Como preparar um desinfetante natural com óleos essenciais?

28 de julho de 2018
Você não confia mais nos produtos de limpeza industrializados? Tente preparar seu próprio desinfetante natural em casa.

Se parássemos para pensar em quantas horas passamos dentro de casa, nos surpreenderíamos. Nosso lar, a casa onde vivemos, se converte em nosso próprio ecossistema, um espaço do qual temos que cuidar para que bactérias, germes e vírus não nos deixem doentes. Este desinfetante natural pode nos ajudar a fazer isso.

A chave para ter uma casa limpa também reside em nós mesmos. Afinal, se não tivermos uma boa higiene corporal e pessoal, pode ser que amanhã sejamos nós os portadores dessas bactérias.

Hoje em dia, as pessoas estão mais dispostas a não utilizar detergentes industrializados ou amaciantes que prejudicam o meio ambiente e o planeta. O mesmo acontece com a grande quantidade de aerossóis ou sprays que utilizamos para a limpeza da casa.

Além disso, o abuso de produtos muito fortes para eliminar todos os micro-organismos vivos de nossa casa pode nos causar algum tipo de alergia e criar um local muito asséptico.

Neste artigo, falaremos sobre um desinfetante natural que podemos preparar em casa com produtos saudáveis que não colocarão a nossa saúde em risco.

Ele é feito à base de óleos essenciais, por isso aconselhamos utilizá-lo de maneira regular.

Desinfetante natural de óleos essenciais

Desinfetantes à base de óleos essenciais

Queremos que você saiba como preparar seu próprio desinfetante caseiro e que saiba como utilizá-lo corretamente para que seja eficaz e poderoso em seu lar.

Tome nota dos seguintes conselhos:

Modo de uso do desinfetante natural:

  • Uma das formas mais simples e a mais comum de todas é utilizá-lo como se fosse um queimador de óleos essenciais.
  • Você pode adicionar gotas desse desinfetante na roupa ou em um pano que for utilizar. Seu aroma será benéfico para todos.
  • Você pode adicionar algumas gotas sobre um lâmpada acessa.
  • Pode adicioná-lo na água que for utilizar para esfregar o chão ou para limpar os vidros.
  • Assegure-se de que a mistura não manche a roupa ou as superfícies. Os produtos naturais têm tintas que podem chegar a manchar sem que nós saibamos.
  • Guarde a mistura em um recipiente com spray e agite-o em cada uso.
  • Você pode utilizá-lo tanto com água destilada quanto água da torneira. 

Se quiser aumentar as propriedades antissépticas da água que costuma usar para limpar a casa, pode colher ervas como a lavanda, o eucalipto, a hortelã ou o cravo, para depois adicionar a infusão à água da lavagem.

Prepare seu próprio desinfetante à base de óleos essenciais:

Entre os óleos essenciais que destacamos para este preparo, estão:

São combinações de aromas e ervas que caem muito bem entre si, já que unem diversos benefícios e propriedades medicinais.

Podemos combinar mais de uma, pois sempre dependerá do gosto e do olfato de cada um.

1. Lavanda e árvore de chá

Encha 1/4 do conteúdo da sua garrafa com spray com partes iguais de óleo essencial de árvore do chá e de lavanda. O resto, preencha com água. Não se esqueça de agitá-la sempre antes de cada uso.

Óleos essenciais

2. Purificador de alecrim

Os óleos essenciais concentram em seu interior as propriedades das ervas das quais foram feitos. Neste caso, misture uma colher de óleo de alecrim com 2 copos de água.

Com este pequeno gesto, você conseguirá um desinfetante natural que ajudará a purificar o ar e nos deixar de bom humor, já que o alecrim tende a levantar nosso ânimo.

3. Desinfetante de tomilho

Assim como o alecrim, o tomilho é uma erva muito usada na cozinha. Agora, podemos dar-lhe outro uso bem benéfico.

Esta preparação é um pouco mais complexa do que as anteriores.

  • Ferva meio litro de água em uma panela, adicione o tomilho fresco ou seco, um pouco de vinagre, e um pouquinho de sabão de castela líquido.
  • Deixe cozinhar durante 1 hora a fogo médio-baixo e cubra. Deixe esfriar e coe a mistura.
  • Despeje no recipiente com spray e estará pronto para usar.

Você pode gostar de: Usos do óleo de alecrim que provavelmente não conhecia.

Contraindicações

Ainda que os produtos que preparamos em casa sejam naturais, sempre temos que levar em consideração que um mau uso pode levar a algum inconveniente ou a problemas de saúde.

Na maioria das vezes, não teremos problemas com os óleos essenciais. No entanto, as mulheres grávidas e as crianças pequenas devem prestar uma atenção maior, já que podem ser produtos irritantes.

Por esta razão, aconselhamos usar quase sempre, caso tenha dúvidas, a árvore do chá e a lavanda, já que são óleos muito seguros.

Como você pode comprovar, é bem simples preparar o próprio desinfetante natural em casa à base de óleos essenciais e água. Com eles, você conseguirá uma casa limpa e sem perigos de infecções. O que está esperando para preparar o seu?

Recomendados para você