7 recomendações para cuidar das mãos e prevenir o envelhecimento

11 de junho de 2018
A aplicação de cremes através de massagens localizadas, assim como o uso de protetor solar, são essenciais para cuidar das mãos e evitar que os sinais de envelhecimento precoce apareçam.

O cuidado pessoal do nosso corpo depende em grande parte da manutenção de uma rotina composta por bons hábitos que permitam assimilar as mudanças e, ao mesmo tempo, se acostumar com elas. Desta forma, obtemos bons resultados em nossa saúde e aparência. Neste artigo, falaremos sobre algumas recomendações para cuidar das mãos e prevenir o envelhecimento precoce.

As mãos devem ser consideradas uma das principais partes do corpo quando se trata de fornecer cuidados. O uso que damos diariamente às mãos é constante. Assim, a pele e a articulação das mãos também sentem os efeitos da idade e de certas atividades regulares.

Atualmente, existem muitas maneiras de garantir a saúde de nossas mãos. Os tratamentos estéticos são muito eficazes e variam de acordo com o preço e o tipo de técnica aplicada.

Hoje queremos oferecer uma lista de tratamentos incríveis oferecidos pela indústria cosmética. Também falaremos sobre alguns truques ou hábitos que você pode adotar diariamente. Desta forma, você será capaz de atrasar um pouco o envelhecimento das mãos.

Tratamentos estéticos para as mãos

Tratamento para cuidar das mãos

Uma boa opção será sempre pedir a assistência de um dermatologista ou especialista no assunto de cuidados com as mãos. Através de uma série de exames médicos, é possível determinar qual tratamento é mais conveniente para o seu caso, de acordo com o tipo de pele e estado de saúde.

Mesoterapia

Este tratamento geralmente é aplicado em mãos que sofrem de secura, cujas linhas de expressão são muito definidas e exigem muita hidratação. As pessoas que sofrem de artrose são as que mais frequentemente recorrem a este tipo de tratamento, visto que são cientificamente comprovados por estudos, como o realizado pela Universidade de Tor Vergata em Roma, na Itália.

  • Consiste na aplicação de medicamentos homeopáticos baseados em compostos químicos e complexos vitamínicos que conseguem revitalizar os tecidos cutâneos e proporcionar uma hidratação profunda.
  • Desta forma, a produção de colágeno é estimulada para que a pele pareça mais brilhante e possa recuperar sua elasticidade.

Peelings químicos

O procedimento é baseado em uma esfoliação das mãos através da aplicação de tratamentos médicos com produtos químicos especializados. Segundo este estudo da Universidade de Barcelona, seu procedimento confere efeitos realmente terapêuticos.

Eles são ideais para mãos que têm manchas e rugas. Com o tempo, a pele adquire uma aparência mais suave e mais jovem e o resultado é perceptível.

Preenchimentos médicos

Neste caso, o tratamento é indicado principalmente para as mãos que sofreram uma considerável perda de espessura e, portanto, parecem quase transparentes, de modo que as veias são notadas em grande proporção. Segundo um estudo publicado na revista Cirurgia Plástica Ibero-Latinoamericana, seus resultados, até agora, foram satisfatórios.

  • É aplicado sob anestesia tópica ou local, para então implantar ácido polilático ou ácido hialurônico.
  • Os resultados obtidos são incríveis, já que a pele recupera consideravelmente sua espessura.

Outras recomendações para cuidar das mãos contra o envelhecimento

As seguintes recomendações estão associadas, acima de tudo, aos bons hábitos que você deve levar em conta em sua vida diária para manter a saúde da pele de suas mãos. Elas são realmente simples e requerem apenas um pequeno esforço de sua parte.

Massagens antes de dormir

Enquanto dormimos, o organismo adota um estado de relaxamento no qual as células se regeneram e alguns nutrientes são assimilados. Portanto, é recomendável que você faça algumas massagens com cremes contendo óleos naturais ou alguma infusão.

  • Massageie as mãos com movimentos suaves e circulares.

Proteja suas mãos

A temperatura do ambiente é um dos fatores que mais afeta o estado das mãos. Acostume-se a proteger suas mãos do frio e do calor usando hidratantes. O uso de protetor solar antes de sair e se expor aos raios solares é extremamente importante.

Use o sabonete certo e não exagere na limpeza das suas mãos

Esta é uma atividade que você faz todos os dias, então, usar o sabonete ideal que atenda às condições de sua pele é fundamental.

Tente usar aqueles cuja composição seja de ingredientes naturais, como óleos florais, aloe vera, mel, manteiga de karité ou aveia, entre outros.

Finalmente, embora a manutenção da higiene seja vital, evite lavar as mãos mais do que o necessário. Assim como as mudanças climáticas, muita água também pode enfraquecer a pele das mãos e, inclusive, provocar irritação. É isso que afirma este estudo britânico publicado em British Journal of Dermatology.

Com esse simples passos, será fácil cuidar das mãos contra o envelhecimento.

  • Organizacion Mundial de la Salud. Higiene de las manos: ¿por qué, cómo, cuándo? OMS. 2012.
  • World Health Organization. Guía de la OMS sobre Higiene de Manos en la Atención de la Salud. World Heal Organ. 2009.