5 luminárias decorativas super originais

· 27 de setembro de 2018
A iluminação que proporcionam as luminárias com elementos decorativos é perfeita para tornar o nosso lar mais aconchegante.

As lâmpadas decorativas podem ser fabricadas a partir de objetos simples e de baixo custo. Por isso, muitas pessoas, todos os dias, animam-se a fazer suas próprias luminárias artesanais em casa e exibi-las em sua casa.

O melhor é que a maioria são versáteis e podem funcionar como lâmpadas de teto, mesa e até mesmo, como certos tipos, de luminárias de coluna (abajur com pé).

Em vista do exposto, decidimos reunir algumas das melhores ideias do momento, para animá-lo a fazer as suas próprias criações.

Garantimos que não há necessidade de contar com muitos itens, nem de ser um especialista em trabalhos manuais. A única coisa que você terá que se preocupar é com a instalação.

Faça suas próprias lâmpadas decorativas

1. Com papel e glitter

Luminária com glitter

Se o que você deseja é um projeto glamouroso e muito fácil de fazer, não encontrará outro tão bom quanto este.

O material é apenas uma lâmpada de papel chinesa, da cor que você mais gostar, cola e um pote grande de glitter. Recomendamos que escolha o glitter da mesma cor que o papel, para que o resultado seja melhor.

Pegue a lâmpada e coloque-a sobre várias páginas de papel jornal. Agite a lata de cola em spray e umedeça toda a superfície. Em seguida, polvilhe o glitter de forma generosa, para que possa aderir uniformemente em toda a superfície.

Deixe secar por cerca de cinco ou dez minutos, segure a luminária por uma ponta e a sacuda-a com cuidado. O excesso de glitter cairá sobre o jornal e assim você poderá verificar se a lâmpada está completamente coberta com o material ou não.

Caso não esteja, polvilhe um pouco mais de spray sobre a zona com espaços ‘vazios’ e polvilhe novamente com glitter. A ideia é fazer uma espécie de bola de espelhos artesanal.

Para conseguir um efeito ainda mais bonito, recomenda-se usar lâmpadas de papel de cores pastéis ou branco. Por exemplo, esta lâmpada é feita com glitter rosa sobre papel rosa pastel.

Você também pode combinar duas cores de glitter, como o branco e o prateado.

Leia também: 3 luminárias que você pode fazer com materiais reciclados

2. Colares de contas e uma gaiola

Se você já teve aves como animais de estimação há algum tempo e ainda possui a gaiola, chegou o momento de reaproveitá-la.

Depois de limpá-la, pinte-a com tinta em spray (da cor que quiser) e, depois de secar bem, comece a colar, com cola-quente, listras de contas de colares de plástico ou pérolas falsas.

Para um acabamento moderno, podemos pintá-las com uma cor forte, que tenha o efeito fosco.

3. Nuvens

As lâmpadas decorativas estilo ‘nuvens’ são a sensação do momento. Pegue uma lâmpada de papel branco e grude nelas chumaços de algodão, não muito densos, para que a luz possa passar por eles com facilidade. Também podem ser usadas penas, ao invés de algodão.

É preciso salientar que não há necessidade de usar sempre a típica lâmpada de papel redonda, para realizar esse tipo de projeto. Há muitos outros modelos que podem resultar em belas luminárias, e também originais.

Tudo é uma questão de ser criativo e explorar os elementos da melhor maneira possível.

Veja também: 5 benefícios das luminárias de sal

4. Com um ralador de alimentos

Estas lâmpadas decorativas são super originais e destinadas para os mais ousados. Especialmente se você tem uma decoração que combina o moderno e o rústico.

Tudo o que você precisará será de um ralador de alimentos de aço inoxidável e uma lata de tinta em spray (recomendamos que você use a cor preta e com efeito fosco para que o ralador fique com uma aparência de ferro velho).

Aplique sobre o ralador cerca de duas camadas de tinta, deixe secar e instale sua lâmpada no local que preferir. Muito fácil, não é?

Luminária feita com ralador

5. Com tubos de papel higiênico e cordão

Outra forma de fazer suas próprias lâmpadas decorativas é pegar os rolos de papel higiênico, colocar uma camada de silicone e cobri-los com barbante fino ou cordão.

Depois de cobri-los, deixe secar durante pelo menos dez ou quinze minutos antes de começar a colá-los usando uma pistola de cola quente. Assim, você pode criar o formato que desejar.

Cabe destacar que a iluminação que as lâmpadas decorativas proporcionam geralmente é suave. Portanto, não é recomendável utilizá-las como lâmpadas de leitura. Por outro lado, se o que você quer é dar uma atmosfera mágica ao ambiente, isso estará garantido.