Tratamento com ovo para caspa no cabelo

O ovo é um ingrediente natural com benefícios para os cabelos. Embora a caspa deva ser tratada de acordo com as recomendações do dermatologista, podemos usar esse ingrediente como coadjuvante do tratamento.
Tratamento com ovo para caspa no cabelo

Escrito por Óscar Dorado

Última atualização: 27 maio, 2022

A caspa é caracterizada pela presença de partículas brancas no couro cabeludo. Afeta tanto homens como mulheres, pode surgir a qualquer momento e em todos os tipos de cabelo. Além do aspecto estético, a caspa no cabelo pode causar coceira, desconforto e incômodo.

Em geral, as causas exatas da caspa no seu cabelo são atualmente desconhecidas. No entanto, alguns fatores podem contribuir para a sua aparição, como estresse, fadiga, poluição, alteração hormonal ou o uso de produtos capilares inadequados.

O tratamento anticaspa é essencial, pois a caspa no cabelo pode ser um verdadeiro pesadelo. Na verdade, pode causar danos ao couro cabeludo e ao cabelo, incluindo queda dos fios. Portanto, é aconselhável consultar o dermatologista e seguir suas recomendações.

Por outro lado, como complemento podemos experimentar alguns remédios naturais que, segundo a literatura popular, ajudam a controlar este problema. Neste caso, propomos um tratamento com ovo fácil e barato. Você tem coragem de experimentar?

O que é a caspa no cabelo?

O que é a caspa no cabelo?

Primeiramente, antes de encontrar o tratamento certo, é necessário entender o que é a caspa. É preciso saber que todos os meses, a pele do couro cabeludo se renova. Esse processo remove as células mortas da pele de uma maneira completamente invisível.

No entanto, um fungo não contagioso chamado Malassezia pode se proliferar e causar uma interrupção da renovação celular. Consequentemente, as células mortas se multiplicam muito rapidamente e não têm mais tempo para se separar gradualmente. Assim, elas se acumulam, concentram-se na forma de caspa na superfície do couro cabeludo e isso causa sua formação.

Nesse ponto, é necessário diferenciar, no cabelo, a caspa oleosa da seca. A seca, que aparece no couro cabeludo seco e desidratado, é mais simples. Quanto à gordurosa, é difícil de tratar, pois adere à raiz e forma manchas amareladas, favorecendo o desenvolvimento de bactérias.

Conforme relatado pela Clínica Mayo, a caspa no cabelo às vezes pode causar coceira intensa, causada pela inflamação. Também gera escamas no couro cabeludo, irritações, entre outros incômodos. O que podemos fazer para tratá-la?

Tratamento com ovo para caspa no cabelo

Quando se trata de combater a caspa no cabelo, é muito importante determinar o que está causando o problema. Por isso, além de experimentar os produtos anticaspa existentes no mercadoé aconselhável consultar um dermatologista para uma avaliação. O profissional, após examinar o couro cabeludo, pode sugerir alguns tratamentos.

Por outro lado, encontramos uma série de remédios naturais que, aparentemente, são benéficos contra esse problema. Embora faltem evidências científicas para apoiar sua eficácia, benefícios têm sido descritos na literatura popular. Um exemplo disso é precisamente o ovo.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Medicinal Food , os ovos são benéficos para a saúde do cabelo porque ajudam a interromper a  queda de cabelo e promover um crescimento saudável. Além disso, contêm biotina e proteína, o que ajuda a manter a cabeleira forte.

Por outro lado, uma publicação na BMC Complementary and Alternative Medicine destaca que os ovos podem ajudar a reparar os danos sofridos pelos fios de cabelo. Por isso, podem ser um bom complemento para uma cabeleira forte e cheia.

Agora, não há estudos que relacionem sua aplicação ao alívio da caspa. Apesar disso, na cultura popular, ele tem sido utilizado para esse fim. De qualquer forma, por ser um ingrediente seguro de usar, você pode experimentá-lo sem problemas. Tome nota!

1. Xampu anticaspa caseiro

Coceira no couro cabeludo devido à caspa

Ingredientes

  • 1 ovo

O que fazer?

  • Simplesmente, molhe o cabelo com água fria e aplique o ovo no comprimento e nas raízes.
  • Deixe por alguns minutos e sempre lave com água fria.
  • Depois, você deve aplicar a seguinte máscara caseira à base de ovo.

2. Máscara caseira 

A seguinte máscara anticaspa caseira pode ser aplicada uma vez por semana, se você não sofrer de alergias ou sensibilidade.

Ingredientes

  • 1 gema de ovo batida
  • Água (quantidade necessária)
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural (45 ml)
  • Vinagre de maçã (quantidade necessária)
  • Algumas gotas de um óleo essencial de sua escolha (alecrim, lavanda e camomila são os melhores óleos essenciais para usar no tratamento da caspa).

O que fazer?

  • Misture 3 colheres de sopa de iogurte natural e 1 gema de ovo batida. O iogurte tem propriedades antibacterianas, enquanto o ovo é rico em vitamina A, o que ajuda a fazer a caspa desaparecer.

Nota: xe você sofre de alergias ou está grávida, não hesite em consultar o seu médico antes de aplicar óleos essenciais no couro cabeludo.

  • Deixe a mistura por 20 minutos e enxágue o cabelo com água morna. Não esqueça que, para tornar esse tratamento mais eficaz, deve-se misturar partes iguais de água e vinagre de maçã.
  • Recomendamos que você coloque o resultado em um frasco de spray. Assim, a aplicação será mais fácil para os cabelos e principalmente para o couro cabeludo.
  • Por fim, pulverize esta preparação e deixe-a agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, você deve lavar o cabelo novamente com água morna para obter melhores resultados.

Resumindo

O ovo contém nutrientes saudáveis ​​para o cabelo. No entanto, não há evidências que liguem a sua aplicação à redução da caspa. Em qualquer caso, podemos testá-lo como um adjunto quando estivermos com esse problema. Sozinho ou combinado com outros ingredientes, ele pode ser benéfico.

Se você quiser descobrir maneiras mais eficazes de aliviar a caspa do cabelo, consulte seu dermatologista. Lembre-se de que o tratamento pode variar dependendo da causa e do tipo de cabelo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Piérard-Franchimont, C., Xhauflaire-Uhoda, E., & Piérard, G. E. (2006). Revisiting dandruff. International Journal of Cosmetic Science. https://doi.org/10.1111/j.1467-2494.2006.00326.x
  • Robbins, C. R. (2012). Chemical and Physical Behavior of Human Hair. In Chemical and Physical Behavior of Human Hair. https://doi.org/10.1007/978-3-642-25611-0
  • Nakamura, T., Yamamura, H., Park, K., Pereira, C., Uchida, Y., Horie, N., … Itami, S. (2018). Naturally occurring hair growth peptide: Water-soluble chicken egg yolk peptides stimulate hair growth through induction of vascular endothelial growth factor production. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/jmf.2017.4101

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.