7 maneiras de beber mais água

7 de janeiro de 2020
Às vezes esquecemos de beber água, embora saibamos que é um hábito que beneficia a nossa saúde. Portanto, hoje vamos propor algumas estratégias para aumentar seu consumo. Mantenha-as em mente!

Nos últimos anos, começou a ser recomendado a beber mais água, pois é um hábito que contribui muito para uma boa saúde. Enquanto muitos de nós o ignoramos, esse fluido vital interfere em todas as funções dos principais sistemas do nosso corpo. Além disso, também nos dá energia.

Em geral, é recomendável consumir entre 6 e 8 copos de água por dia. No entanto, conforme indicado pela Mayo Clinic em uma das suas publicações, esse valor pode variar dependendo das necessidades de cada indivíduo. Assim, uma pessoa pode exigir mais ou menos dessa quantidade de acordo com seu estado de saúde, idade, peso e estilo de vida.

A grande desvantagem é que muitos esquecem de consumir água e não atingem nem a metade da quantidade recomendada. Portanto, é importante tomar consciência e adotar algumas estratégias simples para beber mais água ao longo do dia. Descubra o que você pode fazer.

Por que é importante beber água diariamente?

Um estudo publicado na revista médica Nutrition Reviews indica que a água é um dos nutrientes essenciais cuja ausência será letal em poucos dias. Em geral, existem evidências que demonstram o papel que a água desempenha na saúde e as diferentes funções do organismo.

Com base nisso, e de acordo com os dados desta pesquisa, a água potável é importante porque:

  • Protege tecidos sensíveis.
  • Estimula as funções renais.
  • Contribui para a saúde cognitiva.
  • Ajuda a manter um peso saudável.
  • Suporta funções gastrointestinais.
  • É necessária para uma boa saúde da pele.
  • Auxilia a saúde do sistema cardiovascular.
  • Participa na termorregulação do organismo.
  • Contribui para a lubrificação das articulações.
  • Contribui para a manutenção de um bom nível de energia e desempenho físico e mental.
  • Promove a expulsão de resíduos através da urina, transpiração e fezes.
Crie um costume para beber mais água

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Como beber mais água? Algumas dicas

Como vemos, as funções da água no corpo vão além de ajudar na hidratação. É importante garantir o consumo diário adequado para mantê-los vitais e saudáveis. Como você pode beber mais água? Aplique as seguintes estratégias.

1. Beba água com limão ou ervas

Você acha a água sem gosto? Experimente dar um pouco de sabor à ela com suco de limão e ervas. Estes ingredientes, além de nutritivos, são fáceis de adquirir e dão um toque muito especial à água. Opte por:

  • Canela.
  • Salsa.
  • Gengibre.
  • Hortelã.

2. Beba água com mel

O mel também é um ingrediente ideal para melhorar o sabor da água. Além disso, possui propriedades interessantes para a saúde.

De acordo com um estudo publicado na Pharmacognosy Research, os ingredientes do mel têm efeitos antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios e antiproliferativos. Portanto, é considerado um agente terapêutico natural.

3. Beba dois copos de água com cada refeição

Dizem que se você beber um copo antes e depois do café da manhã, almoço e jantar, você terá apenas dois ou três copos para completar suas necessidades diárias. Além disso, ajudará você a se sentir saciado e manter o peso sob controle.

Maneiras de beber mais água: Beba dois copos de água com cada refeição

Se você for uma das pessoas que acredita que beber durante a refeição é ruim, lembre-se de que a água não dilui os sucos gástricos. Este é um mito, pois beber nas refeições facilita a assimilação dos nutrientes.

4. Compre uma boa garrafa de água

Outro conselho para beber mais água e menos óbvio, mas igualmente eficaz, é comprar uma garrafa de água. Trata-se de uma garrafa recarregável e leve, com um bom fechamento, para que você possa sempre carregá-la para aonde for.

5. Coloque lembretes e beba um copo de água

Adote a rotina de beber um copo de água toda vez que passar de uma atividade para outra, como antes de sair de casa, quando começar a trabalhar, durante o intervalo, quando voltar, etc…

Então, para facilitar, use o truque do post-it. Desenhe oito quadrados em um pedaço de papel e marque uma cruz cada vez que você beber um copo.

Maneiras de beber mais água: anote todos os dias o que bebeu

6. Aproveite as idas ao banheiro

Sem dúvida alguma, você pode usar seu próprio corpo como um sinal de que é hora de beber outro copo de água. Por exemplo, imediatamente depois de ir ao banheiro, tente beber um copo de água.

Também, antes de começar a cozinhar, tome um copo de água. Desta forma você prorrogará a tentação de beliscar.

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7. Dilua os sucos

Finalmente, a última das dicas sobre como beber mais água tem a ver com fazer sucos. Os sucos contêm muito açúcar para beber copos inteiros.

Portanto, dilua-os em uma quantidade equivalente ou maior de água. Você também pode descascar laranjas, limas e limões, cortá-los em cubos e congelá-los.

Logo em seguida, coloque-os em copos de água como se fossem gelo. Desta forma, eles irão refrescar você, dar sabor à água, e ajudá-lo a consumir mais frutas, além da água que contêm.

Concluindo

Garantir o consumo ideal de água é sinônimo de bem-estar. Portanto, se tivermos dificuldades para consumir as quantidades recomendadas, é melhor seguir essas estratégias simples para não esquecer de consumi-la. Você se atreve a colocá-las em prática?

 

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