Aprenda a preparar infusão de sálvia e conheça os seus benefícios

6 de agosto de 2018
A infusão de sálvia pode ajudar a diminuir os calores da menopausa e algumas irregularidades menstruais. Além disso, é anti-inflamatória e pode apoiar o tratamento de algumas infecções.

7A infusão de sálvia é um remédio natural com muitas aplicações na saúde. Suas propriedades curativas são conhecidas desde a antiguidade e, hoje em dia, seguem vigentes como alternativa para prevenir e tratar várias doenças.

A sálvia, cujo nome significa “sanar” ou “curar”, é uma planta aromática originária do sul da Europa e a região mediterrânea. Pertence à família das labiadas e cresce em forma de arbusto, com uma folhas ovaladas e flores violetas e brancas.Na medicina alternativa esta planta é valorizada por suas propriedades, já que conta com princípios ativos de ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antiespasmódica. Além disso, contém vitaminas A e C e minerais essenciais que, uma vez assimilados no corpo fortalecem o sistema imunológico para melhorar a resposta contra os agentes infecciosos.

Existem muitas outras razões pelas quais todos deveriam provar esta planta. A seguir queremos compartilhar a receita de sua infusão e alguns de seus benefícios mais destacados.

Não perca!

Talvez você deva ler: 6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico

Como preparar infusão de sálvia?

Os extratos naturais das folhas de sálvia estão sendo usados na indústria para o preparo de comprimidos e receitas tópicas. Porém, seu preparo em infusão continua sendo uma das melhores formas de aproveitar suas propriedades.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de folhas de sálvia (15 g)

Preparo

  • Adicione a xícara de água em uma panela e coloque-a para ferver.
  • Quando entrar em ebulição, adicione a colher de sopa de folhas de sálvia e reduza o fogo.
  • Deixe-a durante 3 ou 5 minutos e retire.
  • Espere que repouse por 10 minutos a uma temperatura ambiente e coe.

Nota: para reduzir seu sabor amargo pode-se adoçar com mel de abelhas orgânico ou estévia. Além disso, adicionando limão e canela pode-se transformar em uma infusão emagrecedora.

Modo de consumo

A forma de ingerir infusão de sálvia pode variar em função dos benefícios que se deseja obter. Porém, em geral, se aconselha tomar uma xícara pela manhã e outra a noite.

Benefícios da infusão de sálvia que você vai gostar de saber

No catálogo de remédios naturais a infusão de sálvia é uma das melhores alternativas para curar ou controlar vários problemas médicos. Suas aplicações se estenderam a nível mundial e hoje complementa os tratamentos de muitos pacientes doentes.

Leia também: 7 sinais de problemas renais

Apesar disso, é importante consultar ao médico sobre seu consumo, já que em alguns casos interage de maneira negativa com os medicamentos ou é contraindicada. Se não há problema em tomá-la, há muitos benefícios que pode aproveitar.

Reduz a inflamação

A infusão de sálvia tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas de doenças como o reumatismo ou a artrite. Também age como relaxante muscular e diminui as dores causadas por pancadas ou sobre-esforços.

Alivia problemas menstruais

A sálvia ajuda a regular os níveis de estrogênios na mulher; por isso é uma excelente solução para os problemas menstruais.

Sua infusão é um bom remédio para as cólicas e os sangramentos abundantes. Além disso, serve para controlar as irregularidades do ciclo.

Melhora a saúde digestiva

Na infusão de sálvia se concentram princípios carminativos e antiespasmódicos que ajudam a aliviar os sintomas da indigestão e a prisão de ventre.

É especialmente indicada para reduzir as flatulências, náuseas e vômitos.

Evita os sintomas da menopausa

Por sua capacidade para regular a atividade dos hormônios femininos, a infusão de sálvia é um remédio efetivo contra os sintomas da menopausa.

Seu consumo reduz os típicos calores e, além disso, melhora a qualidade do sono e a sensação de vitalidade.

Combate a faringite

Os enxagues ou bochechos com infusão de sálvia ajudam a diminuir a dor de garganta que se produz pela faringite.

Suas propriedades anti-inflamatórias reduzem a irritação da mucosa, enquanto que sua ação antimicrobiana elimina os germes.

Previne a diabetes

São atribuídas à sálvia propriedades hipoglicemiantes. Por esta razão seu consumo regular ajuda a controlar os níveis altos de açúcar no sangue que podem causar diabetes.

De fato, se recomenda como tratamento para os pacientes diagnosticados.

Tem antioxidantes

Na composição da sálvia há compostos polifenólicos que agem como poderosos antioxidantes.

Portanto, sua infusão pode servir para enfrentar efeitos dos radicais livres nos órgãos internos e na pele.

Contraindicações da infusão de sálvia

Enquanto a infusão de sálvia pode ser útil para paliar os sintomas de muitas doenças, em alguns casos especiais não se deve consumir. Isso porque é contraindicada e pode causar reações secundárias indesejadas.

Não se deve tomar sálvia em casos de:

  • Gravidez e lactação
  • Insuficiência renal
  • Alergia à família das plantas labiadas
  • Tumores benignos nas mamas
  • Excesso de foliculina no sangue
  • Problemas neurológicos ou epilepsia

Em conclusão, há muitas razões para preparar a infusão de sálvia com a finalidade de promover o bem estar. O importante é ter em conta os casos em que é contraindicada para não sofrer consequências negativas por seu consumo.

Recomendados para você