Remédio caseiro de vinagre para a caspa

A caspa é uma condição da pele que causa a descamação do couro cabeludo. Embora não seja grave, pode ser muito incômoda para quem sofre com ela. Saiba mais sobre este remédio de vinagre para melhorar essa condição.
Remédio caseiro de vinagre para a caspa

Última atualização: 15 Janeiro, 2021

O vinagre é usado para temperar saladas em cozinhas de todo o mundo. No entanto, devemos saber que ele também pode ter certas propriedades benéficas para o cabelo. Hoje, falaremos especificamente sobre a possibilidade de usar o vinagre de maçã como um remédio natural para tratar a caspa.

Esse líquido de sabor azedo, que é produzido como resultado da fermentação acética do álcool, já foi prescrito ao longo da história para tratar diferentes doenças e sintomas. 

Vinagre de maçã: um remédio eficaz para a caspa?

Você já notou pequenos pontos brancos em suas roupas escuras? A caspa, também conhecida como pitiríase, é um problema comum que afeta o couro cabeludo e causa descamaçãoEmbora não seja uma doença grave, pode ser embaraçosa e difícil de tratar.

De acordo com uma publicação da Mayo Clinic, os sinais e sintomas podem se intensificar devido ao estresse. Geralmente são mais comuns nas estações secas e frias. Quanto às causas, são citadas as seguintes:

  • Pele irritada, oleosa ou seca.
  • Não lavar o cabelo o suficiente.
  • Presença de um fungo conhecido como malassezia. Ele se alimenta dos óleos presentes no couro cabeludo da maioria dos adultos.
  • Dermatite de contato: surge a partir do uso de certos produtos para os cabelos.
  • Outras doenças de pele, como psoríase e eczema.

Aparentemente, essa condição poderia ser controlada com o remédio caseiro à base de vinagre de maçã que compartilharemos abaixo. Dados anedóticos sugerem que seu uso pode reduzir a descamação e aliviar os sintomas associados a esse problema.

Embora não haja evidências científicas para apoiar seus efeitos no tratamento da caspa, um artigo na Natural Product Research indica que este produto tem um potencial antimicrobiano, limitando assim o crescimento de certas bactérias e fungos.

Homem com caspa na roupa
A caspa é uma descamação do couro cabeludo causada por um fungo colonizador.

Como usar este remédio caseiro com vinagre para tratar a caspa?

Embora, como mencionamos, não existam estudos que comprovem a eficácia do vinagre no controle da caspa, você mesmo pode verificar os resultados, visto que seu uso é considerado seguro. Para desfrutar dos benefícios deste remédio caseiro, você deve levar em consideração as seguintes etapas:

  • Para começar, dilua meia xícara de vinagre de maçã em uma xícara e meia de água morna.
  • Lave o cabelo com xampu e enxágue normalmente.
  • Aplique o vinagre em todo o couro cabeludo com a ajuda de um algodão e massageie suavemente por cerca de 3 a 5 minutos.
  • Deixe secar naturalmente.
  • Se julgar necessário, use condicionador.
  • Você pode repetir esse processo todos os dias até notar uma melhora nos sintomas.

Você pode se interessar: Tratamento com ovo para caspa no cabelo

Outros remédios alternativos para a caspa

A coceira e a descamação características da caspa podem ser controladas na maioria dos casos. Existem várias alternativas de xampu anticaspa no mercado que ajudam a reduzir o acúmulo de óleo e células mortas da pele. Você pode ter que testar mais de uma opção para encontrar a certa para o seu caso.

Além disso, existem outras medidas que podem reduzir os sintomas dessa condição. Portanto, se você sofre desse problema de pele, também pode tentar o seguinte:

  • Gerenciar o estresse: quando possível, é importante aprender a controlar as emoções negativas, pois elas podem afetar a saúde geral. Embora pareça estranho, isso também pode piorar os sintomas da caspa.
  • Mantenha uma dieta balanceada: incluir zinco suficiente, vitaminas do complexo B e certos tipos de gorduras em sua dieta pode ajudar a prevenir a caspa.
  • Lave o cabelo com xampu com frequência: se você tem couro cabeludo oleoso, lavar o cabelo todos os dias ajuda a soltar as escamas. Para fazer isso, massageie suavemente a área e enxágue com cuidado.
  • Limite os produtos para o cuidado do cabelo: os produtos para pentear podem se acumular no cabelo e no couro cabeludo, tornando-os mais oleosos.

O uso do óleo de melaleuca também tem efeitos positivos no controle desse problema. Isso ocorre graças às suas propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas. No entanto, esta alternativa causa irritação em pessoas com pele sensível.

Mulher com caspa caída no casaco
Não há fórmulas mágicas para a caspa, mas você pode combinar essas abordagens com diferentes remédios naturais.

Possíveis efeitos colaterais

Não se esqueça de que é importante acompanhar os resultados do uso do vinagre de maçã ou qualquer outro remédio para a caspa. Alguns produtos podem piorar os sintomas.

O vinagre, por ser uma substância muito ácida, pode causar queimaduras quando aplicado na pele. Nesse caso, é melhor interromper seu uso e consultar um médico para encontrar o tratamento adequado de acordo com o caso.

Por fim, vale ressaltar que, muitas vezes, a caspa exige uma abordagem a partir de diferentes frentes de ação. Portanto, deve ficar claro que o vinagre não é uma solução mágica para o problema, e sim mais uma opção.

Pode interessar a você...
Como combater fungos nos pés com aloe vera
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como combater fungos nos pés com aloe vera

A babosa é um excelente anti-fúngico, 100% natural e livre de contra-indicações. Aprenda como combater fungos nos pés com aloe vera.



  • Clínica Mayo. Caspas. (2019). Recuperado el 12 de agosto de 2020. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/dandruff/symptoms-causes/syc-20353850
  • Gopal J, Anthonydhason V, Muthu M, et al. Authenticating apple cider vinegar’s home remedy claims: antibacterial, antifungal, antiviral properties and cytotoxicity aspect. Nat Prod Res. 2019;33(6):906-910. doi:10.1080/14786419.2017.1413567
  • Bonifaz, Alexandro, et al. “Estudio comparativo de dos esquemas de tratamiento para dermatitis seborreica capitis con champú de ciclopiroxolamina/piritionato de zinc/keluamida (CPO/PZ/K).” Dermatología cosmética, médica y quirúrgica 13.3 (2015): 188-193.
  • Torres, E., R. Arenas, and C. Atoche-Diéguez. “Infecciones causadas por el género Malassezia.” Med Cutan Iber Lat Am 36.6 (2008): 265-284.
  • Laborda, P., P. Zaballos, and A. Garrido. “Semiologia de la dermatosis de cuero cabelludo.” Revista de Medicina integral (2011).
  • Chunata Sánchez, Lidia Mariela. Tratamiento de la Pityriasis Capitis del Cuero Cabelludo Producida por Malassezia globosa con Sampoo de Romero (Rosmarinus officinalis). BS thesis. 2012.