Como preparar um condicionador de ervas e vinagre para fortalecer o cabelo

5 de fevereiro de 2019
Ainda que possamos encontrar produtos comerciais com a mesma finalidade, este condicionador à base de ervas nos permite cuidar do nosso cabelo, favorece o crescimento e evita a queda sem recorrer a químicos.

O condicionador é um dos produtos capilares que não podem faltar dentro da rotina de beleza de todas as mulheres.

Suas propriedades fortalecem os fios do cabelo e, por sua vez, solucionam problemas comuns como o ressecamento, as pontas abertas e a queda excessiva.

Costuma ser usado depois do xampu, ainda que também possa ser utilizado por si só como tratamento alternativo para dar brilho e proteger.

Sua aplicação regular dá ao cabelo um aspecto saudável, porque proporciona uma quantidade significativa de antioxidantes, óleos e aminoácidos essenciais.

Apesar de ser possível encontrá-los em múltiplas apresentações no mercado, também há receitas naturais cujas propriedades oferecem efeitos similares.

Nesta oportunidade queremos compartilhar uma receita com ervas e vinagre para que você beneficie seu cabelo sem gastar demais.

Você vai adorar. Então, vamos lá!

Condicionador à base de ervas e vinagre

O condicionador à base de ervas é um produto alternativo que concentra as propriedades do alecrim com o vinagre para oferecer um completo tratamento capilar.

Seus compostos ativos nutrem as raízes do cabelo e, depois de serem assimilados, criam uma barreira contra problemas como a caspa e a queda excessiva.

Diferentemente de outros produtos com compostos oleosos, esta receita não altera a produção natural de óleos. Além disso, regula a atividade das glândulas sebáceas.

Isto quer dizer que, ainda que não seja cremoso como os outros condicionadores, hidrata e dá brilho, mas sem causar ressecamento ou excesso de produção de gordura.

Veja também: 8 máscaras com mel para o seu cabelo

Benefícios do alecrim para o cabelo

Condicionador com alecrim

O alecrim é uma das plantas mais usadas no que diz respeito à saúde do cabelo.

Suas propriedades antioxidantes promovem a desintoxicação do couro cabeludo. Por outro lado, criam uma barreira protetora contra a ação negativa dos radicais livres.

A absorção de seus nutrientes ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, graças a isso, ativa os folículos pilosos para promover o crescimento do cabelo.

Por outro lado, conta com ativos desinfetantes e antimicóticos que ajudam a controlar o crescimento de fungos e bactérias que se proliferam no couro cabeludo.

Além disso, graças aos seus pigmentos naturais, também é uma boa opção para prevenir a aparição precoce de cabelos brancos.

Benefícios do vinagre para o cabelo

Condicionador com vinagre

O vinagre é um produto natural que se tornou popular nos últimos anos como uma alternativa aos condicionadores vendidos no mercado.

Seus ácidos naturais regulam o pH do couro cabeludo. Por outro lado, selam as cutículas para evitar a queda excessiva.

Estas propriedades evitam as alterações na atividade das glândulas sebáceas e retêm a umidade natural nas raízes do cabelo.

Também conta com substâncias antimicóticas que contribuem para prevenir a formação de caspa ou infecções cutâneas.

Como se fosse pouco, seu uso regular mantêm o cabelo forte, volumoso e livre de problemas como o frizz ou o encrespamento e as pontas abertas.

Recomendamos ler: 9 dicas imprescindíveis para evitar as pontas duplas

Como preparar este condicionador caseiro e natural?

Condicionador de ervas

O preparo deste condicionador à base de ervas é recomendado para aqueles que querem recuperar o brilho e a suavidade do cabelo sem usar produtos agressivos.

Além de ser econômica e fácil de preparar, esta receita reduz a acumulação de resíduos e células mortas que costumam ficar no couro cabeludo.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de alecrim fresco (50 g);
  • 2 xícaras de água (500 ml);
  • 1 xícara de vinagre de cidra de maçã (250 ml);
  • 6 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 6 gotas de óleo essencial de menta.

Preparo

  • Primeiramente, pegue as colheres de sopa de alecrim fresco e misture-as com as duas xícaras de água em uma panela.
  • Logo depois, coloque-o para ferver durante 30 ou 40 minutos em fogo baixo, coberto, para que não se percam as propriedades da erva através do vapor.
  • Passado esse tempo, coe a infusão com uma peneira de malha fina e deixe que o líquido repouse.
  • Assim que estiver à temperatura ambiente, adicione o vinagre e os óleos essenciais.
  • Mexa com um utensílio de madeira e deixe repousar durante 12 horas.
  • Por último, coloque o condicionador em uma garrafa com um borrifador e armazene-o em um lugar fresco e escuro.

Modo de aplicação

  • Depois de lavar o cabelo com seu xampu habitual, separe várias mechas e aplique o produto. Reparta bem fazendo massagens suaves circulares.
  • Deixe secar sem enxaguar e use todos os dias.

Seu cabelo está opaco e sem vida? Anime-se a preparar este produto naturalcomece a dar um aspecto mais saudável aos fios sem usar químicos.

As dicas foram úteis pra você? Então, continue com a gente porque temos mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.

  • Avila-Sosa R, Navarro-Cruz AR, Vera-López O, Dávila-Márquez RM, Melgoza-Palma N, Meza-Pluma R. Romero (Rosmarinus officinalis L.): una revisión de sus usos no culinarios. Ciencia y mar 2011; 15 (43): 23-36. Available at: https://www.umar.mx/revistas/43/0430103.pdf. Accessed 01/09, 2019.
  • González-Muñoz P, Conde-Salazar L, Vañó-Galván S. Dermatitis alérgica de contacto a cosméticos. Actas Dermo-Sifiliográficas 2014; 105 (9): 822-832. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001731014000428. Accessed 01/09, 2019.
  • MedlinePlus. Cambios en el cabello y en las uñas con la edad. 2019. Available at: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/004005.htm. Accessed 01/09, 2019.