9 truques para lavar o cabelo com menos frequência

· 18 de março de 2018
Se o cabelo está sujo demais, nos sentimos desconfortáveis e o lavamos com mais frequência, mas isso não significa que ele se manterá limpo por muito tempo. Neste artigo, trazemos algumas dicas para que você consiga manter o seu cabelo limpo por mais tempo.

Neste artigo iremos compartilhar alguns dos truques que podem ajudar a manter os fios limpos por mais tempo e, desta forma, nos permitir lavar o cabelo com menos frequência.

Uma das coisas mais constrangedoras que podemos encontrar em nosso dia a dia é estar com o cabelo sujo. Isso geralmente nos causa muita insegurança e desconforto, já que o cabelo é uma das coisas que são mais visíveis em nossa aparência física.

Dicas para lavar o cabelo com menos frequência

1. Lave o cabelo com água fervida ou filtrada

Mulher lavando cabelo no banho

Um dos primeiros truques que você pode seguir para manter os cabelos limpos por mais tempo é enxaguá-lo com água fervida ou filtrada, a uma temperatura aproximada de 38 °C.

2. Não exagere na utilização de produtos para o cabelo

Alguns dos produtos que utilizamos para melhorar a aparência do nosso cabelo, como a queratina ou alguns tipos de substâncias, como o xampu seco, o laquê ou o gel, podem sujá-lo rapidamente.

É por isso que, para poder lavar o cabelo com menos frequência, você deve limitar o uso deste tipo de produto a pequenas quantidades, aplicando-os uma ou duas vezes por semana, no máximo.

3. Use menos a escova: prefira usar um pente

Pente fino

Ao contrário do que possa parecer, um cabelo excessivamente escovado não será mais limpo e brilhante, muito pelo contrário, já que manipulá-lo em excesso pode levá-lo a se sujar mais rápido. Por isso, você deve pentear os fios no máximo entre duas ou três vezes ao dia e, de preferência, usar um pente ao invés de uma escova. O pente quebra menos os fios e deixará seu cabelo muito mais saudável e brilhante.

4. Use mousse para pentear

Para manter o cabelo muito mais natural, uma solução rápida é usar produtos em mousse, e não os aerossóis ou gel de cabelo, que deixam os fios com um aspecto sujo.

5. Use um shampoo sem SLS

Xampu

O lauril sulfato de sódio, mais conhecido como SLS, é uma substância atóxica presente nos xampus, mas que, para algumas pessoas, pode ressecar o couro cabeludo e aumentar a oleosidade dos fios. Se este é o seu caso, você deve optar por xampus que não apresentem estes componentes, utilizando, em seu lugar, algumas máscaras e óleos de forma correta em seu cabelo.

Você também pode experimentar criar seus próprios tônicos esfoliantes e máscaras capilares caseiras, com diferentes ingredientes naturais.

6. Reduza a temperatura

Quando você usa os secadores e as chapinhas de forma excessiva, pode ser que o seu cabelo se prejudique e aumente a produção de óleo, sujando-se mais rápido. Para evitar isso, reduza a temperatura de seus secadores e chapinhas até os 150 ou 180 °C.

7. Faça um peeling no couro cabeludo

Mulher com cabelos ruivos

Fazer um peeling no couro cabeludo de vez em quando ajuda a eliminar células mortas e remover a oleosidade, fortalece os folículos e, ao mesmo tempo, permite que o seu cabelo cresça mais saudável e forte.

8. Troque as fronhas de seus travesseiros mais frequentemente

Uma das razões pelas quais o cabelo pode se sujar com mais frequência é dormir várias noites com a mesma fronha.

O tecido absorve toda a oleosidade e os produtos que você aplica no cabelo, assim como a oleosidade da pele, contribuindo para a proliferação de bactérias e o acúmulo de sujeira. É por isso que é necessário trocar as fronhas de seu travesseiro pelo menos uma vez por semana.

9. Proteja o cabelo do frio e do sol

Cabelos saudáveis

Tanto no verão quanto no inverno, é necessário proteger o cabelo das altas e das baixas temperaturas, que podem produzir uma maior quantidade de sebo no couro cabeludo e deixar as raízes dos fios com uma aparência suja e “grudenta”.

Por isso, não há nada melhor do que usar chapéus e bonés para proteger o cabelo das altas temperaturas do verão, assim como chapéus e lenços para se proteger do frio e do vento no inverno. Dessa forma, seus fios permanecerão saudáveis e brilhantes e você poderá lavar o cabelo com menos frequência. Simples assim.