Melhor Com Saúde
 

4 tratamentos naturais para o frizz do cabelo

Você sabia que a máscara de banana é um dos melhores umectantes para o nosso cabelo? Ela nos ajuda a reduzir o frizz, hidrata os fios e os deixa mais suaves e macios.

4 tratamentos naturais para o frizz do cabelo

Última atualização: 25 Janeiro, 2019

Para muitas mulheres, lidar com o frizz do cabelo pode ser um verdadeiro desafio. Para evitar essa característica tão comum de ambos cabelos lisos e crespos, são necessários muitos cuidados.

Para isso, existem alguns produtos naturais muito efetivos que ajudam a manter o cabelo hidratado, nutrido, suave e com um aspecto agradável, realmente lindo.

Neste artigo, damos algumas dicas de como tratar o frizz do cabelo de maneira natural, sem danificar o cabelo. 

Tratamentos naturais para o frizz do cabelo

1. Banana

Um dos tratamentos caseiros mais efetivos para diminuir o ressecamento e, portanto evitar o frizz do cabelo, é utilizar uma máscara à base de banana.

Para isso, basta simplesmente preparar um “purê” com várias bananas e aplicá-lo em todo o cabelo. Deixe agir durante meia hora e depois lave o cabelo como de costume.

Essa máscara pode ser aplicada de duas a três vezes por semana. Já com o primeiro tratamento será possível notar a diferença, pois o cabelo ficará mais suave e maleável.

Leia também: Mistura de banana e cerveja para um cabelo fabuloso desde a primeira semana

2. Abacate com maionese para o cabelo

Abacate com maionese para tratar o frizz do cabelo

Para preparar essa máscara, triture um abacate – que deve estar maduro – e faça uma pasta leve.

Depois, adicione à pasta aproximadamente duas colheres de sopa de maionese. Aplique o creme obtido em todo o cabelo e deixe atuar de quinze a vinte minutos.

Por último, lave muito bem. Seu cabelo ficará com um aspecto mais suave e brilhante.

Pode te interessar: Cabelo suave e escuro com óleo de alecrim

3. Vinagre de maçã

Sempre que lavar o cabelo, você pode dar o último enxágue usando uma mistura de meio litro de água e três colheres de sopa de vinagre de maçã. Dessa forma, ajudará a reduzir o frizz e deixará o cabelo mais brilhante.

4. Óleo de coco

Óleo de coco para tratar o frizz do cabelo

O óleo de coco deve ser aplicado morno e em todo o cabelo. Depois é aconselhável usar uma toalha umedecida em água morna/quente, para envolver o cabelo, com a finalidade de manter uma temperatura estável e permitir que o óleo penetre. Podemos deixá-lo agir por vinte minutos.

Esse tratamento deve ser feito duas vezes por semana. Ajudará a manter o cabelo hidratado, o que evitará a formação do frizz.

Considerações finais

  • Evite ao máximo usar o secador, pois resseca o cabelo. É uma das principais causas do frizz do cabelo.
  • Pode-se utilizar a chapinha para reduzir frizz. No entanto, é recomendável utilizar sempre um umectante de boa qualidade, preferencialmente natural.
  • Deve-se evitar os produtos que deixam o cabelo pesado ou muito gorduroso, como alguns cremes para pentear encontrados no mercado.
  • A escova deve ser de cerdas suaves e naturais, evitando a todo custo os pentes metálicos ou de plástico.
  • Os produtos escolhidos para o cuidado com os cabelos devem ser de boa qualidade e, principalmente, não devem conter álcool. Por exemplo, no caso de shampoos, géis, cremes para pentear, etc.
  • Lave o cabelo preferencialmente com água fria, ou levemente morna. A água muito quente resseca o cabelo, fragilizando-o, o que o torna quebradiço e aumenta o frizz.
  • Cabelos crespos devem ter as pontas cortadas com certa frequência. Também é preciso usar bons cremes para umedecer quando estiver molhado, assim será mais fácil desembaraçar.
Como ter um cabelo mais saudável usando aloe vera

Como ter um cabelo mais saudável usando aloe vera

Podemos aproveitar os nutrientes de aloe vera para dar ao nosso cabelo uma força extra. Consiga um cabelo mais saudável com aloe.



  • Sinclair, R. D. (2007). Healthy hair: What is it? In Journal of Investigative Dermatology Symposium Proceedings. https://doi.org/10.1038/sj.jidsymp.5650046
  • Goldberg, L. J., & Lenzy, Y. (2010). Nutrition and hair. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2010.03.038