Suco purificador de beterraba e cenoura

23 Dezembro, 2019
Beterraba e cenoura são alimentos ricos em antioxidantes que promovem a saúde. Por outro lado, eles ajudam a regular o trânsito intestinal.

A combinação de beterraba e cenoura em um suco pode ser deliciosa e refrescante. E, como esses dois ingredientes contêm componentes que promovem muito a saúde, tornou-se muito popular.

Os processos de desintoxicação consistem basicamente em um reajuste dos hábitos alimentares e maior atenção à hidratação, a fim de obter tantos benefícios quanto possível. Isso anda de mãos dadas com o desejo de eliminar do organismo tudo o que não contribui com nada de bom, como as famosas toxinas.

Considera-se que alimentos inadequados, a ingestão regular de certos medicamentos regularmente, a poluição ambiental e até o estresse são inimigos que podem prejudicar o corpo. A partir daí, surge a necessidade de consumir alimentos ricos em nutrientes.

A seguir, revisaremos brevemente os componentes e propriedades das beterrabas e cenouras para verificar seu impacto no corpo, como uma bebida natural.

Sobre a beterraba

A beterraba é um alimento rico em folatos, oxalatos, betanina, tiamina, carboidratos, vitamina C e minerais como ferro, potássio e magnésio. Também é rica em fibras e antioxidantes.

Contém beta-caroteno, carotenoides e flavonoides. São eles que conferem a cor carmesim tão atraente e que atuam como produtos de limpeza eficazes do fígado, especialmente se sofremos de fígado gorduroso.

Em 2012, um estudo foi publicado no  New England Journal of Medicine que indicava que, após meses, pacientes com fígado gorduroso apresentaram melhora significativa ao consumir suco de beterraba .

Outros estudos também sugerem que a ingestão de certos alimentos, como beterraba e batidas de cenoura, pode ajudar a cuidar da sua saúde e a fornecer ao corpo antioxidantes suficientes.

Certamente, você já ouviu falar que os antioxidantes são necessários para o corpo, mas: o que esses elementos realmente fazem?

Em resumo, eles reforçam a ação dos radicais livres, pelos quais os antioxidantes ajudam a proteger as células do desgaste. Por sua vez, eles ajudam a otimizar o funcionamento do organismo.

A ação da beterraba

Por serem ricas em fibras, a beterraba ajuda a promover o trânsito intestinal e, portanto, a eliminação de resíduos que podem dificultar ou impedir a absorção adequada de nutrientes. Assim, o excesso de lipídios nas células hepáticas e o colesterol no sangue também são evitados.

Em vista de seus componentes, a beterraba é um alimento que ativa o metabolismo e ajuda a degradar a gordura.

Portanto, este suco de beterraba e cenoura será uma boa maneira de desfrutar de uma bebida energética natural. Você pode beber no início do dia ou antes das refeições principais.

Sobre a cenoura

A cenoura é um alimento que contém várias vitaminas, potássio, cálcio, ácido fólico, fósforo, carboidratos, beta-carotenos e fibras. Vale notar que, quando consumida crua, possui um baixo índice glicêmico, por isso é recomendável consumi-la dessa maneira.

Se há uma vitamina essencial para cuidar, otimizar e regenerar as células do fígado é a do complexo B; e a cenoura pode oferecer uma boa contribuição disso.

Suco de beterraba

Receita do suco de beterraba e cenoura

Ingredientes

  • 2 cenouras (30 g).
  • 1 xícara de água (100 ml).
  • tangerinas  ou suco de laranja (50 g).
  • 1 beterraba média (previamente cozida).

Preparação

  • Limpe e descasque as cenouras.
  • Corte as cenouras em pedaços pequenos.
  • Descasque e separe os gomos de tangerinas.
  • Corte a beterraba em pedaços pequenos e finos para facilitar ao bater.
  • Processe todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea, sem grumos.

Este suco de beterraba e cenoura também pode ser preparado com maçã, gengibre e limão. Ambas as opções são extremamente saudáveis ​​e saborosas e, se você consumir regularmente, notará muito mais energia diariamente.

Lembre-se de que esse suco nunca deve substituir uma refeição principal ou medicamentos prescritos pelo médico. É apenas mais um suplemento para sua dieta.

  • Coronado H Marta, Vega y León Salvador, Gutiérrez T Rey, Vázquez F Marcela, Radilla V Claudia. Antioxidantes: perspectiva actual para la salud humana. Rev. chil. nutr.  [Internet]. 2015  Jun [citado  2019  Ene  15] ;  42( 2 ): 206-212. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-75182015000200014&lng=es.  http://dx.doi.org/10.4067/S0717-75182015000200014.
  • Martínez Álvarez, J y Izquierdo Pulido, M. La capacidad antioxidante de la dieta española: la rueda de los alimentos antioxidantes. Sociedad Española de Dietética y Ciencias de la Alimentación. [En línea] Disponible en: nutricion.org
  • Cámara Hurtado, Cortes Sánchez y  Torija Isasa. Frutas y verduras, fuentes de salud. Nutrición y Salud. Salud Madrid. [En línea] Disponible en: madrid.org
  • Eggebeen, Joel et al. “One Week of Daily Dosing With Beetroot Juice Improves Submaximal Endurance and Blood Pressure in Older Patients With Heart Failure and Preserved Ejection Fraction” JACC. Heart failure vol. 4,6 (2016): 428-37.