Benefícios de tomar um copo de água em jejum

· 19 de agosto de 2014
Beber água em jejum nos ajuda a eliminar toxinas, coloca nosso sistema digestivo em funcionamento, estimula o movimento intestinal e previne a prisão de ventre.

Nosso organismo é formado em sua maioria por água, 75% dos músculos, 90% do cérebro, 22% dos ossos e 83% de nosso sangue são água. Por isso, tomar um copo de água em jejum é bastante benéfico.

Em resumo, devemos estar cientes da importância do consumo de água diário para se ter uma boa saúde e prevenir o aparecimento de doenças.

Por consequência, aproveitar os benefícios da água é um trabalho que podemos fazer todos os dias;  apenas consumindo de 1 a 4 copos de água em jejum. Quer saber o quanto isso nos beneficia?

9 razões para tomar um copo de água em jejum

A água é indispensável para a vida e seus benefícios são inegáveis para a saúde. Todos os órgãos precisam de água para seu bom funcionamento e seu bom estado. 

Devemos, então, aproveitar este elemento tão importante, efetivo e saudável que a natureza nos oferece e que sempre teremos ao nosso alcance.

Tomar um copo de água em jejum

1. Ajuda a eliminar toxinas

Beber 1 ou 2 copos de água em jejum é ideal para a eliminação das toxinas e todas as substâncias que o corpo não necessita. Visto que a água ajuda a prevenir doenças e ativa o metabolismo para que este funcione melhor.

2. Minimiza os efeitos das toxinas

Beber um copo de água em jejum ajuda a minimizar os efeitos nocivos de substâncias como o álcool, o tabaco, a poluição, entre outros.

3. Melhora o aspecto da pele

A água é uma grande aliada para a pele e muito benéfica para sua saúde. Logo, tomar 2 copos de água em jejum ajudará a manter a elasticidade e a tonicidade da pele. Como também ajudará a prevenir as rugas precoces. 

4. Hidrata os órgãos

Beber água pelas manhãs protege e hidrata nossos órgãos vitais. Provendo saúde e mantendo-os funcionando bem.

5. Ajuda a perder peso

Consumir de 2 a 3 copos de água em jejum é ideal para reduzir o peso. Assim como ajuda a eliminar as toxinas do organismo, a água também ajuda a queimar gordura e calorias. Além disso, reduz a sensação de fome, evitando ganho peso por excesso de consumo de alimentos.

6. Ajuda a manter o corpo funcionando

Beber água pelas manhãs nos ajuda a manter uma boa saúde em geral. Pois ajuda a manter funcionando o sistema linfático e o trânsito intestinal. Assim como ajuda a controlar o cortisol e nos defender das infecções.

7. Traz mais energia

Consumir um copo de água quente em jejum é uma boa forma de começar o dia com muita energia. A água ajuda a eliminar as sensações de sono e cansaço que geralmente nos atingem nas primeiras horas da manhã.

8. Previne a prisão de ventre

Beber água em jejum é ideal para combater e prevenir a prisão de ventre, já que estimula o movimento intestinal.

9. Pode ajudar com a gastrite

Se você sofre com gastrite, a água pode se tornar sua melhor aliada. Por isso, beber pelo menos 3 copos de água em jejum te ajudará a reduzir o nível de acidez em seu estômago. Assim como aquelas cólicas que podem aparecer com a gastrite.

Como consumir água pelas manhãs?

Beber copos de água em jejum

Em suma, consumir copos de água em jejum é um bom hábito que todos podem conservar para cuidar da saúde e do organismo.

Para isso, é importante levar em conta que o consumo de água deve ser feito moderadamente e com calma. Não será tão benéfico se ingerimos muita água rapidamente. Já que, pelo contrário, pode gerar transtornos para a saúde.

Para consumir água em jejum e pela manhã, considere as seguintes recomendações:

  • Se você quiser consumir dois litros de água ou 4 copos de água, o ideal é dividir esta quantidade para 4 horas diferentes. Você pode começar tomando um copo de água em jejum. Em seguida, logo depois do café da manhã, você pode consumir outro. Já os outros dois copos em diferentes horas antes do almoço.
  • Enquanto você se acostuma com o consumo de água, é recomendado começar com pequenas quantidades.
  • Você pode iniciar tomando um copo de água em jejum e progressivamente pode aumentar para 2 ou 3.
  • A água deve ser de boa qualidade. Então verifique se a água que sai de sua torneira cumpre com os padrões de qualidade da água potável. Caso não cumpra, você deve consumir uma água que seja saudável.
  • Caso você queira complementar os benefícios da água para sua saúde com outro grande aliado, pode adicionar um pouco de suco de limão.