9 dicas imprescindíveis para evitar as pontas duplas

· 1 de dezembro de 2016
Cortar o cabelo a cada três meses nos ajudará a remover as pontas duplas e impedir que o resto do cabelo seja danificado. Veja mais sobre este assunto!

Você está cansada de ter que cortar o cabelo para eliminar as pontas duplas?

É provável que você já tenha experimentado todos os tipos de produtos específicos para evitá-las, tais como condicionadores ou séruns químicos. No entanto, elas continuam aparecendo de tempos em tempos.

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas para evitá-las naturalmente e, assim, ter um cabelo longo, saudável e hidratado.

1. Aplique um azeite vegetal

Esqueça os séruns químicos, que são caros e fornecem pouca hidratação enquanto os utilizamos.

Propomos que você os substitua por um óleo vegetal nutritivo, que só precisa de poucas gotas para manter as pontas saudáveis.

Experimente o azeite de coco, de jojoba ou de argan!

Leia também: 5 formas de utilizar o azeite de coco para ter um cabelo saudável

2. Corte as pontas duplas a cada três meses

as pontas duplas

Dói ouvir isso porque talvez você queria evitar cortar suas pontas.

No entanto, se você cortar apenas meio centímetro a cada três meses, não vai notar o corte e, em contra partida, seu cabelo vai crescer forte e saudável.

Desta forma, você evitará ter que cortar um pedaço maior mais tarde. Recomendamos que escolha dias de lua cheia, que são os mais favoráveis para a saúde do cabelo.

3. Escolha um xampu natural

O xampu é importante. Mas aqueles que têm sulfatos, apesar de fazerem uma limpeza profunda e no primeiro dia deixar o cabelo maravilhoso, tendem a ressecar e danificar o cabelo, especialmente nas pontas.

Recomendamos que você escolha xampus naturais e livres de sulfatos. Além disso, você deve lavar só o couro cabeludo. Nunca aplique o produto nas pontas, uma vez que a espuma limpará todo o cabelo.

Desse modo, vai evitar danificá-lo ainda mais.

4. Aplique a máscara a seco

Ainda que queiramos produtos capilares que funcionem, geralmente também temos pressa. Os fabricantes sabem disso. Por isso, as instruções de uso muitas vezes informam um tempo de aplicação de um ou dois minutos, no máximo.

No entanto, para que uma máscara possa fazer o seu trabalho, é melhor aplicá-la a seco e deixá-la agir por, pelo menos, dez minutos.

Você pode aplicá-la enquanto estiver fazendo outras coisas ou deixá-la a noite toda se pela manhã você não tiver pressa para tomar banho.

5. Penteie-se com o pente adequado

as pontas duplas

A escolha de um bom pente é essencial para evitar pontas duplas. Não nos referimos a um pente profissional dos mais caros, mas aos pentes de madeira e escovas com cerdas naturais.

Estes tipos de pente não danificam nosso cabelo, nem produzem eletricidade estática, ao contrário dos pentes de plástico ou de outros materiais sintéticos.

Todas as noites, antes de dormir, escove o cabelo cuidadosamente, desde a raiz até as pontas para que os óleos naturais do couro cabeludo o hidratem profundamente.

6. Cuidado com as chapinhas e secadores

as pontas duplas

Certamente você já sabe que as chapinhas e os secadores danificam as fibras capilares e as enfraquecem, tornando-as mais frágeis e fazendo com que se quebrem facilmente. Como consequência, surgem as pontas duplas.

Portanto, evite esses aparelhos sempre que possível. Além disso, quando comprar um deles, escolha os que danificam menos o cabelo, como os de cerâmica, infravermelho, etc.

7. Alimente-se de maneira equilibrada

Às vezes, as pontas duplas têm a ver com um déficit de vitaminas, minerais, proteínas ou ácidos graxos.

Quando faltam nutrientes, o corpo rouba do nosso cabelo para encaminhá-los para outras funções mais importantes.

Certifique-se de consumir diariamente os seguintes alimentos:

  • Frutas e legumes crus.
  • Nozes e sementes.
  • Abacate.
  • Legumes.
  • Peixes.

8. Beba água

As pontas duplas também estão relacionadas com a falta de hidratação.

Nosso cabelo também precisa de água, assim como o resto do corpo. Por isso, sugerimos que você beba todos os dias pelo menos 6 copos de água.

Você pode tomar dois em jejum, dois durante a manhã e outros dois à tarde, sempre entre as refeições.

Visite este artigo: O que ocorre no organismo quando não consumimos água suficiente?

9. Massageie o couro cabeludo

Uma boa massagem diária em todo o couro cabeludo, além de ser muito relaxante, ajudará a ativar a circulação e fará com que os nutrientes atinjam melhor todo o seu cabelo.

Faça isso uma vez por dia, fazendo círculos com a ponta dos dedos, ou arrume alguém que faça em você, enquanto você aprecia e se beneficia da massagem.