8 dicas simples para tratar o cabelo crespo e rebelde
5 minutos
Com a máscara de aloe vera e coco conseguiremos hidratar nossos cabelos e deixá-los suaves e brilhantes. Iremos retirá-la com água fria para selar as cutículas.
Última atualização: 11 dezembro, 2018
Pode acontecer devido a diversos fatores, desde processos químicos como a tintura ou os mecânicos como a chapinha ou o secador. O certo é que, quando o cabelo está ressecado, tende a sofrer o conhecido “frizz”, que aumenta quando existe umidade. Conheça, neste artigo, dicas simples para tratar o cabelo crespo e rebelde.
Por que o cabelo encrespa?
O cabelo crespo é sinônimo de secura, ou seja, de um déficit em umidade e óleos naturais. A camada exterior da cutícula se torna “áspera”, fazendo com que o cabelo se torne mais poroso, o que permite que as moléculas de umidade do ar se “agarrem” e “cresçam”.
Por isso, as pessoas que vivem em lugares com clima úmido (ou no verão) possuem mais chances de sofrerem este problema. Mas, além disso, é bom saber que existem maneiras de erradicar este problema, já que não se pode culpar somente o clima ou a chuva.
É preciso manter a saúde capilar a todo o momento. Os remédios caseiros são uma excelente opção já que não criam dependência, não apresentam químicos, são mais econômicos e apresentam resultados mais longos (ainda que às vezes possam chegar a tardar em surtir efeito, se comparados com os produtos comprados nas lojas).
O cabelo crespo precisa de cuidados especiais para manterem brilho e hidratação. Nesse caso, remédios caseiros são uma ótima opção.
Remédios caseiros para tratar o cabelo crespo
Vinagre de maçã
Serve para suavizar e nivelar as cutículas do cabelo. Simplesmente aplique o vinagre sobre o cabelo recém-lavado e então penteie com uma escova com dentes largos. Depois, use o condicionador habitual.
Quando for enxaguar, utilize a água mais fria que aguentar, para poder fechar as cutículas e fazer com que o cabelo fique mais suave e brilhante.
Azeite de oliva e ovo
Misture em um recipiente ¼ xícara de azeite de oliva com um ovo inteiro. Aplique no cabelo, deixe atuar por 30 minutos e então lave com shampoo umectante. Depois, use o condicionador habitual.
O azeite de oliva é um excelente emoliente, ajudando a preservar a umidade. Além disso, o ovo conta com um aminoácido natural (chamado de L-cisteína) que ajuda as células a construírem e a repararem os tecidos do cabelo crespo.
Mel
Este enxágue é para fazer depois do uso do shampoo. Basta misturar uma colher de mel puro de abelha em um litro de água. Verta no cabelo já lavado, quando ainda estiver úmido e então utilize o condicionador habitual.
O mel é um umectante natural de excelência, atraindo e retendo as moléculas de água que hidratam o cabelo crespo.
Primeiramente, coloque em duas xícaras de água fervente uma colher de flores de camomila e deixe repousar durante uma hora. Adicione ¼ colher de vinagre de maçã. Lave o cabelo com shampoo e depois aplique a infusão (que deverá estar fria ou morna). Use o condicionador como de costume.
Maionese
Esta máscara capilar deve ser usada uma vez na semana. Ajuda a eliminar a secura e nutre o cabelo e o couro cabeludo. Além disso, traz proteínas para que o cabelo crespo pareça mais saudável.
Para realizá-la, misture ¼ xícara de maionese com um ovo. Aplique sobre o cabelo, deixe atuar meia hora cobrindo com uma toalha ou touca. Retire com shampoo e água quente, depois use o condicionador e termine com água fria.
Abacate e banana
Triture uma banana e a polpa de um abacate. Misture bem e aplique no cabelo. A banana oferece uma grande quantidade de antioxidantes e minerais que ajudam a ter um cabelo mais saudável. Além disso, o abacate contém muitos ácidos graxos para nutri-lo.
Aloe vera e coco
Primeiramente, limpe duas folhas de aloe vera e abra para extrair sua polpa. Coloque em um recipiente. Misture com três colheres de óleo de coco (pode usar azeite de oliva também).
Aplique sobre o cabelo e deixe atuar por 30 minutos, pondo uma touca de banho ou plástico PVC sobre o cabelo. Lave com água abundante e depois use os produtos habituais.
Ambos os ingredientes servem para hidratar seu cabelo, trazendo além de suavidade, brilho.
Banana, óleo e mel
Molhe seu cabelo com água morna e deixe envolto com uma toalha. Esmague duas bananas maduras e adicione uma colher de mel e 5 gotas de óleo de amêndoas ou de oliva.
Quando você tiver uma preparação homogênea, aplique sobre o cabelo cubra com uma touca de banho e deixe atuar 30 minutos. Enxágue bem o cabelo e então lave como de costume.
Utilize um penteado “rabo de cavalo”: lave o cabelo como de costume e utilize uma boa quantidade de condicionador com óleo de coco ou de mamona. Enxágue com água fria e escove com uma escova com dentes largos.
Utilize um prendedor coberto com pano para prender o cabelo, nunca um prendedor de elástico que aperta. Retire quando o cabelo secar.
Para escovar, escolha sempre escovas de cerdas naturais e com dentes separados. Os de plástico eletrizam ainda mais o cabelo crespo e rebelde.
Utilize uma máscara anti-frizz depois de lavar o cabelo e antes de secar. Ainda que não precisamos dizer, não deixe muito tempo a máscara no cabelo, pois isso contribuirá para o encrespamento.
Depois de lavar o cabelo, escove para o lado esquerdo, espere uns minutos e faça para o outro lado. Depois escove normalmente.
Utilize produtos para cabelos secos, como o shampoo e o condicionador.
Evite usar a chapinha ou o secador porque as altas temperaturas queimam, ressecam, endurecem e envelhecem as fibras capilares, o mesmo acontece com as tinturas.
Não toque seu cabelo todo o tempo, somente penteie quando estiver molhado ou úmido.
Não seque com muita força com a tolha porque romperá as cutículas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Simões, R. C., & Sant’Anna, S. R. de. (2010). A Beleza dos Cabelos Crespos e Cacheados: um olhar a partir de uma Comunidade Virtual do Orkut. XXXIV Encontro Da Anpad.
Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.
Assine a nossa newsletter
Selecione entre as 0 categorias das quais você gostaria de receber artigos.