Primeiros socorros para uma queimadura superficial

22 de junho de 2019
Pequenos acidentes em casa podem resultar em queimadura superficial. Normalmente, podemos aplicar algum tratamento em casa, sem necessidade de assistência médica profissional.  

Quase todo mundo já sofreu uma queimadura superficial em seu corpo. Muitas vezes estes são produto de pequenos acidentes domésticos, principalmente na cozinha, como tocar involuntariamente em uma panela quente ou em um pouco de óleo fervente.

Mas as queimaduras também podem ser o resultado de uma tarde de sol sem proteção, ou do contato com uma grande variedade de objetos, como um ferro de passar ou um cano de escapamento. Essas queimaduras geralmente são muito fáceis de tratar em casa e não requerem atenção médica.

No entanto, é importante aprender a diferenciar as queimaduras leves das mais profundas. Quando se trata de queimaduras superficiais, existem alguns remédios tópicos que podem ser muito úteis para acalmar o ardor e a dor que causam.

O que é uma queimadura superficial?

Diferentes níveis de queimaduras

Queimadura

As queimaduras são classificadas pelo grau de afetação da pele. Existem queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau. Segundo estes, o tratamento variará de acordo com suas características.

  • A maioria das queimaduras domésticas é de primeiro grau, ou seja, a lesão é superficial e afeta apenas a camada externa da pele.
  • Algumas queimaduras podem ser de segundo grau, em que a primeira camada da pele ou epiderme é afetada, e também a segunda camada ou derme.
  • Queimaduras de terceiro grau afetam a camada de gordura sob a pele e geralmente são mais graves. Elas podem comprometer os nervos, causando dormência. Entre suas causas estão fontes de calor, como incêndio, eletricidade ou produtos químicos.

Queimaduras superficiais geralmente causam vermelhidão e dor. A pele também pode parecer inchada e podem se formar bolhas nos dedos, ou em qualquer outra parte do corpo que tenha sido afetada.

Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados em casa quando pequenas queimaduras ocorrem. Existem alguns remédios tópicos que podem ajudar a aliviar o ardor, a dor, e o inchaço.

Talvez você esteja interessado em ler também: Creme natural para tratar estrias, rugas, queimaduras e manchas na pele

Primeiros socorros em caso de queimadura superficial

Creme na queimadura superficial

Em primeiro lugar, no caso de uma queimadura superficial devemos esfriar a pele. Para fazer isso você deve usar água fria, não gelada, e de forma nenhuma o gelo. O frio extremo pode causar ainda mais danos à pele. Idealmente, mantenha a pele ferida sob um jato de água corrente por alguns minutos.

Uma vez confirmado que a lesão é superficial, você pode lavar suavemente a área com água e sabão para limpá-la bem. Em caso de bolhas, é muito importante não as estourar.

Lembre-se que uma bolha aberta pode ficar infeccionada e isso complicaria muito a lesão. A pele lesada não deve ser coberta com curativos que deixam fibras, pois estas podem se aderir à queimadura.

Os remédios caseiros clássicos, como manteiga, creme dental, óleo ou clara de ovo, nem sempre são recomendados. Você pode aplicar cremes especiais para queimaduras, porque no mercado há muitas opções disponíveis.

Se a dor gerada pela queimadura persistir você também pode tomar analgésicos de venda livre, como acetaminofeno ou ibuprofeno, para aliviá-la. Com atenção rápida no momento da queimadura, controlaremos efetivamente a dor e as consequências.

Creme de aloe vera

Aloe vera para queimadura superficial

A aloe vera tem propriedades maravilhosas para aliviar a irritação, inchaço e dor. Além disso, possui qualidades antibacterianas. Por outro lado, é uma opção natural, segura e eficaz, para aliviar o desconforto causado por pequenas queimaduras.

Creme de calêndula

O creme de calêndula também é uma maneira natural muito eficaz para aliviar a irritação e o inchaço causado por queimaduras. Não contém corantes ou perfumes artificiais.

Não perca a leitura: Não perca as propriedades que a aloe vera tem para a sua saúde

Creme curativo para uma queimadura superficial

Finalmente, o creme curativo para a pele é um remédio natural muito poderoso e um dos mais vendidos para o tratamento de queimaduras superficiais. É uma pomada que não causa queimação ou desconforto, alivia imediatamente a pele e ajuda a regenerá-la.

Normalmente, este tipo de cremes é feito com óleos essenciais e outros ingredientes com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e regeneradores da pele. Seu efeito é muito positivo sobre a derme.

Em conclusão, é necessário lembrar que, no caso de estarmos lidando com uma queimadura mais grave, devemos sempre ser atendidos por um profissional de saúde. Este avaliará o grau de afetação e o tratamento mais apropriado em cada caso.

  • Ana Peñalba Citores, Rafael Marañón Pardillo .Sección de Urgencias Pediátricas. Hospital Universitario Gregorio Marañón. Madrid. Tratamiento de las quemaduras en urgencias. Extraído de: https://www.aeped.es/sites/default/files/documentos/tratamiento_de_las_quemaduras_en_urgencias.pdf
  • Miguel Aladro Castañeda, Sara Díez González. Revisión del tratamiento de las quemaduras. Extraído de: https://www.seapaonline.org/UserFiles/File/Revistas/invierno%202013/Revision_del_tratamiento_de_las_quemaduras.pdf