7 maneiras de beber mais água

· 9 de fevereiro de 2019
Agora mostraremos sete dicas para beber mais água no seu dia a dia. Confira e adote esse hábito saudável diariamente.

Confira nesse artigo uma série de dicas sobre como beber mais água. Este é um aspecto fundamental de um estilo de vida saudável, especialmente se acompanhamos com a prática de exercício físico regular.

Por que é importante beber água diariamente?

A água potável tem muitos efeitos benéficos no corpo. Estes são alguns dos mais notáveis:

  • Em primeiro lugar, aumenta sua energia. Se você não beber água seu corpo ficará desidratado e você se sentirá cansado, fraco, tonto, e sem energia.
  • Por outro lado, previne dores de cabeça. Muitas vezes, quando sua cabeça está doendo, é porque você não bebeu água o suficiente, especialmente no período da manhã.
  • Também, é bom para o seu coração. Beber mais água regularmente reduz o risco de ter um ataque cardíaco.
  • Além disso, reduz o risco de câncer, especialmente os do cólon, da bexiga e do tórax.
  • Aliás, melhora sua forma física. Beber água antes, durante, e após o exercício melhora sua atividade esportiva.
  • Por outro lado, elimina toxinas e limpa os rins, e evita a constipação. Desta forma, você mantém um funcionamento correto do organismo.
  • Também ajuda a que sua pele pareça mais saudável e mais jovem.
  • Além disso, ajuda a perder peso, graças ao seu poder de saciedade.
Crie um costume para beber mais água

Você deveria ler: Benefícios de beber água com vinagre e bicarbonato de sódio antes das refeições

Dicas sobre como beber mais água

Abaixo mostramos uma série de dicas que ajudarão você a incorporar uma quantidade maior de água ao seu consumo diário:

1. Beba água com limão ou ervas

Muitas pessoas acham a água sem graça. Para torná-la mais palatável você pode adicionar diferentes substâncias que, além do sabor, trarão suas qualidades. Por exemplo, algumas gotas de limão irão torná-la mais depurativa, e ajudarão a eliminar líquidos. Você também pode adicionar folhas frescas de menta ou hortelã. Ou um pouco de concentrado de romã, que é muito antioxidante.

2. Beba água depois do café

Definitivamente, sempre que você tomar um café, acompanhe-o com um bom copo de água. Por quê? O café faz com que o corpo secrete a gastrina, e o excesso desse hormônio pode causar úlceras ou gastrite. A água fria tomada depois do café diminui essa secreção.

3. Beba dois copos de água com cada refeição

Se você beber um copo antes e depois do café da manhã, almoço e jantar, terá apenas dois ou três copos para completar suas necessidades diárias. Além disso, ajudará você a se sentir saciado e manter o peso sob controle.

Maneiras de beber mais água: Beba dois copos de água com cada refeição

Agora, se você for uma das pessoas que acreditam que beber durante a refeição é ruim, lembre-se de que a água não dilui os sucos gástricos. É um mito, pois ao contrário disso, bebê-la às refeições, antes ou depois, facilita a assimilação de nutrientes.

4. Compre uma boa garrafa de água

Outro conselho para beber mais água e menos óbvio, mas igualmente eficaz, é comprar uma garrafa de água. Trata-se de uma garrafa recarregável e leve, com um bom fechamento, para que você possa sempre carregá-la para aonde for.

Portanto, escolha um modelo de aço ou plástico rígido livre de bisfenol A, pois esta substância altera o sistema endócrino, e é encontrada em muitos recipientes de plástico. Para reutilizar, são muito melhores que as de plástico macio e transparente.

5. Beba água como rotina

Adote a rotina de beber um copo de água toda vez que passar de uma atividade para outra, como antes de sair de casa, quando começar a trabalhar, durante o intervalo, quando voltar, etc…

Então, para facilitar, use o truque do post-it. Desenhe oito quadrados em um pedaço de papel e marque uma cruz cada vez que você beber um copo.

Maneiras de beber mais água: anote todos os dias o que bebeu

6. Aproveite a idas ao banheiro

Sem dúvida alguma, você pode usar seu próprio corpo como um sinal de que é hora de beber outro copo de água.

Por exemplo, imediatamente depois de ir ao banheiro, tente beber um copo.

Também, antes de começar a cozinhar, tome um copo de água. Desta forma você prorrogará a tentação de debicar.

Leia também: Combata o excesso de oleosidade na pele com uma loção de água de arroz

7. Dilua os sucos

Finalmente, a última das dicas sobre como beber mais água tem a ver com fazer sucos. Os sucos contêm muito açúcar para beber copos inteiros.

Portanto, dilua-os em uma quantidade equivalente ou maior de água. Você também pode descascar laranjas, limas e limões, cortá-los em cubos e congelá-los.

Logo em seguida, coloque-os em copos de água como se fossem gelo. Desta forma, eles irão refrescar você, dar sabor à água, e ajudá-lo a consumir mais frutas, além da água que contêm.

 

  • Cantor, K. P. (1997). Drinking water and cancer. Cancer Causes and Control. https://doi.org/10.1023/A:1018444902486
  • Gil, M. I., Tomas-Barberan, F. A., Hess-Pierce, B., Holcroft, D. M., & Kader, A. A. (2000). Antioxidant activity of pomegranate juice and its relationship with phenolic composition and processing. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf000404a
  • Davy, B. M., Dennis, E. A., Dengo, A. L., Wilson, K. L., & Davy, K. P. (2008). Water Consumption Reduces Energy Intake at a Breakfast Meal in Obese Older Adults. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/j.jada.2008.04.013
  • Vandenberg, L. N., Hauser, R., Marcus, M., Olea, N., & Welshons, W. V. (2007). Human exposure to bisphenol A (BPA). Reproductive Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.reprotox.2007.07.010