4 coisas que podemos fazer com frascos velhos de perfumes

Oferecemos algumas ideias maravilhosas para que você dê um novo uso aos frascos de perfume que já não utiliza. Assim, você poderá dar um toque pessoal e original à decoração da sua casa!
4 coisas que podemos fazer com frascos velhos de perfumes

Última atualização: 11 Janeiro, 2021

Os frascos velhos de perfumes e colônias costumam ser jogados no lixo ou colocados na lixeira de vidro reciclado, quando na verdade poderiam ser usados ​​para criar objetos de decoração originais e bonitos.

Se você gosta de colecionar frascos de todos os tipos, pode ter em casa muitos frascos de perfume diferentes que você foi comprando ou ganhou de presente.

Se for esse o caso e você não souber o que fazer com eles, não se preocupe. A seguir, vamos apresentar algumas ideias para que você possa aproveitar os frascos vazios e dar a eles uma nova vida como elemento decorativo.

Os frascos de perfume e colônia

Como bem explicado no artigo de María Victoria Vainstoc publicado na Universidade de Belgrano, os frascos de perfume são objetos chamativos que, dependendo da marca ou da qualidade do perfume, podem ter formatos variados.

Portanto, eles podem ser reutilizados e transformados em ótimas decorações para a casa. Além disso, não há nada mais agradável do que transformar algo “velho” em algo “novo”, ainda mais se você fizer isso com as próprias mãos.

Ideias para transformar frascos de perfumes em decorações

Frascos de perfumes velhos podem ser recarregados
Os frascos de perfume antigos têm um ar muito feminino que serve muito bem para decorar armários e banheiros.

Para transformar frascos de perfume em enfeites, basta detalhá-los e dar asas à sua imaginação. Qual é a sua cor? Qual formato tem? Com o que combinaria? Você quer usá-los juntos, como uma coleção, ou separadamente em lugares específicos?

Depois, você pode pensar no que gostaria de fazer com eles, onde usá-los, como personalizá-los e assim, aos poucos, vai estabelecendo um procedimento e uma meta em sua mente.

Não se preocupe se, no início, depois de pensar em várias alternativas, você descartar várias. O importante é que você tome o seu tempo para decidir o que fazer e como aproveitar esse item com a quantidade que você já possui e outros que poderá obter.

Caso você fique sem ideias, não se preocupe. A seguir, vamos apresentar algumas para que você possa colocá-las em prática.

Além disso, pense que com esses trabalhos manuais originais você não estará apenas se envolvendo na decoração da casa, mas também poderá aproveitar elementos que, de outra forma, você não usaria.

Frascos de perfume como vasos

Uma das formas mais simples de utilizar os frascos de perfumes como elementos de decoração é transformá-los em vasos. Para isso, siga estes simples passos:

  1. Selecione a peça que quer modificar.
  2. Desmonte a tampa e o borrifador, se incluso.
  3. Introduza as flores no interior, as que mais se ajustem ao estilo do frasco. Leve em consideração o tamanho do orifício do frasco.
  4. Adicione água para que se mantenham frescas por mais tempo.

Outra opção, se você não quiser colocar flores naturais ou se houver pessoas alérgicas ao pólen em casa, é colocar flores secas para que durem o tempo que você quiser.

Leia:Como escolher o melhor perfume para você?

Terrários

Sempre que o frasco permitir, podemos fazer pequenos terrários com decoração como pedras, areia ou figuras.

Se você quiser utilizar flores, escolha as artificiais para não ter que se preocupar com seus cuidados. Contudo, outra possibilidade é adicionar água e fazer um terrário submarino.

Como você pode ver, existem várias ideias para criar terrários. Dessa maneira e com pequenos detalhes, conseguiremos criar ambientes diferentes e únicos na casa. 

Aromatizador caseiro

Se você é uma pessoa que gosta da casa sempre cheirando limpeza, o melhor é aproveitar os frascos de perfumes velhos e reutilizados como aromatizadores com varetas.

De fato, uma proposta desenvolvida por vários alunos da Universidade Pontífica Javeriana defende a criação de aromatizadores orgânicos para evitar os gases tóxicos liberados por aromas industriais.

Frascos de perfume e colônia podem ser reutilizados de diferentes maneiras para fazer itens decorativos.

Por essa razão, vamos ensinar você a criar um aromatizador que exala um cheiro natural e contínuo com apenas alguns materiais. Para fazer isso, você vai precisar de:

  • Álcool.
  • Água.
  • Óleo essencial (da sua preferência).
  • Palitos de rattan ou varetas de bambu.

Modo de fazer

  1. Prepare a mistura em uma tigela ou jarra de vidro.
  2. Adicione duas partes de álcool para uma de água e, em seguida, adicione o óleo essencial.
  3. Você pode incorporar também alguns pedaços de casca de limão ou laranja, ou se preferir algumas ervas aromáticas de lavanda, alecrim, tomilho ou menta, por exemplo.
  4. Adicione-a ao frasco com cuidado (use um funil se achar necessário). Uma vez dentro, coloque as varetas.

Se você não encontrar aquelas varetas que costumem vir com os aromatizadores comerciais, pode usar palitos utilizados para fazer espetos de carne e verduras. Apenas corte as pontas.

Uma vez inseridos, a fragrância começará a impregnar na madeira e o cheiro criado será emanado. Contudo, lembre-se de rodar os palitos de vez em quando para que a fragrância se renove e não perca o aroma.

Descubra:5 remédios relaxantes com lavanda

Frascos de perfume como decoração

Se você quer que os frascos recuperem seu máximo esplendor, mostramos algumas ideias fáceis e chamativas.

  • Você pode preencher o interior do frasco com água de cores. Para isso, pode utilizar corantes alimentares ou até mesmo diluir a tinta que mais gostar.
  • Outra opção é pintar a parte externa para dar seu próprio toque pessoal.
  • Adicione brilhos, purpurina ou pérolas em seu interior.
  • Se tiver uma pistola de silicone, cole decorativos como cordas ou bolinhas coloridas para torná-los mais originais.
  • Amarre fitas e cordões em diferentes direções, tamanhos e cores.

Busque sempre modificar de acordo com seus gostos ou a decoração da casa, ou ambos (se for possível). A não ser que você prefira uma decoração eclética, na qual nada combina com nada.

Em todo caso, o mais importante é usar sua imaginação para transformar algo tão simples (como esses antigos frascos de perfume) em verdadeiras obras de arte.