Quais são os produtos lácteos com menos lactose?

A lactose é o açúcar que predomina no leite. Algumas pessoas são intolerantes a ela. Dizemos tudo o que você precisa saber sobre a intolerância à lactose, incluindo quais os produtos lácteos com menos lactose.

A lactose é um dissacarídeo composto por monossacarídeos e galactose. É um carboidrato encontrado no leite de mamíferos. É o açúcar que predomina no leite. 

Quando uma pessoa é intolerante à lactose, isso significa que seu intestino não tem capacidade para digerir e transformar as substâncias que contém, isto é, glicose e galactose. Isso ocorre porque há uma falta de lactase, que é produzida no intestino delgado.

Tipos de intolerância à lactose

Primária: a atividade da lactase diminui fisiologicamente durante a puberdade ou a adolescência.

Secundária: é causada por qualquer dano à mucosa intestinal ou redução da superfície de absorção. Este tipo de doença é transitório e depende de outras doenças, como parasitas ou gastroenterites.

Déficit congênito: o intestino delgado não produz lactase e é evidente a partir da primeira semana de vida.

Leia também: Alimentos ricos em cálcio para intolerantes à lactose

Sintomas

Mulher com dor de estômago pela intolarancia à lactose

É importante levar em conta os sinais comuns que ocorrem após a ingestão de leite, tais como:

Embora a intolerância à lactose seja um problema que afete uma grande porcentagem de pessoas em todo o mundo, não é considerada uma condição séria. Há pessoas que precisam eliminar os produtos lácteos de sua dieta, mas outras simplesmente têm que reduzir o consumo.

Quais são os produtos lácteos com menos lactose?

Iogurte probiótico

Iogurte natural é um produto com menos lactose

Graças ao fato de que o iogurte probiótico passa por um processo de fermentação, a quantidade de lactose é muito menor do que outros produtos lácteos. Entre os seus componentes destacam-se o lactobacilo e o estreptococo, que o tornam um alimento probiótico.

Um iogurte contém aproximadamente 25% menos de lactose, tornando mais fácil digerir para o intolerante. Além disso, bactérias ácidas ajudam a quebrar a enzima. Enquanto isso, fornece as vitaminas, minerais e gorduras necessárias.

Queijo fermentado

O leite pasteurizado não está incluído neste queijo, pois o processo de fermentação é responsável por quebrar a lactose em outros elementos. No entanto, durante o corte da coalhada, a lactose ainda é reduzida. Aqui está a lista dos queijos que você pode consumir:

  • Queijos curados: os queijos que passam por este processo perdem lactose. No entanto, as pessoas que toleram a caseína podem consumi-los sem problemas. Por exemplo: Parmesão ou Gruyer.
  • Queijos semi-maduros: eles contêm lactose, mas em pequenas quantidades. Se eles forem consumidos em pequenas quantidades, podem ser tolerados. Por exemplo: Manchego e Camembert.
  • Queijos frescos: estes queijos contêm cerca de 3% de lactose. Por exemplo: queijo Cottage e Mussarela.

Manteiga

A manteiga é um produto com lactose

Deve-se notar que não é qualquer manteiga, ou seja, tem de ser baixa em lactose, ela deve ser derivada da gordura do leite. Este tipo de emulsão contém cerca de 0,01 gramas de lactose por colher de sopa.

Isso ocorre porque, durante o processo de preparação da manteiga, os componentes aquosos da gordura são separados. Por sua vez, a lactose é uma molécula solúvel em água, o que faz com que seja facilmente eliminada. Portanto, não apresenta qualquer problema para alguém intolerante, a menos que você o consuma em quantidades exageradas.

Não perca: Sinais de intolerância à lactose que você não conhecia

Creme de leite

O creme de leite é composto de bolhas de gordura, que estão à beira do leite cru. Assim, 40% da sua composição é gorda e possui pouca lactose. Mas também é baixo em açúcares. Enquanto isso, ele passa por um processo de centrifugação em que uma certa parte da lactose desaparece.

Recomendações

  • Não pare de consumir produtos lácteos, se assim for, você deve substituir a falta de vitamina D e cálcio para não ter risco de osteoporose.
  • Aumente a ingestão de fibras para promover a digestão.
  • Verifique os rótulos dos produtos e escolha aqueles que não contenham lactose.
  • Preste atenção aos medicamentos, pois existem alguns que contêm lactose para dar-lhes consistência.
  • Inclua na sua dieta: legumes, nozes e soja, porque eles são ricos em cálcio.
  • A lactose é mais tolerada quando consumida na companhia de outros alimentos.
  • Evite sobremesas leiteiras. Melhor faça você mesmo e substitua o leite de vaca por leite de arroz ou aveia.
  • Você pode consumir aveia, arroz, amêndoa ou leite de soja

Em resumo, lembre-se de que, se você apresentar qualquer reação alérgica após o consumo de leite, você deve ir a um especialista, porque é a única maneira de conhecer o grau de intolerância.

Não se automedique!

Recomendados para você