má alimentação, mudanças de estação, etc.

Neste artigo compartilharemos um remédio de cítricos que nos ajudará a aumentar as defesas. Graças às propriedades curativas do limão, da laranja e da toranja poderemos preparar um delicioso e efetivo xarope caseiro. Prove-o e notará seus benefícios desde o começo!

Aumentar as defesas de forma natural

Nosso sistema imunológico é o que se encarrega de nos defender dos patógenos que nos causam doenças: vírus, bactérias, fungos e parasitas. Se tivermos boas defesas, ainda que nos exponhamos a estes germes, não adoeceremos.

Aumentar as defesas é fundamental para viver de forma saudável. Além disso, podemos consegui-lo de forma natural, com a ajuda de alimentos e suplementos com propriedades medicinais. Deste modo, também evitaremos tomar tantos medicamentos que podem desencadear efeitos adversos para a saúde.

O poder dos cítricos

O limão

O limão é o cítrico que podemos adicionar a qualquer prato, pois combina com qualquer alimento. Antes, durante e depois das refeições, sozinho ou adicionado a qualquer receita, o limão potencializa o sabor e facilita a absorção dos nutrientes.

Este cítrico é um poderoso antibiótico natural que combate todo tipo de patógenos. Além disso, equilibra o pH do organismo e melhora a função do fígado, a qual é imprescindível para uma boa saúde.

Água com limão ajuda a aumentar as defesas

A laranja

A laranja é uma das melhores frutas para nos oferecer vitalidade e melhorar nosso humor. De fato, recomenda-se evitar seu consumo à noite porque é muito energética. Além disso, é uma das frutas que mais consumimos quando o frio começa.

Este cítrico é um poderoso antioxidante, graças a sua riqueza em vitamina C, betacaroteno e flavonoides. Portanto, não só é efetiva para aumentar as defesas, mas também para prevenir o envelhecimento precoce.

A toranja

A toranja é uma das melhores frutas para eliminar as toxinas que se acumulam no organismo. Neste sentido, a toranja favorece a função do fígado e da vesícula biliar ao mesmo tempo em que elimina o excesso de líquidos graças ao seu poder diurético.

A maioria das dietas de emagrecimento inclui esta fruta entre seus alimentos favoritos graças a estas virtudes desintoxicantes.

Remédio caseiro

Ingredientes

Para preparar este remédio à base de cítricos precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 1 laranja
  • 1 toranja
  • 2 limões
  • 1 colherzinha de cúrcuma em pó (4 g)
  • 6 colheres de sopa de mel de abelha (150 g)
  • 5 copos de água (1 litro)

Recomendamos conseguir frutas orgânicas para evitar os agrotóxicos. Para este remédio precisaremos usar também suas cascas, já que são muito ricas em nutrientes.

Xarope caseiro para aumentar as defesas

Preparo

Para preparar este xarope caseiro seguiremos os seguintes passos:

  • Triture as frutas, junto com a água.
  • Coloque o líquido obtido em uma panela e ferva junto com a cúrcuma em pó.
  • Adicione o mel de abelha e misture bem.
  • Deixe cozinhar, sem cobrir a panela, até que o líquido fique espesso, entre 30 e 40 minutos.
  • Deixe esfriar e coe.
  • Guarde em um frasco hermético na geladeira durante um máximo de 10 dias.

Como tomar?

Para aumentar as defesas bastará tomar uma colher de sopa deste remédio do seguinte modo:

  • Em jejum.
  • Antes de comer.
  • Antes de jantar.

Diante dos primeiros sintomas de alguma infecção podemos tomar uma colher de sopa por hora. À medida que formos melhorando podemos reduzir a dose de forma progressiva.

Também podemos misturar esse remédio natural com um pouco de água quente, caso você sofra de resfriados ou gripes.