Como fazer um frasco luminoso para decorar o seu quarto
É muito comum que, até uma certa idade, as crianças queiram deixar a luz acesa quando vão dormir, porque assim se sentem mais cômodos e seguros. Hoje, queremos compartilhar duas formas muito fáceis de fazer um frasco luminoso.
Deixar a luz acesa não é muito conveniente para os adultos, já que, além de aumentar a conta de luz, os pequenos vão adquirindo uma dependência dela para poder pegar no sono. Felizmente, há uma forma muito interessante de conseguir fazer com que eles durmam sem a luz acesa, mas com um pouco de iluminação.
Trata-se de um frasco luminoso decorativo que podemos fazer em casa usando poucos materiais, obtendo como resultado um objeto que brilha magicamente quando apagamos as luzes.
Não hesite em tentar fazê-los quando tiver tempo livre. Confira!
Como fazer um frasco luminoso com palitos
Em muitas lojas de decoração para festas você pode encontrar palitos ou barras que emitem uma luz fluorescente e brilham no escuro.
Este interessante produto também é vendido em forma de pulseiras luminosas, já que, em geral, são usados para ambientar celebrações.
São barras de uns 20 cm de comprimento e 0,50 cm de diâmetro que, além disso, incluem conectores de plástico de uns 2 cm de comprimento.
Eles costumam vir em cores variadas e chamativas como vermelho, amarelo, verde, rosa, lilás, laranja ou azul.
Além disso, em algumas apresentações podemos encontrar vários tons em uma única barra, o que as torna ainda mais interessantes.
Para fazer nosso trabalho manual, você poderá escolher suas cores preferidas e, se for possível, combinar mais de duas.
Materiais
- Frascos de vidro
- Palitos luminosos
- Luvas de plástico
- Tesoura
- Tule velho
Passo 1
Pegue vários frascos de vidro, por exemplo, os que vêm com o café, as azeitonas ou outros alimentos.
Passo 2
Corte um pedaço de tule velho, um pouco mais alto do que o frasco, e coloque-o dentro, de tal forma que fique contra o vidro.
Passo 3
Coloque as luvas para proteger as mãos e corte o palito luminoso para extrair a sua tinta.
Passo 4
Mova o palito de pintura dentro do frasco, assegurando-se de ir criando manchas sobre o tule e o vidro, para que brilhe no escuro.
Leia também: Como limpar os vidros de casa efetivamente?
Passo 5
Como a ideia é fazer um frasco bonito de cores, corte outro palito de um tom diferente e repita o passo anterior.
Passo 6
Apague a luz e desfrute de sua bonita iluminação.
Como fazer um frasco luminoso com pintura
A tinta que vamos utilizar para o nosso frasco é a do tipo fluorescente, que vendem nas lojas de arte.
Trata-se de um pigmento com propriedades fotoluminescentes que pode brilhar no escuro, após absorver energia em forma de radiações eletromagnéticas de onda curta.
Dependendo do pigmento utilizado, ele pode refletir cores esverdeadas, azuis, amarelas ou rosadas. Como no caso anterior, propomos combinar duas ou três cores para que o frasco fique mais bonito.
Materiais
- Frascos de vidro
- Tinta fluorescente
- Pincel
- Água (quantidade necessária)
Passo 1
Em um recipiente limpo, misture a tinta fluorescente com um pouco de água até que as partículas se dissolvam pouco a pouco.
Use um pincel e luvas para proteger a pele de suas mãos.
Passo 2
Lave bem os frascos e assegure-se de secá-los por completo.
Passo 3
Use o pincel para aplicar a tinta no interior do frasco, fazendo pequenos pontos até cobri-lo por completo. Quanto mais pontos você fizer, mais ele irá brilhar no escuro. Este processo pode levar um pouco de tempo, mas o resultado valerá a pena.
Passo 4
Coloque o frasco durante alguns minutos ao lado de uma lâmpada acesa para que seu brilho seja mais resplandecente ao apagar a luz.
Ainda que durante o dia o frasco não seja muito especial, à noite você vai gostar de ver como ele brilha no escuro.
Você gostou desta ideia? Como você pode ver, as duas formas são muito fáceis de fazer e os resultados são muito chamativos.
Basta um pouco de tempo e criatividade para que você comece a fazer seu frasco luminoso. De fato, se quiser você pode fazê-los junto com seus filhos para que todos se divirtam juntos.
Lembre-se de supervisionar para que eles usem luvas e roupas velhas, para que não tenham problemas no caso de derramar ou salpicar um pouco de tinta.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Flores fluorescentes. García Carmona, F., Gandía Herrero, F., & Escribano, J. (2011). Flores fluorescentes. Investigación y Ciencia.
- VV.AA. (2017). El reciclaje: un nicho de innovación y emprendimiento con enfoque ambientalista. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202017000100005