Cabelo suave e escuro com óleo de alecrim
Uma das melhores alternativas para cuidar da saúde do cabelo e evitar o surgimento precoce de fios brancos é o óleo essencial de alecrim.
Assim, para conseguirmos um cabelo suave e de um tom escuro mais profundo, não é preciso gastar muito em tratamentos químicos caros, que a longo prazo podem gerar efeitos prejudiciais ao cabelo.
O alecrim tem sido utilizado desde a antiguidade na gastronomia e também com diferentes finalidades medicinais.
Mas além de ser bom para a saúde, descobriu-se que é um bom aliado da beleza, já que possui propriedades que promovem a saúde do cabelo.
Além disso, lhe dão um brilho muito especial, evitam a queda e os incômodos fios brancos, que são um dos sinais de envelhecimento.
Por que o alecrim é bom para o cabelo?
O alecrim é um arbusto de origem mediterrânea. Conhecido por suas propriedades revitalizantes e antissépticas que estimulam as raízes do cabelo, evitando problemas como a queda e favorecendo seu crescimento.
O alecrim estimula a circulação sanguínea e graças a isto nosso cabelo parece saudável e sedoso. Além disso, demonstrou-se muito efetivo para escurecê-lo. Também ideal para realçar a cor dos cabelos castanhos ou negros, evitando assim o surgimento de fios brancos.
As formas tradicionais de utilização do alecrim no cabelo são através de seu óleo essencial ou de sua infusão. A forma de aplicação é diferente e pode ser incluída em diferentes tratamentos para o cabelo.
Leia também: 5 tratamentos com aloe vera para fortalecer o cabelo
Como utilizar o óleo de alecrim no cabelo?
Os especialistas recomendam aplicar o óleo essencial de alecrim combinado com outro tipo de óleo, como por exemplo, de amêndoas, de oliva ou de coco.
Não é recomendado aplica-lo diretamente no cabelo porque é um óleo muito forte e pode causar efeitos adversos. Também pode ser adicionado ao xampu e/ou condicionador para aproveitar suas propriedades em cada lavagem.
Se você escolheu misturar o óleo essencial de alecrim com outro dos bons óleos para o cabelo, o ideal é espalha-lo bem por todo o couro cabeludo e a extensão do cabelo, fazendo massagens circulares suaves. Deixe atuar por 20 minutos e, em seguida, enxágue com água fria.
Tratamento para prevenir e reduzir a queda do cabelo
O óleo essencial de alecrim possui propriedades que ajudam a combater a excessiva queda de cabelo.
Seu uso estimula os folículos pilosos e previne o envelhecimento precoce.
Este tratamento combina todas as propriedades do alecrim para combater e prevenir a queda anormal de cabelo, além de ajudar a tratar problemas como a caspa.
Não deixe de ler: Mitos sobre a queda de cabelo
Ingredientes
- 5 gotas de óleo essencial de alecrim
- 2 ramos de alecrim seco
- ¼ de azeite de oliva
Modo de Preparo
Primeiramente, esquente o azeite de oliva e misture com os ingredientes restantes em uma vasilha de vidro escuro.
Deixe a mistura repousar até o óleo ficar morno. Em seguida, aplique por todo o couro cabeludo e a extensão do cabelo, envolvendo uma toalha quente na cabeça.
Por fim, deixe o óleo atuar por meia hora e enxágue com água fria.
Tratamento para suavizar e escurecer o cabelo
O alecrim é uma planta ideal para prevenir e combater o surgimento de fios brancos precoces, já que tem propriedades que ajudam a realçar as tonalidades escuras. Não é recomendado para cabelos claros, precisamente porque pode escurecê-los.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de alecrim
- 10 gotas de óleo essencial de alecrim
- ½ litro de água
Modo de Preparo
Em uma panela ponha água para ferver e assim que estiver no ponto de ebulição adicione as quatro colheres de sopa de alecrim e as 10 gotas de óleo essencial.
Deixe no fogo baixo por 2 minutos, em seguida retire e deixe repousar até ficar morno.
Uma vez pronto, coe e utilize a água restante como último enxágue do cabelo. Após enxaguar o cabelo com esta água, penteie por uns 2 minutos e seque. O tratamento deve ser feito durante 5 dias seguidos e deve deixar o cabelo descansar por dois.
Contraindicações:
- O óleo essencial de alecrim não deve ser utilizado durante a gravidez ou lactação, também não é recomendado para pessoas com epilepsia. Para tirar as dúvidas recomenda-se consultar um especialista antes de utilizar o óleo essencial de alecrim como tratamento para o cabelo.
- Lembre-se que por ser um tratamento natural os resultados podem tardar um pouco mais, por isso devem ser feitos frequentemente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Porte, A., & Godoy, R. L. D. O. (2001). Alecrim (Rosmarinus officinalis L. ): Propriedades antimicrobiana e química do óleo essencial. Boletim Do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5380/cep.v19i2.1233
Epamig. (2010). Plantas medicinais e aromáticas. Informe Agropecuário. https://doi.org/NLM QV 766