Dicas para acabar com a acne

· 13 de janeiro de 2017
A esfoliação é fundamental para manter as costas livres de pele morta e de impurezas que podem obstruir os poros e desenvolver espinhas 

Provavelmente isso lhe aconteceu alguma vez, você queria colocar um vestido com as costas descobertas e se encontrou com o incômodo de todas aquelas marcas de acne na pele.

Como evitar? Pois há remédios naturais que podem ajudar. Descubra a seguir.

As razões pelas quais sofremos acne nas costas são muito diversas. A pele produz muito sebo ou gordura, as células mortas bactérias e sujeira se acumulam até originar os incômodos cravos e espinhas. 

Normalmente é mais doloroso do que as espinhas no rosto, e também mais difíceis de serem eliminadas. Afeta por igual homens e mulheres, e diferentemente da acne no rosto, não está relacionada com a idade, já que podem aparecer em qualquer momento. Veja a seguir alguns simples conselhos.

Como conseguir costas sem acne e sem marcas?

1. Cuidar da limpeza da pele das costas

Mulher exfoliando as cosatas para evitar acne

  • Em seus banhos diários é recomendado prestar atenção especial às costas e em como conseguir uma boa limpeza do local. As esponjas convencionais não costumam ser adequadas, podem acumular bactérias e ser prejudiciais.
  • Utilize uma toalhinha. As esponjas naturais também são boas, nelas podemos aplicar esfoliantes caseiros que recomendaremos a seguir.
  • Utilize sabões suaves e antibacterianos que eliminam o suor, sujeira e excesso de gordura. Principalmente depois de praticar exercício. Fique longe dos sabonetes com perfumes, é melhor algo neutro.

2. A importância da esfoliação

Sustância contra acne

  • Devemos esfoliar as costas pelo menos uma vez por semana para eliminar as células mortas.
  • Um creme esfoliante ideal é o iogurte natural com limão. Por quê? O iogurte contém ácido lático, um dos principais ingredientes encontrado em muitos peelings químicos profissionais.
  • Se adicionarmos ao ácido lático um adstringente natural como o suco de limão, eliminaremos uma maior quantidade de gordura e impurezas. Para isso misture 1/2 xícara de iogurte natural sem gordura, três colheres de suco limão e 1/4 de xícara de farinha. Misture tudo muito bem e aplique sobre a pele seca (você talvez precise de ajuda, mas basta espalhar tudo sobre as costas e deixar como uma máscara durante 15 minutos). Depois, retire com uma ducha de água quente.
  • O uso de sal ou açúcar também é uma técnica boa para esfoliar. O sal deverá ser grosso, sal marinho grosso que pode ser aplicado com a ajuda de uma toalha. Faça pequenas massagens nas costas, especialmente na área onde estão os cravos e espinhas.

3. Eliminar a acne das costas e as manchas

Remédio contra acne

  • O óleo de árvore do chá é um dos antissépticos naturais mais efetivos para tratar a acne na pele. Este pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e também em farmácias. Serve também para atenuar manchas e queimaduras, mas principalmente resolver o problema da acne. Basta empapar um algodão com água, gotejar uma gota de óleo de árvore do chá, e aplicar onde tenha cravos, espinhas ou marcas. Estas desaparecerão de modo efetivo.
  • Outro remédio excelente é o suco de limão. Este suco é ideal para os casos em que a acne deixa manchas na pele. Também para quando o sol deixa rastros em cicatrizes antigas de nossas espinhas. O limão é efetivo, mas vá com cuidado, o melhor é aplicá-lo em um algodão durante a noite, no local da marca. Evite o sol quando aplicar o suco de limão.
  • O mel também dá bons resultados nos casos onde, de repente, uma espinha brota em uma zona determinada das costas. Você pode aplicá-lo durante 10 minutos na zona afetada, depois tomar um banho e, em seguida, aplicar aloe vera (babosa), já que este é um hidratante natural, além de ser um bom cicatrizante.

4. Conselhos gerais para a beleza da pele das costas

Costas livres de acne

  • A acne no corpo costuma aparecer quase sempre nas costas e no peito, onde as glândulas sebáceas são mais ativas e os poros são mais propensos a serem obstruídos por células mortas. Para evitar isso, é recomendado não usar sempre roupas muito justas, deixe que a pele respire.
  • Sempre que tiver suado muito, depois de praticar algum esporte, por exemplo, tome banho rapidamente e faça uma esfoliação, à base de sal, por exemplo, como indicamos anteriormente.
  • Aumente seu consumo de frutas e verduras, em especial aquelas ricas em vitamina B, já que esta ajuda a reduzir a inflamação e curar as feridas.
  • Beba muito líquido, mantenha-se hidratado, pois isso nos livra da acumulação de toxinas no corpo.
  • Evite os alimentos ricos em gordura, como os lácteos, pois podem causar uma obstrução dos poros.