Conheça um analgésico natural de raízes e cascas

· 8 de fevereiro de 2016
Para conseguir uma ação semelhante à dos medicamentos, devemos tomar este analgésico natural por vários dias. Ao contrário dos prescritos pelos médicos, estes não apresentam efeitos colaterais em nosso corpo.

Segundo especialistas, entre 20 e 30% das consultas de atenção primária estão relacionadas com as clássicas dores musculares ou articulares. Para reduzir a dor e o desconforto, é comum nos prescreverem anti-inflamatórios, embora existam remédios que atuam como um analgésico natural.

Os medicamentos convencionais devem ser consumidos nas doses prescritas. No entanto, nunca podemos esquecer que esses anti-inflamatórios não-esteroides costumam ter efeitos colaterais.

Ocasionalmente, um analgésico natural à base de ervas ou raízes pode substituir o clássico ibuprofeno em determinado momento. Trata-se de outra maneira simples de combater a dor através de remédios naturais.

Anti-inflamatório de laboratório e analgésico natural de ervas

A dor se deve quase sempre a uma inflamação. Estes processos inflamatórios geram a liberação de moléculas distintas, que interagem entre si. Portanto, os anti-inflamatórios impedem a liberação de prostaglandinas, substâncias que ocasionam a dor.

  • Quando tomamos anti-inflamatórios em excesso, como os clássicos ibuprofenos, é comum sentirmos incômodos e dor no tubo digestivo.
  • Ingeridos em excesso podem ocasionar úlceras ou problemas renais.
  • Além disso, os medicamentos não costumam se depurar de forma adequada no fígado, e ainda costumam se armazenar nele e causar problemas.
  • Desta forma, o consumo excessivo de paracetamol ou ibuprofeno pode ocasionar problemas cardíacos e inclusive diabetes, de acordo com vários estudos.

Leia também: Você sabe quais são os melhores antibióticos naturais?

Os benefícios de um analgésico natural de ervas

Os benefícios de um analgésico natural de ervas

Em primeiro lugar, devemos saber que um analgésico natural de ervas não reduzirá a dor com a mesma intensidade e rapidez que um medicamento. Como resultado, sua ação será mais fraca.

No entanto, em um dado momento, pode nos beneficiar e, sobretudo, evitar que recorramos à automedicação.

A seguir, recomendamos combinar 3 elementos naturais com múltiplas propriedades. São os seguintes:

Casca de salgueiro branco

  • Você pode encontrar este produto natural em herbanários. A casca de salgueiro branco é um ingrediente ativo que atua quimicamente de um modo similar à aspirina.
  • Em vários estudos, foi demonstrado que a casca de salgueiro branco é mais eficiente que a aspirina. É útil para tratar enxaquecas, dor de artrite e dor nas costas.
  • No entanto, não devemos tomar este remédio se formos alérgicos à aspirina

Cúrcuma

A cúrcuma pode ser utilizada para preparar um analgésico natural

A curcumina presente na cúrcuma é um componente com propriedades anti-inflamatórias. Nos ajuda, sobretudo, a reduzir a dor associada à artrite.

  • Ajuda a aliviar a dor e a eliminar toxinas do organismo.
  • De acordo com diversos estudos, a cúrcuma pode ser uma alternativa natural ao ibuprofeno para evitar seus efeitos colaterais.
  • A curcumina, além disso, apresenta um alto poder antioxidante, anti-inflamatório, antiviral e antibacteriano.
  • No entanto, não devemos consumir a cúrcuma se tivermos problemas renais ou cardíacos e se nos tiverem prescrito medicamentos anticoagulantes.

Pode te interessar: 5 grandes remédios anti-inflamatórios com cúrcuma

Gengibre

O gengibre é um bom analgésico natural que podemos usar para aliviar a dor menstrual, de cabeça ou a dor articular associada à artrite ou inclusive ao túnel de carpo.

  • Os óleos essenciais do gengibre nos permitem inibir a biossíntese de prostaglandinas, as quais, como você já sabe, favorecem a inflamação e a dor.
  • No entanto, é importante saber que o consumo de gengibre pode elevar a tensão ou produzir ardor no estômago.

Prepare seu analgésico natural de ervas

Prepare seu analgésico natural de ervas

Ingredientes

  • Uma colher de sopa de casca de salgueiro branco (5 g)
  • Uma colher de sopa de gengibre (5 g)
  • Uma colher de sopa de cúrcuma (5 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

  • Basta colocar para esquentar um copo de água e fazer uma infusão com a casca do salgueiro, o gengibre e a cúrcuma. Deixe no fogo por 20 minutos e depois deixe repousar durante outros 15.
  • Beba pouco a pouco. Segundo nos explicam os especialistas, este analgésico natural terá maior efeito se o tomarmos ao longo de dez dias seguidos.

Você pode encontrar todos os ingredientes em herbanários ou lojas de produtos naturais.

Para concluir, esses remédios naturais são conhecidos por suas múltiplas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Podem servir como uma alternativa à medicina convencional para combater diferentes dores. No entanto, se o desconforto não parar, não hesite em consultar o seu médico.

  • Chainani-Wu, N. (2003). Safety and Anti-Inflammatory Activity of Curcumin: A Component of Tumeric ( Curcuma longa ). The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/107555303321223035
  • Shara, M., & Stohs, S. J. (2015). Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.5377
  • Rayati, F., Hajmanouchehri, F., & Najafi, E. (2017). Comparison of anti-inflammatory and analgesic effects of Ginger powder and Ibuprofen in postsurgical pain model: A randomized, double-blind, case–control clinical trial. Dental Research Journal. https://doi.org/10.1109/MAP.2018.2859201