8 dicas simples para tratar o cabelo crespo e rebelde

· 29 de setembro de 2014
Com a máscara de aloe vera e coco conseguiremos hidratar nossos cabelos e deixá-los suaves e brilhantes. Iremos retirá-la com água fria para selar as cutículas.

Pode acontecer devido a diversos fatores, desde processos químicos como a tintura ou os mecânicos como a chapinha ou o secador. O certo é que, quando o cabelo está ressecado, tende a sofrer o conhecido “frizz”, que aumenta quando existe umidade. Conheça, neste artigo, dicas simples para tratar o cabelo crespo e rebelde.

Por que o cabelo encrespa?

O cabelo crespo é sinônimo de secura, ou seja, de um déficit em umidade e óleos naturais. A camada exterior da cutícula se torna “áspera”, fazendo com que o cabelo se torne mais poroso, o que permite que as moléculas de umidade do ar se “agarrem” e “cresçam”.

Por isso, as pessoas que vivem em lugares com clima úmido (ou no verão) possuem mais chances de sofrerem este problema. Mas, além disso, é bom saber que existem maneiras de erradicar este problema, já que não se pode culpar somente o clima ou a chuva.

É preciso manter a saúde capilar a todo o momento. Os remédios caseiros são uma excelente opção já que não criam dependência, não apresentam químicos, são mais econômicos e apresentam resultados mais longos (ainda que às vezes possam chegar a tardar em surtir efeito, se comparados com os produtos comprados nas lojas).

Dicas simples para tratar o cabelo crespo e rebelde

O cabelo crespo precisa de cuidados especiais para manterem brilho e hidratação. Nesse caso, remédios caseiros são uma ótima opção.

Remédios caseiros para tratar o cabelo crespo

Vinagre de maçã

Serve para suavizar e nivelar as cutículas do cabelo. Simplesmente aplique o vinagre sobre o cabelo recém-lavado e então penteie com uma escova com dentes largos. Depois, use o condicionador habitual.

Quando for enxaguar, utilize a água mais fria que aguentar, para poder fechar as cutículas e fazer com que o cabelo fique mais suave e brilhante.

Azeite de oliva e ovo

Misture em um recipiente ¼ xícara de azeite de oliva com um ovo inteiro. Aplique no cabelo, deixe atuar por 30 minutos e então lave com shampoo umectante. Depois, use o condicionador habitual.

O azeite de oliva é um excelente emoliente, ajudando a preservar a umidade. Além disso, o ovo conta com um aminoácido natural (chamado de L-cisteína) que ajuda as células a construírem e a repararem os tecidos do cabelo crespo.

Mel

Este enxágue é para fazer depois do uso do shampoo. Basta misturar uma colher de mel puro de abelha em um litro de água. Verta no cabelo já lavado, quando ainda estiver úmido e então utilize o condicionador habitual.

O mel é um umectante natural de excelência, atraindo e retendo as moléculas de água que hidratam o cabelo crespo.

Mel para tratar o cabelo crespo e rebelde

Leia mais: Como ter um cabelo lindo, saudável e sem frizz?

Camomila

Primeiramente, coloque em duas xícaras de água fervente uma colher de flores de camomila e deixe repousar durante uma hora. Adicione ¼ colher de vinagre de maçã. Lave o cabelo com shampoo e depois aplique a infusão (que deverá estar fria ou morna). Use o condicionador como de costume.

Maionese

Esta máscara capilar deve ser usada uma vez na semana. Ajuda a eliminar a secura e nutre o cabelo e o couro cabeludo. Além disso, traz proteínas para que o cabelo crespo pareça mais saudável.

Para realizá-la, misture ¼ xícara de maionese com um ovo. Aplique sobre o cabelo, deixe atuar meia hora cobrindo com uma toalha ou touca. Retire com shampoo e água quente, depois use o condicionador e termine com água fria.

Abacate e banana

Triture uma banana e a polpa de um abacate. Misture bem e aplique no cabelo. A banana oferece uma grande quantidade de antioxidantes e minerais que ajudam a ter um cabelo mais saudável. Além disso, o abacate contém muitos ácidos graxos para nutri-lo.

Aloe vera e coco

Primeiramente, limpe duas folhas de aloe vera e abra para extrair sua polpa. Coloque em um recipiente. Misture com três colheres de óleo de coco (pode usar azeite de oliva também).

Aplique sobre o cabelo e deixe atuar por 30 minutos, pondo uma touca de banho ou plástico PVC sobre o cabelo. Lave com água abundante e depois use os produtos habituais.

Ambos os ingredientes servem para hidratar seu cabelo, trazendo além de suavidade, brilho.

Óleo de coco para tratar cabelo crespoBanana, óleo e mel

Molhe seu cabelo com água morna e deixe envolto com uma toalha. Esmague duas bananas maduras e adicione uma colher de mel e 5 gotas de óleo de amêndoas ou de oliva.

Quando você tiver uma preparação homogênea, aplique sobre o cabelo cubra com uma touca de banho e deixe atuar 30 minutos. Enxágue bem o cabelo e então lave como de costume.

Conheça: Máscaras hidratantes para cabelos queimados

Dicas para evitar o encrespado do cabelo

  • Utilize um penteado “rabo de cavalo”: lave o cabelo como de costume e utilize uma boa quantidade de condicionador com óleo de coco ou de mamona. Enxágue com água fria e escove com uma escova com dentes largos.
  • Utilize um prendedor coberto com pano para prender o cabelo, nunca um prendedor de elástico que aperta. Retire quando o cabelo secar.
  • Para escovar, escolha sempre escovas de cerdas naturais e com dentes separados. Os de plástico eletrizam ainda mais o cabelo crespo e rebelde.

Tratar o cabelo crespo e rebelde

  • Utilize uma máscara anti-frizz depois de lavar o cabelo e antes de secar. Ainda que não precisamos dizer, não deixe muito tempo a máscara no cabelo, pois isso contribuirá para o encrespamento.
  • Depois de lavar o cabelo, escove para o lado esquerdo, espere uns minutos e faça para o outro lado. Depois escove normalmente.
  • Utilize produtos para cabelos secos, como o shampoo e o condicionador.
  • Evite usar a chapinha ou o secador porque as altas temperaturas queimam, ressecam, endurecem e envelhecem as fibras capilares, o mesmo acontece com as tinturas.
  • Não toque seu cabelo todo o tempo, somente penteie quando estiver molhado ou úmido.
  • Não seque com muita força com a tolha porque romperá as cutículas.
  • Simões, R. C., & Sant’Anna, S. R. de. (2010). A Beleza dos Cabelos Crespos e Cacheados: um olhar a partir de uma Comunidade Virtual do Orkut. XXXIV Encontro Da Anpad.