5 benefícios das luminárias de sal

As luminárias de sal são peças sólidas de mineral que não apenas servem para decorar um ambiente, mas também para equilibrar a energia.

Não importa quão limpa esteja a sua casa, há um percentual de bactérias no ar que contaminam o organismo, e as luminárias de sal ajudam a reduzi-lo.

Você já ouviu falar a respeito das luminárias de sal? São rochas naturais que se formaram durante mais de 250 milhões de anos. Elas não têm nada a ver com o sal que está na sua cozinha. Têm sua origem no Himalaia, se caracterizam por ser um composto primitivo e cristalino que se forma nos depósitos minerais.

Por ser um produto totalmente natural, nenhuma delas tem a mesma forma, tamanho ou textura. Uma vez que se formam, são utilizadas como luminárias, velas, ou simplesmente para decorar ambientes. Graças a suas propriedades minerais, iluminam completamente um cômodo.

Foram os povos vizinhos da região de origem que a usaram pela primeira vez como luminárias. Há diferentes tipos de minerais em sua formação, como colpa vermelha, amarela ou branca. Também há lítio, halita e selenita.

Quais são seus benefícios? Elas se tornaram as preferidas dos especialistas em feng shui, já que se encarregam de manter a harmonia no lar, pois convidam a um estado de relaxamento, ajudam a melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, a depressão, entre muitos outros.

O iodo é benéfico para o organismo porque gera íons negativos, os quais favorecem o sistema circulatório, digestivo, imunológico e respiratório.

Vantagens de ter luminárias de sal

1. Reduzem alergias e problemas respiratórios

Luminária de sal

Colocar uma luminária de sal no quarto ou na sala de estar é perfeito para as pessoas que têm alergias, pois elimina as partículas de pó, fungos e mofo. O sal do Himalaia é bom para descongestionar as vias respiratórias.

É útil inclusive em caso de ataques de asma. Quando começa a aquecer, absorve as bactérias e partículas que estão no ar, e leva os íons positivos que são prejudiciais para a saúde.

2. Elevam a energia

A praia, as cachoeiras, o campo ou subir uma montanha produzem descargas de íons negativos; ou seja, um conjunto de energia positiva e revitalização para o organismo. O mesmo acontece com as luminárias de sal.

Os íons negativos aumentam a quantidade de oxigênio e nos mantêm mais despertos diante de qualquer ameaça.

3. Adeus à insônia

Mulher dormindo

Quando nosso entorno está cheio de íons positivos, há dificuldades na circulação sanguínea e na maneira como o oxigênio viaja até o cérebro.

Como consequência, começam os problemas para pegar no sono. Você não precisa ter uma lâmpada acesa durante toda a noite, pois o dia é mais do que suficiente para reduzir os íons positivos.

4. Melhoram a concentração

A descarga de íons negativos permite que o organismo eleve a produção de serotonina, que provoca um efeito de bem-estar e felicidade no cérebro.

Ajuda a fazer com que as pessoas mantenham um humor positivo, reduz a depressão e causa prazer. Tudo isso faz com que o corpo entre em um estado de relaxamento e melhore a concentração.

5. Aceleram o metabolismo

Luminárias de sal

Os componentes do sal do Himalaia regulam a digestão dos alimentos, aceleram o movimento nos intestinos e no sistema circulatório. Isso melhora o metabolismo pois permite que as células que se encontram no tubo digestivo absorvam melhor os nutrientes.

Não se esqueça de que o sistema digestivo é regulado pelo sistema nervoso, e os hormônios liberados com os íons negativos nas luminárias de sal mantêm seu bom funcionamento.

Recomendações

  • Evite o acúmulo de pó em sua casa. Limpe a luminária com um pano a cada três dias.
  • Nunca coloque a luminária perto de uma chave de água, pois a umidade fará a mesma fundir.
  • É importante deixar a luminária acesa durante o maior tempo possível. Isso vai equilibrar os íons que há no ambiente.
  • Você pode ter mais de uma luminária em seu lar sem causar danos ao organismo. O ideal é uma a cada quatro metros quadrados.
  • Se você vai parar de usá-la, coloque-a em um saco plástico para manter sua temperatura e conservá-la em bom estado.

Onde posso conseguir uma luminária de sal?

Não é complicado encontrá-las. Elas podem estar disponíveis em farmácias, lojas naturais, e até em sites online. O preço depende do peso, que costuma começar em 2 quilos. Por isso, você decide a opção que mais se adequa ao seu orçamento.

Recomendados para você