3 dicas para decorar uma sala de estar estilo vintage

· 30 de janeiro de 2019
Para decorar uma sala no estilo vintage, você pode seguir modelos simples que combinem, de maneira minimalista, algumas peças antigas. As cores, os móveis e as estampas são essenciais para decorar o ambiente.

Nos últimos anos, surgiram muitas ideias para decorar uma sala com o estilo vintage.

Essa tendência interessante propõe o uso de elementos decorativos antigos para criar um entorno de conforto e familiaridade que remete ao passado.

Embora alguns prefiram o moderno, muitos estão optando por visitar lojas de antiguidade para seguir esse modelo. Algumas pessoas, ainda, conseguem conservar peças dos próprios avós e nem precisam gastar dinheiro para decorar seus ambientes.

O que é o estilo vintage?

Decore a sala de estar estilo vintage com elementos modernos

Muitas pessoas já ouviram falar do estilo vintage sem ter a menor ideia do que se trata. Pois bem, trata-se de uma tendência que está no auge, cuja principal característica é a recriação dos espaços e estilo de vida do passado.

Primeiramente, o termo vintage vem da fusão do francês vingt (‘vinte’) e age (‘anos’), e inicialmente foi utilizado para se referir ao estilo inspirado pela década de 20. No entanto, hoje em dia, ele é usado para definir, em geral, todos os estilos que envolvem as décadas de 70, 60 e 50, por exemplo.

Como modelo de decoração, o vintage pretende inspirar nostalgia e sensibilidade através das formas clássicas. Nele, se valorizam as peças fabricadas à mão que, em algum momento, foram consideradas arte. Além disso, com a reunião de elementos distintos, pode oferecer um ambiente romântico que mistura cores como branco, tons crus, cinzas e pastel.

Alguns dos acessórios mais empregados para adotar esse estilo, são:

  • Móveis de madeira e ferro forjado
  • Cômodas antigas
  • Estampas de flores
  • Fotos e relógios
  • Cortinas e almofadas

As melhores maneiras de decorar uma sala no estilo vintage

Considerando o que significa e implica esse estilo, temos que prestar muita atenção aos pequenos detalhes que nos permitem recriar esse ambiente no momento de decorar uma sala no estilo vintage

Cada um pode ser adaptado às suas preferências, levando em conta os elementos que se tem à mão. No entanto, geralmente, é bom seguir algumas recomendações.

Sugerimos também a seguinte leitura: Por onde começar quando for decorar uma sala

Decore a sala de estar estilo vintage com elementos reciclados

1. Elementos decorativos

Um dos aspectos mais importantes na hora de decorar uma sala no estilo vintage são os acessórios e os elementos complementares. Isso depende, em grande parte, do toque de romantismo e antiguidade desejado.

Algumas pessoas preferem adquirir peças vintage originais por terem maior valor e, às vezes, por serem mais bonitas.

No entanto, você pode empregar qualquer objeto que seja antigo, seja de uma loja de antiguidades ou, então, aquele porta-joias que sua avó tem em casa. O mais importante é que, ao distribui-los na sala, eles sejam capazes de transmitir o ar desejado.

Entre os artigos sugeridos, estão:

  • Em primeiro lugar, livros de edições antigas com capas de couro.
  • Também, castiçais ou objetos de cobre em tons de marrom e dourado.
  • Por outro lado, retratos e fotos.
  • Uma bicicleta antiga decorada com flores.
  • Candelabros de teto com iluminação baixa.
  • Espelhos decorados com flores, pequenas luzes ou molduras de madeira desgastadas (de demolição).
  • Mesas de café dos anos 40 ou 50.
  • Assim também, vitrines em vez de prateleiras.
  • Sofás no modelo Chester.
  • Troncos de madeira.
  • Tapetes e almofadas.
  • Vasos com flores.
  • Finalmente, qualquer outro ornamento rústico e desgastado.

Recomendamos que leia também: 6 dicas rápidas para a decoração de interiores

2. Cores das paredes

Pinte a sala de estar estilo vintage

Também, há algumas ideias para decorar as paredes de uma sala no estilo vintage com cores chamativas. No entanto, a maioria das pessoas prefere tons neutros ou pastel, porque são muito mais românticos. O tom de base para as paredes da sala é branco-amêndoa ou branco-gelo. Por sua vez, você pode adicionar nuances em cores pastel ou mais vivas.

As estampas são uma característica marcante deste estilo. Por isso, podemos usar papeis de parede ou telas com desenhos geométricos ou florais. Se você prefere deixar a parede em um tom uniforme, adicione esses detalhes através de quadros.

3. Acessórios na medida certa

Embora o estilo vintage proponha a reunião de muitas antiguidades, não é bom abusar. Saturar demais os espaços vai evitar que a sala fique confortável e harmoniosa. Embora os móveis de madeira sejam muito apreciados, assim como os elementos retrô, o vintage pede minimalismo.

Em conclusão, a decoração vintage é um estilo que vem ganhando muito espaço nos lares de todo o mundo. Trata-se de uma forma mais simples de acrescentar classe e estilo aos aspectos da casa. Além disso, é uma proposta chamativa para dar outra oportunidade aos móveis antigos. Que tal?