Como disfarçar os cabelos brancos de forma caseira

· 23 de janeiro de 2015
Se já estiverem aparecendo os seus primeiros fios brancos, não deixe de ler este artigo. Conheça receitas caseiras para disfarçar os cabelos brancos!

Os cabelos brancos que aparecem em homens e mulheres depois dos 40 anos não são muito “agradáveis”, pois para muitos, demonstram o passar do tempo e o começo da terceira idade. Se os seus primeiros fios brancos estiverem nascendo, não deixe de ler este artigo para saber como disfarçá-los em casa.

Porque aparecem os cabelos brancos?

Esse é um sinal claro de envelhecimento, embora existam casos de pessoas jovens que têm fios brancos antes dos 35 anos. Eles são mais evidentes em pessoas com cabelo escuro e, tal como a rugas, geralmente o objetivo é evitá-los ou escondê-los.

Descubra: 7 recomendações para cuidar das mãos e prevenir o envelhecimento

Embora seja inevitável que o cabelo fique todo branco, é possível atrasar o aparecimento dos fios brancos com tratamentos caseiros, bem como utilizar tintas naturais para cobri-los.

A principal causa dos cabelos brancos é a idade. Segundo os especialistas, a idade em que eles aparecem depende dos genes maternos. Portanto, se a sua mãe tem muitos cabelos brancos desde cedo, é possível que você também tenha.

O motivo é a falta de melanina, o componente que dá cor ao cabelo. Fatores como o estresse ou um estilo de vida não tão saudável podem contribuir para ter mais cabelos grisalhos ou para que eles apareçam antes do normal.

Também é dito que a ingestão de muito açúcar e farinha refinada é outra causa, embora não haja comprovação científica para o fato.

porque os cabelos brancos aparecem

As mulheres sofrem mais que os homens por causa dos cabelos brancos e, além disso, eles aparecem mais cedo nelas do que neles. O que as mulheres geralmente fazem é cobri-los.

Remédios para atrasar o aparecimento dos cabelos brancos

Graças a essas receitas caseiras você poderá melhorar a aparência do seu cabelo, atrasando a perda de coloração dos fios, além de hidratá-los e fortalecê-los.

Caso tenha cabelos grisalhos prematuramente, saiba que isso tem muito a ver com a herança genética (como já foi dito anteriormente), embora a carência de iodo ou de cobre possa estar por trás do seu problema.

Coma mais nozes, cereais integrais, legumes, abacates e ervilhas. Reduza a ingestão de álcool e pare de fumar. Além disso, os melhores remédios caseiros para evitar cabelos brancos incluem:

Sálvia

É uma erva aconselhada para as pessoas que têm cabelo castanho. A sálvia tem muitas propriedades e diversas aplicações.

Faça uma infusão com um punhado de sálvia e outra de chá preto em meio litro de água fervente. Deixe esfriar e use no último enxágue ao lavar o cabelo.

Lei também: Aprenda a preparar infusão de sálvia e conheça os seus benefícios

Salvia pode ajudar a evitar cabelos brancos

Alecrim

Se o seu cabelo é escuro, você pode aproveitar a infusão de alecrim para cobrir os cabelos brancos. Faça um chá com quatro colheres de alecrim em meio litro de água.

Ele também serve para fortalecer as raízes e melhorar a aparência do couro cabeludo. Você pode usar um borrifador para espalhar a infusão no cabelo todo.

Com o passar dos dias e o uso diário, o cabelo vai começar a escurecer.

Camomila e cúrcuma

Essas duas opções são para cabelos castanhos claros e loiros. Usando uma infusão com ambas, você poderá ter reflexos dourados e cobrir os cabelos brancos. Misture quatro colheres de camomila em meio litro de água, filtrar e usar no último enxágue.

Se quiser seu cabelo tenha um tom mais puxado para o mel, acrescente duas colheres de cúrcuma em pó ao chá.

Abacate, óleo de argan ou óleo de coco

Estes três aliados indispensáveis para o cabelo podem ajudar a atrasar o aparecimento dos cabelos brancos, e seus componentes oleosos também hidratam o cabelo. Você pode misturar os três ingredientes para fazer uma máscara.

Cubra o cabelo com uma toalha quente, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água quente em abundância.

Abacate ajuda a combater os cabelos brancos

Magnólia

O chá de magnólia é muito bom para esconder os cabelos brancos. Você só precisa misturar uma colher em uma xícara de água quente. Depois, filtre quando já tiver esfriado e, quando o cabelo já estiver limpo, jogue a infusão.

Ela vai escurecer os cabelos brancos e dará um tom mais uniforme.

Receitas caseiras para esconder os cabelos brancos

Além dos remédios naturais indicados acima, você pode aproveitar os benefícios destas receitas com ingrediente que com certeza você tem em casa ou pode conseguir sem problemas:

Receita de nogueira, nozes, ovo e alecrim

Você precisará de duas folhas de nogueiras, cinco nozes moídas, a casca de um ovo e um punhado de alecrim.

Misture tudo até formar uma pasta, com a qual será feita a máscara. Deixe-a agir por uma hora, enxágue com água em abundância e repita uma vez por semana.

Receita de sálvia e alecrim

São necessárias três colheres de cada uma dessas ervas. Caso sejam frescas, melhor. Misture-as bem em água fervente e deixe descansar por dez minutos. Coe e aplique no cabelo como último enxágue, sem lavar depois.

Receita de henna com suco de limão

henna com suco de limão para cobrir os cabelos brancos

Use três colheres de pó de henna e uma colher de suco de limão. Misture bem para obter uma pasta consistente. Aplique nos cabelos e cubra a cabeça com uma touca ou sacola plástica.

Deixe agir por três horas e depois enxágue. A henna deixa o cabelo com um tom ruivo ao repetir o processo diversas vezes.