7 alimentos ideais para combater a queda de cabelo

07 Maio, 2018
Nossa dieta desempenha um papel fundamental quando se trata de cuidar do cabelo, pois devemos fornecer nutrientes de dentro para fora para fortalecer os fios. 
 

Embora mantenhamos o foco no uso de tratamentos externos, também podemos contar com alguns alimentos para combater a queda de cabelo.

Existem muitos fatores que podem influenciar a queda excessiva de cabelo. O que muitos ignoram é que às vezes ela ocorre como resultado de certas deficiências nutricionais.

Por esse motivo, como complemento aos produtos contra a queda, é conveniente adicionar alguns ingredientes na dieta que promovam a saúde do cabelo.

Aqui queremos compartilhar em detalhes os 7 melhores alimentos para que você não hesite em aumentar seu consumo se perceber que está perdendo mais cabelo do que o normal.

Descubra-os!

Alimentos para combater a queda de cabelo

1. Espinafre

Folhas de espinafre

Este vegetal verde é um dos melhores alimentos para fortalecer os cabelos fracos que tendem a cair em quantidades excessivas.

  • Tem importantes contribuições de ferro, betacaroteno e vitamina C, todos eles necessários para promover o crescimento saudável do cabelo.
  • Sua leve contribuição de aminoácidos fortalece os folículos capilares e ajuda a manter os fios fortes e brilhantes.

2. Lentilhas

As lentilhas são uma das variedades de leguminosas mais completas. Sempre foram recomendadas como um suplemento dietético, pois seus nutrientes ajudam a atender os requisitos do corpo.

 
  • A contribuição da biotina e das proteínas beneficia a saúde dos cabelos, não só porque freia a queda, mas também porque evita o enfraquecimento e a ruptura dos fios.
  • Elas são uma fonte de ferro, o que favorece o controle da queda em caso de anemia.

3. Peixes

Salmão

O salmão, o atum e outras variedades de peixes azuis contêm ácidos graxos ômega 3 e proteínas de alto valor biológico que promovem a saúde do cabelo.

  • Seu consumo, pelo menos 2 vezes por semana, evita a perda dos óleos naturais do couro cabeludo e estimula o crescimento.
  • Algumas espécies contêm selênio, nutriente essencial para controlar a queda excessiva.
  • Seus antioxidantes combatem os radicais livres e diminuem os problemas que enfraquecem as raízes.

4. Aveia

A aveia ganhou um lugar muito importante na dieta diária. Não só melhora a digestão graças às suas contribuições de fibra, mas também oferece benefícios de beleza por seu conteúdo de vitaminas B e minerais.

  • Estes nutrientes aumentam a força dos fios de cabelo e diminuem a queda de cabelo excessiva.
  • Seus aminoácidos ajudam a fortalecer os folículos pilosos e promovem o crescimento de cabelos fortes e saudáveis.
 

5. Abóbora

Abóboras

A abóbora é um alimento conhecido da gastronomia mundial. É um ingrediente muito versátil e econômico que pode ser adicionado de múltiplas formas na dieta.

  • Os benefícios da abóbora para o cabelo se devem ao seu teor de vitamina E, um nutriente antioxidante que reduz as agressões causadas por toxinas e pelo sol.
  • Esta substância é absorvida nas raízes e promove o crescimento de novos fios.
  • Também se destaca pelo conteúdo de ácidos graxos e vitamina C, que ajudam a equilibrar a atividade das glândulas sebáceas, evitando a secura e a queda.
  • Além disso, tem minerais como o potássio e o zinco, cuja absorção estimula o fluxo sanguíneo e a síntese de colágeno.

6. Ovos

O ovo foi destacado como um dos ingredientes mais recomendados para a saúde do cabelo. Embora sua aplicação em máscaras tenha diversos benefícios, o consumo regular também é aconselhável.

  • Seu teor de proteína de alto valor biológico apoia a formação de fios de cabelo mais fortes e brilhantes.
  • Estes nutrientes reparam os danos dos folículos pilosos e evitam quebras e queda de cabelo excessiva.
  • Concentra uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no crescimento saudável.
 

7. Oleaginosas

Oleaginosas

Nozes, amêndoas e outras variedades de oleaginosas contêm aminoácidos essenciais e minerais que proporcionam benefícios importantes para o cabelo.

  • Sua contribuição de zinco, selênio e magnésio diminui o enfraquecimento capilar e promove o crescimento.
  • Seus ácidos graxos ajudam a manter a produção de óleos no couro cabeludo, o que evita o excesso de secura.
  • Devido à sua pequena contribuição de ômega 3 e 6, são ideais para evitar a inflamação dos folículos pilosos e dificuldades circulatórias.

Seu cabelo está caindo excessivamente? Você ainda não incluiu esses alimentos em sua dieta? Agora que conhece seus benefícios, não hesite em consumi-los regularmente.

Para um controle máximo deste problema, certifique-se de ter outros cuidados básicos com o seu cabelo.