Não perca as propriedades que a aloe vera tem para a sua saúde

· 18 de agosto de 2018
Aloe vera é uma planta suculenta pertencente à família Liliaceae. Desde os tempos antigos tem sido usada para tratar qualquer problema de saúde, e hoje seus benefícios ainda são aproveitados.

Aloe vera ou babosa é uma planta que tem sido conhecida e usada há milhares de anos por suas qualidades excepcionais, tanto medicinais e cosméticas. Embora esta planta seja hoje amplamente cultivada e usada em todo o mundo, é nativa da África tropical e do Sul, do Oriente Médio, e de várias ilhas do Oceano Índico.

A polpa de suas folhas, a parte mais utilizada da planta, contém principalmente água (99%) e uma quantidade condensada de vitaminas, minerais e antioxidantes. Certamente, é uma aliada essencial para combater os muitos problemas de saúde.

Fácil de cultivar, esta planta suculenta tornou-se em poucos anos o objeto de um negócio real. Desde cremes até suplementos alimentares, incluindo bebidas saudáveis. Sem ser milagrosos, os produtos que contêm aloe vera proporcionam à sua saúde certos benefícios e bem-estar.

Não perca as propriedades que a aloe vera tem para sua saúde

A aloe vera é reconhecida por seus benefícios, uma vez que pode tratar muitas condições e pode ser usada tanto externamente, bem como oralmente, como um suplemento dietético.

1. Melhora a saúde da pele

Creme feito de aloe vera

Os principais benefícios conhecidos da aloe vera são dermatológicos. Seu gel é composto de muitos elementos, com benefícios restauradores e curativos para a pele.

Certamente, a planta medicinal pode ser aplicada externamente para aliviar queimaduras ou picadas, e para acalmar qualquer outra irritação. Devido ao seu alto poder de coagulação é um remédio fabuloso para curar as feridas.

Aplicada regularmente, a aloe vera ajuda a combater o envelhecimento celular, e o aparecimento prematuro de rugas. Na verdade, hidrata a pele e estimula a regeneração do colágeno.

Veja também: Como preparar um suco de aloe vera, pepino e toranja para reduzir o colesterol

2. Acaba com a prisão de ventre

O látex da aloe vera, encontrado na folha, contém em sua maioria, propriedades laxantes para combater a constipação.

Assim, o consumo oral de aloe vera também cuida do seu sistema digestivo, uma vez que estimula a digestão e a absorção de nutrientes.

3. Ajudar a ter cabelos saudáveis

Presente em muitos shampoos e condicionadores, o gel de aloe vera é excelente para o cuidado do cabelo.

As propriedades nutritivas e hidratantes desta planta protegem os cabelos e reparam os pontas duplas. Eles também acalmam a coceira do couro cabeludo, reduzem a caspa, e regeneram o cabelo, dando-lhe força, maciez e flexibilidade.

4. Promove a higiene e a saúde bucal

O gel de aloe vera tem propriedades antimicrobianas e antibacterianas naturais, que são extremamente úteis na boca e nas gengivas. As vitaminas e minerais promovem a cura do sangramento nas gengivas e a cicatrização das aftas.

Portanto, o suco de aloe vera pode ser usado como um enxaguante bucal natural. Este método pode tratar problemas de higiene dental em gengivas sensíveis, e o mau hálito.

“A aloe vera é uma planta conhecida e utilizada há milhares de anos pelas suas qualidades excepcionais, tanto medicinais como cosméticas”

5. Baixa os níveis de açúcar no sangue e o colesterol

Existem vários estudos que apoiam a teoria de que a ingestão regular de aloe vera normaliza os níveis de açúcar no sangue, em pessoas com diabetes do tipo 2.

Gel de aloe vera

Da mesma forma, também é benéfica para aqueles que são diagnosticados com colesterol alto.

6. Para as inflamações

A aloe vera é universalmente reconhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, graças aos ácidos contidos na planta.

Por isso é usada em tratamentos externos, como queimaduras. Além disso, é recomendada em caso de artrite, reumatoide, úlceras ou febre, devido ao reumatismo. Você também pode apelar para as virtudes desses ácidos graxos para combater certas alergias, como a asma ou o eczema.

Leia também: Combata a queda de cabelo com este tratamento de aloe vera e leite de coco

7. Aumenta as defesas imunológicas do corpo

Nosso corpo trabalha todos os dias para combater os micróbios patogênicos, sem sequer perceber isso. Para apoiar o sistema imunológico, um estilo de vida saudável, e as curas regulares de suco de aloe vera, são os aliados mais eficazes.

No entanto, apesar de seus grandes benefícios, existem algumas contraindicações que você deve levar em conta. Assim, é aconselhável consultar o seu médico antes de utilizar esta planta, uma vez que pode não ser considerada adequado se representar algum tipo de risco para a sua saúde.

Lembre-se de que seu consumo deve ser moderado, por isso é importante não fazer uso exagerado para obter melhores resultados. Tenha em mente que qualquer tratamento natural requer paciência e força de vontade.

Será necessário que você se arme com estas qualidades, e saiba como usar os produtos que contêm aloe vera para o bem da sua saúde.