Dicas para reduzir as bolsas dos olhos

· 19 de abril de 2019
Existem vários remédios para reduzir as incomodas bolsas dos olhos. Embora a eliminação de hábitos nocivos seja a primeira estratégia a ser usada.

Para reduzir as bolsas nos olhos podemos utilizar e executar diferentes remédios naturais, que nos ajudarão a reduzir esse inchaço. As olheiras são visíveis especialmente de manhã, e aparecem frequentemente como círculos escuros sob os olhos.

Embora existam variações para cada pessoa, as bolsas sob os olhos geralmente aparecem como resultado de maus hábitos. Um descanso escasso e pouco reparador, assim como estresse e a alimentação, desempenham um papel essencial no seu desenvolvimento.

Por que as bolsas dos olhos aparecem?

Este problema estético persiste ao longo do dia e dá uma sensação de cansaço e envelhecimento. Em muitos casos, a alergias, congestão nasal, infecções respiratórias, e até a retenção de líquidos tendem a ser responsáveis ​​pelo aparecimento das bolsas nos olhos. Devido a isso, será fundamental tratar essa condição para resolver ou minimizar esse problema.

Outras causas do aparecimento dessas bolsas podem ser a falta de sono, fatores genéticos, efeitos colaterais de certos medicamentos, e desequilíbrios hormonais. Assim então, algumas medidas que você pode tomar para tentar evitar seu aparecimento e/ou minimizá-las são:

  • Durma pelo menos oito horas por dia e controle o estresse.
  • Beba muita água para se manter hidratado, e evitar a retenção de líquidos.
  • Evite a cafeína e o excesso de sal: o sal faz com que seu corpo retenha mais líquidos do que o normal, o que nos faz sentir mais inchados e pesados. Eliminar o sal da sua dieta não é fácil, no entanto tem muitos benefícios para a sua saúde e beleza.

Aqui estão alguns remédios naturais que podem ajudar a reduzir as olheiras ou bolsas sob os olhos.

Você também pode estar interessado em ler: Chá com casca de tangerina, um remédio para dormir em 5 minutos

5 remédios naturais para tratar a bolsas nos olhos

1. Cubos de gelo

Sem dúvida alguma, este é um tratamento eficaz para quando você se levanta de manhã com acentuadas bolsas nos olhos. Para usá-lo:

  • Em primeiro lugar, coloque um pouco de gelo coberto com uma toalha sobre elas. Você deve manter o gelo sobre as olheiras por, pelo menos, 10 minutos.
  • Este tratamento irá ajudar a diminuir o inchaço e reduzir as bolsas nos olhos.

2. Saquinhos de camomila

Saquinho de cha nos olhos
A camomila funciona como um poderoso anti-inflamatório que podemos usar para reduzir as bolsas nos olhos.

Para usá-la:

  • Em primeiro lugar, faça uma infusão com dois saquinhos de camomila, e deixe esfriar.
  • Logo em seguida, deite-se com os olhos fechados, e coloque um saquinho em cada olho por 5 minutos, pelo menos.
  • Este remédio irá ajudar a reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e o inchaço dos olhos.

3. Extrato de dente de leão

O extrato de dente de leão ajuda reduzir a bolsas dos olhos
O poder diurético do dente-de-leão ajudará na retenção de fluidos corporais.

Primeiramente, o dente de leão é um diurético natural e, portanto, é eficaz em casos de retenção de líquidos. Se você não estiver tomando remédio diurético, recomendamos que tome 20 gotas de extrato de dente-de-leão três vezes ao dia. Isso impedirá a formação de bolsas sob os olhos.

4. Cataplasma de batata

A batata ralada é benéfica na redução do inchaço e das olheiras. Para prepará-la:

  • Em primeiro lugar, adicione 1/2 colher de chá de batata ralada em uma gaze.
  • Logo em seguida, coloque outra gaze por cima.
  • Posteriormente, ponha o envoltório da gaze com a batata sobre cada olho, de modo que cubra as bolsas dos olhos.
  • Finalmente esprema suavemente para liberar um pouco do líquido da batata em cada olho, e deixe agir por 20 minutos para reduzir as irritantes olheiras.

Você também pode querer ler: Aprenda a comer batata de forma saudável e com muito sabor

5. Mantenha um estilo de vida saudável

Uma dieta adequada ajuda reduzir a bolsas dos olhos
Uma boa dieta combinada com exercícios ajudará a eliminar vários problemas de saúde.

Manter hábitos alimentares adequados e fazer exercício físico diário é essencial para manter você com boa saúde. Claro, você também notará uma melhora nas incômodas bolsas dos olhos, com um estilo de vida saudável.

Em conclusão, comer frutas como morangos, tangerinas ou kiwi, é essencial para combater a retenção de líquidos e reduzir as bolsas sob os olhos. Por sua vez, o consumo de espinafre, cenoura e berinjela, também é recomendado.

Além disso, o consumo de fontes de ferro, como carnes vermelhas, 1 ou 2 vezes por semana, também ajuda na saúde da área dos olhos. Se você preferir a opção vegetariana: consuma lentilhas e espinafre. Se necessário, use suplementos contendo ferro.

Por outro lado, o exercício físico, pelo menos 30 minutos por dia, é a melhor maneira de prevenir qualquer doença ou problema de saúde. Essa prática ajuda a ter uma boa circulação do sangue no rosto e no corpo. Por exemplo, você pode praticar ioga. Este exercício é bom para estimular a respiração, e tornar a sua pele mais jovem.