Tratamento com ovo para caspa no cabelo

12 de setembro de 2019
Graças à contribuição dos nutrientes do ovo, podemos usá-lo para combater diferentes condições capilares, como secura do couro cabeludo ou formação de caspa, sem recorrer a produtos químicos agressivos.

A caspa afeta a homens e mulheres, pode surgir a qualquer momento e em todos os tipos de cabelo, mas também existe um tratamento com ovo para caspa no cabelo natural e eficaz que iremos explicar nesse artigo.

Em geral, atualmente as suas causas exatas são desconhecidas. No entanto, alguns fatores podem favorecer a sua formação como, por exemplo, estresse, fadiga, poluição, alteração hormonal ou uso de produtos capilares que não são adequados.

Felizmente, a caspa pode ser controlada e tratada naturalmente. Além da tortura emocional, ela também causará irritação e vermelhidão no couro cabeludo. Algumas pessoas com episódios de caspa grave podem ter problemas sociais ou baixa autoestima. No entanto, a maioria dos problemas de caspa pode ser tratada em casa com remédios naturais.

O que é caspa no cabelo?

Caspa no cabelo

Primeiramente, antes de encontrar o tratamento certo, é necessário entender o que é a caspa. É preciso saber que todos os meses, a pele do couro cabeludo se renova. Esse processo remove as células mortas da pele de uma maneira completamente invisível.

No entanto, um fungo não contagioso chamado Malassezia pode se proliferar e causar uma interrupção da renovação celular. Consequentemente, as células mortas se multiplicam muito rapidamente e não têm mais tempo para se separar gradualmente. Assim, elas se acumulam, concentram-se na forma de caspa na superfície do couro cabeludo e isso causa sua formação.

Nesse ponto, é necessário diferenciar, no cabelo, a caspa oleosa da seca. A seca, que aparece no couro cabeludo seco e desidratado, é mais simples. Quanto à oleosa, é difícil de tratar porque adere às raízes e forma manchas amareladas, favorecendo o desenvolvimento de bactérias. A caspa às vezes causa coceira intensa, devido a inflamação.

Tratamento com ovo para caspa no cabelo

Para tratar a caspa, é claramente aconselhável preferir meios naturais em vez de químicos ou artificiais. Alguns ingredientes naturais caseiros como, por exemplo, o ovo, podem eliminar a caspa do cabelo sem causar danos.

Certamente, os ovos são ricos em vitaminas, minerais e proteínas essenciais para fortalecer seu cabelo. Além disso, os ácidos graxos e a vitamina A presentes na gema ajudam, entre outras coisas, na produção de sebo, além de permitir o controle da caspa e impedir a secagem do couro cabeludo.

Você pode fazer uma máscara básica de ovo, mas os efeitos positivos dos ovos podem ser melhorados adicionando outros ingredientes naturais à máscara. Sugerimos a adição de óleos essenciais para esconder o cheiro ou uma colher de sopa de vinagre para melhorar sua eficácia. Aqui vai um remédio muito fácil que te ajudará a acabar com a caspa.

1. Tratamento com ovo para caspa no cabelo em forma de xampu

Coceira no couro cabeludo devido à caspa

Ingredientes

  • 1 ovo

Não perca também: Coceira no couro cabeludo: remédios para aliviá-la

O que fazer?

  • Simplesmente, molhe o cabelo com água fria e aplicar o ovo no comprimento e nas raízes.
  • Em seguida, deixe por alguns minutos e sempre lave com água fria.
  • Depois, você deve aplicar a seguinte máscara caseira à base de ovo.

2. Tratamento com ovo para caspa no cabelo em forma de máscara

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de iogurte natural (45 ml)
  • 1 gema de ovo batida
  • Algumas gotas de um óleo essencial de sua escolha (alecrim, lavanda e camomila são os melhores óleos essenciais para esse tipo de tratamento).
  • Vinagre de maçã (quantidade necessária)
  • Água (quantidade necessária)

Descubra ademais: Como preparar um condicionador de ervas e vinagre para fortalecer o cabelo

O que fazer?

  • Primeiramente, misture 3 colheres de sopa de iogurte natural e 1 gema de ovo batida. O iogurte tem propriedades antibacterianas, enquanto o ovo é rico em vitamina A, o que ajuda a fazer a caspa desaparecer.

Nota: Se você sofre de alergias ou está grávida, não hesite em consultar o seu médico antes de aplicar óleos essenciais no couro cabeludo.

  • Em seguida, deixe a mistura por 20 minutos e enxágue o cabelo com água morna. Não esqueça que, para tornar esse tratamento mais eficaz, deve-se misturar partes iguais de água e vinagre de maçã.
  • Recomendamos que você coloque o resultado em um frasco de spray. Assim, a aplicação será mais fácil para os cabelos e principalmente para o couro cabeludo.

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Portanto, é um produto perfeito não apenas para tratar o desconforto associado à caspa, mas também ao excesso de bactérias e fungos que promovem sua reprodução no cabelo.

  • Por fim, você deve borrifar esta mistura e deixá-la agir por cerca de 20 minutos. Depois, lave o cabelo novamente com água morna para obter melhores resultados.

Como você pode ver, os ovos são uma ótima maneira de tratar a caspa. Portanto, considere que vale a pena tentar esse remédio, já que você não arriscará nada. Por fim, antes de correr para a farmácia para comprar produtos anticaspa, é sempre aconselhável experimentar esses tipos de tratamentos naturais.